Notícias

Nulo ingrato!

P. Ferreira – SL Benfica, 0-0 | 2017-03-19 | 13:03

O Tricampeão Nacional viajou este sábado até à Capital do Móvel onde, perante o Paços de Ferreira, disputou a 26.ª jornada da Liga NOS.

Casa renovada na Mata Real, com os pacenses a estrearem a sua nova Bancada Norte, o que permite uma maior assistência, num recinto que esta noite registou lotação esgotada com a Família Benfiquista a marcar presença em força!

Rui Vitória avisara, na antevisão, que este era um regresso a uma casa especial, a expetativa era de um jogo complicado, mas a vontade em conquistar mais três pontos era clara e inequívoca.

Do outro lado, o 14.º classificado, à procura da tranquilidade na tabela, com o treinador Vasco Seabra a montar muito bem a estratégia face aos objetivos…

E muito cedo se percebeu quem ia pegar no jogo e quem queria mesmo ganhar! O Tricampeão entrou com tudo e desde os minutos iniciais que os pacenses se viram obrigados a baixar ainda mais os blocos e a cerrar linhas perante um Benfica a carregar de forma intensa e muitas vezes até sufocante.

Aos 8’, a primeira grande oportunidade de golo. Triangulação entre Mitroglou, Jonas e Salvio, com o argentino, frente à baliza adversária, a chegar ligeiramente atrasado e a ver a bola a fugir-lhe.

O Benfica tentava, quer em ataque organizado, quer em saídas mais rápidas chegar com perigo à baliza de Rafael Defendi e era pelas alas que surgiam os lances mais perigosos, com Zivkovic, Salvio… e também Nélson Semedo e Eliseu - mais subidos - a fazerem estragos.

No meio, Samaris era o bloco, com Pizzi a distribuir, seguros numa defesa irrepreensível (que corte de Luisão, aos 27’) e num ataque disponível e confiante.

Somente aos 25’ surgiu o primeiro remate à baliza de Ederson, com Ivo Rodrigues a atirar por cima!

O Benfica dominava todas as variantes do jogo (75% de posse de bola, mais cantos, mais remates…), controlava e dava o toque de marcha… mas a redondinha teimava em não entrar.

Aos 26’, a melhor oportunidade da primeira metade, com Eliseu a rematar fortíssimo de meia distância, com o poste a devolver com estrondo e a dizer não ao primeiro da noite…

Em cima do apito para o descanso, Jonas bate um livre em zona lateral, mas o esférico sai por cima… O nulo mantinha-se ao intervalo.

A redondinha não quis…

Reatar e a intensidade manteve-se! Primeiro Jonas, na resposta – em contra-ataque – Diego Medeiros surge na cara de Ederson, mas o guardião brasileiro sai bem e encaixa.

Aos 51’, os mesmos intervenientes, com Ederson, mais uma vez a resolver. Estava mais atrevido o Paços… e o jogo abriu!

Dez minutos volvidos, Pizzi recebe, dá a Mitroglou que abre em Jonas. O avançado brasileiro remata em zona privilegiada, mas aparece Bruno Santos, de carrinho, a cortar “in extremis”.

Resposta em contra-ataque, falta de Eliseu – mal assinalada pelo árbitro João Pinheiro – e no livre, Welthon remata para defesa de Ederson… a meias com a trave.

Aos 78’, enorme oportunidade para Nélson Semedo, mas Defendi salva.

Rui Vitória aposta tudo e, a dez minutos do final, esgota as substituições, com a entrada de Raúl (sai Eliseu), já depois de Rafa e Cervi terem sido chamados a jogo.

O Benfica continuava por cima, mas não marcava, e o Paços de Ferreira, com os minutos a correrem, acreditava.

Aos 88’, Pizzi testa Defendi, depois Lindelof, também Luisão, Rafa… e Jonas aos 90’+4 (incrível)… mas a redondinha não quis entrar e o resultado não se alterou. Nulo ingrato na Mata Real.

Com este resultado, o Tricampeão soma 64 pontos (20V4E2D), com 56 golos marcados e 13 sofridos.

O SL Benfica alinhou de início com Ederson, Nélson Semedo, Luisão, Lindelöf, Eliseu (Raúl, 80’), Samaris, Pizzi, Salvio (Rafa, 60’), Zivkovic (Cervi, 73’), Jonas e Mitroglou.

Segue-se um interregno para compromissos das Seleções Nacionais e na próxima jornada há clássico! No primeiro dia do mês de abril, SL Benfica e FC Porto, os dois primeiros classificados da geral, disputam a 27.ª jornada da Liga NOS. Este desafio está marcado para as 20h30, no Estádio da Luz.

SA

Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica