Centros de Formação e Treino

Formação à Benfica, à escala nacional

Os Centros de Formação e Treino (CFT’s) representam um fator estruturante e diferenciador no Futebol de Formação do SL Benfica. O projeto teve início em 2008 com um objetivo claro: potenciar a capacidade de recrutamento e fidelização de jogadores até ao escalão sub-12 em zonas longínquas de Lisboa. Atualmente, os CFT’s estão implementados nos distritos de Faro, Aveiro, Viseu, Vila Real e Braga.

O projeto está inserido na Área de Iniciação do SL Benfica, sedeada em Lisboa, implicando uma forte articulação com a estrutura dos diferentes CFT’s e o Departamento de Prospeção do Clube.

Os jovens de elevado potencial identificados nas referidas zonas geográficas integram os CFT’s em idades em que ainda não é possível a ausência prolongada do ambiente familiar e o ingresso no Benfica Campus, o que acontece a partir do escalão sub-13. Estes jogadores beneficiam de um desenvolvimento progressivo e sustentado, através da metodologia de treino do SL Benfica e de um enquadramento competitivo cujos estímulos garantam a evolução pretendida para cada jovem talento.

Os jogadores selecionados para integrar o Benfica Campus chegam assim ao Seixal já identificados com os padrões de trabalho e com a própria cultura do Clube, facilitando o seu processo de integração na realidade da “casa-mãe”.



Centros de Formação e Treino

Sabe mais sobre os nossos Centros de Formação e Treino.

Distrito Responsável Equipas Jogadores
Aveiro Tiago Rodrigues 3 44
Braga Nuno Forte 3 50
Faro Miguel Fernandes 3 40
Vila Real Amilcar Ferreira 2 25
Viseu João Gomes 2 25

Fonte comprovada de talento “Made in Benfica” à escala nacional

Ao longo de mais de uma década de atividade, os CFT’s tornaram-se um elemento essencial para o sucesso global do projeto de formação do SL Benfica, tendo fornecido um total de 113 jogadores ao Benfica Campus, numa média de 9 jogadores por época, com vários casos de sucesso já visíveis nos patamares competitivos mais elevados.



Além de quadros humanos compostos e formados segundo os parâmetros metodológicos do SL Benfica, o projeto dos CFT’s só é possível graças a protocolos de colaboração com clubes locais, que cedem as suas instalações para que as nossas equipas possam desenvolver uma atividade desportiva normalizada.

PCDIGA

CFT Faro

FC Ferreiras e
UD Messinense

PCDIGA

CFT Viseu

GDCRS Silgueiros

PCDIGA

CFT Aveiro

AA Avanca

PCDIGA

CFT Vila Real

Abambres SC

PCDIGA

CFT Braga

JF Arnoso

Para que os nossos jogadores possam sentir a experiência de jogar de “águia ao peito” na sua plenitude, a colaboração com as Casas do Benfica é nuclear, já que é através das mesmas que se dá a inscrição das nossas equipas e jogadores nas associações de futebol locais, permitindo, dessa forma, a utilização do equipamento oficial do Clube. Uma ligação carregada de identidade benfiquista!

PCDIGA

CFT Faro

Casa do Benfica de Albufeira

PCDIGA

CFT Viseu

Casa do Benfica de Viseu

PCDIGA

CFT Aveiro

Casa do Benfica de Estarreja

PCDIGA

CFT Vila Real

Sport Vila Real e Benfica

PCDIGA

CFT Braga

Casa do Benfica de Fafe

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar