António Leitão

Medalha de bronze

O ponto alto da participação dos atletas do Clube nos Jogos Olímpicos de Los Angeles foi atingido nos 5000m, através de António Leitão.

Apesar de ter chegado aos Jogos Olímpicos a recuperar de uma lesão, apresentou-se em grande nível. Venceu a primeira eliminatória e, no dia seguinte, geriu o esforço nas meias-finais, ficando em 2.º lugar, o que garantiu o acesso à final. António Leitão mostrou-se confiante com a qualificação, mas não quis entrar em euforias nem prometer medalhas.

António Leitão exibe a medalha de bronze conquistada em Los Angeles
Medalha de bronze de António Leitão nos Jogos Olímpicos de Los Angeles
11 agosto 1984
Coleção pessoal de Conceição Leitão

A final foi bastante competitiva e disputada a grande velocidade, ao ponto do vencedor, o marroquino Said Aouita, ter estabelecido um novo recorde olímpico. António Leitão conquistou a medalha de bronze, ficando apenas a dois segundos do 2.º classificado. Concluiu zangado: “Se estou contente? Não estou contente, não, senhor, eu queria o ouro, julgo que tinha o direito a ele”.
Medalha de Honra concedida pelo Sport Lisboa e Benfica a António Leitão pela conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles
24 maio 1985
Acervo do Sport Lisboa e Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar