Fernando Pimenta Canoagem Benfica Entrevista BTV - SL Benfica Fernando Pimenta Canoagem Benfica Entrevista BTV - SL Benfica

Canoagem

17 outubro 2018, 18h39

Fernando Pimenta

Fernando Pimenta

No Benfica desde o dia 5 de março de 2018 e já com várias conquistas, o canoísta Fernando Pimenta, em entrevista à BTV, falou do seu percurso no Clube e das metas que pretende alcançar.

Com um sucesso indiscutível na canoagem nacional e internacional, Fernando Pimenta assegura que a vitória é o mais importante, mas a derrota faz parte do crescimento e da evolução.

“Vamos aprendendo a lidar com o sucesso, pois não é fácil chegar até lá. Vamo-nos adaptando, crescendo aos poucos, pois o processo importante num percurso de um atleta é conhecer a vitória, mas passar pelo sabor da derrota, para poder crescer e evoluir, e eu fui aprendendo a lidar com isso”, revelou Fernando Pimenta em entrevista à BTV.

O canoísta do Benfica garantiu que todos os êxitos até agora foram fruto de muito trabalho, sem nunca esquecer quem é e de onde veio.

Tenho trabalhado muito para estes resultados, nunca deixando de ser o Fernando Pimenta de sempre. Acho que isso é muito importante para um atleta, apesar de conseguir resultados de excelência, manter-se fiel e igual a si próprio”, confessou.

Fernando Pimenta

Sobre o panorama da Canoagem em Portugal, Fernando Pimenta considera que a modalidade “merecia muito mais”.

“Estamos numa modalidade ainda bastante pequena em nível de reconhecimento. Já vai sendo mais reconhecida devido aos meus resultados e dos meus colegas, mas em comparação com outros países acho que a canoagem em Portugal merecia muito mais”, vincou.

“No meu caso, estando agora no Benfica, as pessoas reconhecem-me mais facilmente, também pelos resultados internacionais, mas por estar na maior potência desportiva nacional”, acrescentou.

Fernando Pimenta não esquece o dia em que chegou ao Clube, recordando-o como um “momento fantástico” na sua carreira.

A transição para o Benfica foi um grande momento na minha careira, como atleta e como pessoa. Foi um momento fantástico entrar num clube com esta dimensão. Qualquer atleta, por mais vezes que diga que não, tem sempre o bichinho de representar um clube assim”, afirmou o atleta.

O canoísta garante que não estava à espera de ter sido recebido de forma tão efusiva pelos Benfiquistas e sublinha a responsabilidade de vestir o Manto Sagrado.

Representar o Benfica dá-nos outra responsabilidade. Ao estarmos a trabalhar com um Clube que já tem um historial enorme em termos de modalidades é totalmente diferente. Quando estamos com a camisola do Benfica temos de pensar muito bem nas nossas ações”, enfatizou.

Quanto aos objetivos que ainda pretende alcançar, Fernando Pimenta não deixa dúvidas: “O principal objetivo é o apuramento Olímpico. É só em agosto de 2019, mas a preparação começa agora. Estou focadíssimo como sempre estive até agora. Se tiver de abdicar das coisas que abdiquei até agora, estar longe da família e dos amigos, que é o que custa mais, eu abdico. Psicologicamente estou preparado e fisicamente também. Sei o caminho que tenho de percorrer até chegar lá”, ressaltou.

Fernando Pimenta

Principais conquistas no Benfica

Pos. Evento Prova Mês (2018)
1.º Campeonato Nacional de Controlo de Velocidade  K1 2000 metros Março
1.º Campeonato Nacional Fundo Abril
1.º Taça de Portugal K1 1000 e K1 500 metros Abril
1.º Campeonato da Europa  K1 1000 metros Junho
1.º Campeonato do Mundo K1 1000 metros Agosto
1.º Campeonato do Mundo K1 5000 metros Agosto
1.º Pré SuperCup K1 600 metros Setembro

 

Texto: Márcia Dores

Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinador Benfica Olímpico


Relacionadas