Benfica Olímpico

Os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 foram os primeiros abrangidos pelo projeto do Clube. O crescimento tem sido notório desde então.

A participação encarnada em olimpíadas remonta a 1936, em Berlim. Após ser representado ao longo das edições seguintes dos Jogos Olímpicos, o Clube decidiu avançar para a criação do projeto Benfica Olímpico.
Foi com essa designação que o SL Benfica começou a consolidar a sua aposta nos atletas olímpicos.

Em Pequim 2008, o Clube esteve representado por cinco competidores, seguindo-se uma participação de 11 elementos em Londres 2012. O ano de 2016 foi o que registou a maior representação (22) de atletas do Glorioso nas missões Olímpicas de Portugal.

O ano de 2016 foi o que registou a maior representação de atletas do Glorioso nas missões Olímpicas de Portugal


As olimpíadas do Rio de Janeiro ficaram, invariavelmente, marcadas pela conquista da medalha de Bronze da judoca Telma Monteiro (- 57 kg), naquela que foi a sua 4.ª presença no mais importante evento desportivo do mundo, a 3.ª integrada no Benfica Olímpico.

Com duas participações, Vanessa Fernandes (triatlo), medalha de prata em 2008, João Silva (triatlo), Teresa Portela (canoagem), Dulce Félix, Sérgio Vieira e Pedro Isidro, todos do atletismo, são os nomes com mais experiência em Jogos Olímpicos.
Numa listagem que é dinâmica em função das marcas de pré-qualificação, neste caso, para Tóquio 2020, referência para os judocas Nuno Saraiva e Célio Dias, e para os triatletas João Pereira e Miguel Arraiolos.
Todos participaram na edição realizada em 2016, tal como o canoísta João Ribeiro e o atleta de taekwondo Rui Bragança – estabeleceu uma parceria com o Clube já depois dessas olimpíadas. Há ainda Joana Vasconcelos na canoagem e Susana Costa, Marta Pen, Yazaldes Nascimento, Marcos Chuva, Tsanko Arnaudov, Francisco Belo, Ricardo Ribas e Miguel Carvalho no atletismo. Diana Durães, Cláudia Borges, Miguel Nascimento, Rafael Gil e Luiz Pereira são nomes a reter no que diz respeito à natação do SL Benfica.

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar