12 de março de 2018, 19h03

Atletas do Benfica na apresentação do programa para Tóquio 2020

Olímpico

A cerimónia contou, ainda, com a presença do primeiro-ministro, António Costa, do ministro da educação e do secretário de estado da Juventude e Desporto.

O programa que visa a preparação Olímpica e Paraolímpica tendo em vista os Jogos de Tóquio 2020 foi apresentado nesta segunda-feira. Na cerimónia estiveram presentes vários atletas do Benfica, nomeadamente Fernando Pimenta, Telma Monteiro, João Silva, João Pereira, Francisco Belo, entre outros.

O canoísta Fernando Pimenta falou mesmo à Comunicação Social e enalteceu a importância da divulgação do programa para um certame com a grandeza dos Jogos Olímpicos.

Acho que é muito importante para os atletas e para as Federações saberem com o que podem contar, porque Tóquio 2020 já começou, já temos um ano e meio de preparação. É muito importante para a nossa preparação, como foi referido pelo presidente do Comité Olímpico de Portugal [n.d.r.: José Manuel Constantino]. Há certas Federações em países que têm o mesmo orçamento do Comité Olímpico Português, como por exemplo o remo ou a canoagem em Inglaterra. Ou seja, para uma só modalidade têm o mesmo orçamento que todo o nosso Comité, mas vamos dar o nosso máximo com o que temos ao nosso dispor. O nosso objetivo é sermos cada vez melhores, mais fortes e chegar o mais rápido possível à meta”, afirmou.

Apresentação programa Jogos Olímpicos

Questionado se os atletas portugueses pensam em conquistar medalhas no país do sol nascente, o benfiquista foi perentório: “Isso é legítimo para todos os atletas que estão em alta competição e na luta por medalhas em Campeonatos do Mundo ou da Europa, porque é aí que se afere o nível de competição em que estamos. No ano passado tive uma época fantástica, com duas medalhas internacionais. Consegui ter boas prestações e pude sentir que estou num bom nível. Agora é recuperar até esse nível. Estamos a meio da época, temos o Campeonato do Mundo em Montemor-o-Velho de 22 a 26 de agosto e peço aos portugueses que nos venham apoiar. O apuramento para os Jogos Olímpicos na canoagem é todo feito numa prova, no Mundial de 2019. Depois de lá estarmos é lutar pelas medalhas e claro que temos o sonho de conquistar uma medalha para Portugal.”

Na cerimónia estiveram, igualmente, o primeiro-ministro, António Costa, o ministro da educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, que também teceu algumas palavras sobre a importância do desporto.

“Acompanhamos e trabalhamos com quem temos de trabalhar: com as federações desportivas e com os agentes que intervêm diretamente, no sentido de apelar para que não se perca o fio. O importante é o desporto, que é algo que ajuda as sociedades, o cidadão, do mais jovem ao mais velho, a se integrarem melhor e tem um papel cada vez mais fulcral na formação”, considerou.

No evento pôde-se, ainda, observar alguma da tecnologia ao serviço do desporto e que pode ajudar os atletas nos treinos e na competição.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar