Futebol

07 junho 2018, 22h41

Bernardo Silva e Gonçalo Guedes

Campeão da Europa em título, Portugal teve nota muito positiva no último exame de avaliação para o Mundial da Rússia. Vitória por 3-0 sobre a Argélia no Estádio da Luz, palco onde o ex-Benfica Gonçalo Guedes matou saudades do ambiente e de balizas que conhece: foram dele o primeiro e terceiro golos da equipa das Quinas.

Ao minuto 17 do amigável disputado com os argelinos, o camisola... 17 da Seleção Nacional pôs as bancadas da Luz a festejar, ao concluir da melhor forma um passe preciso executado de cabeça por Bernardo Silva, outro talento Made in Benfica.

Transferido em janeiro de 2017 para o PSG, Gonçalo Guedes brilhou em 2017/18 com a camisola do Valência, por empréstimo do emblema francês, e comprovou o bom momento de forma e confiança neste regresso a casa, abrindo e fechando o marcador num recinto onde castigara as redes pela última vez em 19 de novembro de 2016 - frente ao Marítimo na Taça de Portugal -, há praticamente 19 meses.

Rúben Dias e Gonçalo Guedes

Na primeira oportunidade que lhe foi concedida por Fernando Santos para pisar o tapete verde do Estádio da Luz, a sua ex-casa, com a camisola de Portugal, Gonçalo Guedes assinou dois golos (17' e 55') numa noite chuvosa e tomou balanço para ter protagonismo no Campeonato do Mundo que se vai realizar na Rússia de 14 de junho a 15 de julho.

Rúben Dias, elemento do plantel do Benfica, também ele formado no Caixa Futebol Campus, foi suplente não utilizado, tal como Manuel Fernandes, outro produto da "cantera" das águias. Mário Rui, lateral-esquerdo que concluiu o seu percurso de formação no Clube, entrou no decorrer do segundo tempo.

Na Tribuna da Luz, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, testemunhou a qualidade e a capacidade da equipa das Quinas, que se assume como candidata à conquista do Mundial, mas refuta rótulos que a coloquem na carruagem dos favoritos.

Luís Filipe Vieira

Na zona mista, Gonçalo Guedes mostrou-se radiante por ter marcado dois golos "em casa". "Estou muito contente pelo bis. Foi muito bom isto ter acontecido na Luz, um estádio que me traz boas recordações e será sempre a minha casa. Conheço o Bernardo Silva há muito tempo, coexistimos na formação do Benfica e senti-me muito bem ao lado dele", disse o camisola 17 de Portugal.

No dia 9, sábado, a Seleção Nacional viaja para a Rússia, onde tem estreia marcada frente à Espanha, em Sochi, no dia 15 de junho. Além desse duelo ibérico, Portugal defronta Marrocos a 20 de junho, em Moscovo, e o Irão, de Carlos Queiroz, no dia 25, em Saransk, nos restantes jogos do Grupo B do Mundial.

Texto: João Sanches 

Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica

Última atualização: 3 de abril de 2019

Patrocinadores principais do Futebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar