Basquetebol

19 janeiro 2019, 16h15

Tomás Barroso ultrapassou os dois mil pontos marcados de águia ao peito

A equipa de Basquetebol do Benfica disputou, este sábado, a 15.ª jornada do Campeonato Nacional, frente ao Vitória de Guimarães. Num desafio intenso e disputado nos limites até ao último segundo, triunfo justo das águias (83-81) que assim somam 30 pontos e lideram invictas e isoladas a classificação geral.

RESUMO DO JOGO

Grande jogo de Basquetebol! Frente a frente o líder invicto Benfica e o 8.º classificado da geral, o Vitória de Guimarães, com oito pontos a separar as duas formações. Entrada forte das águias, mas os minhotos reagiram e, com o Benfica a dar muito espaço para os lançamentos adversários, os vimaranenses aproveitaram e colocaram-se em vantagem. Tomás Barroso, de mão quente, entrou e marcou três triplos, não obstante, foram mesmo os visitantes a chegar em vantagem ao final do 1.º quarto: 23-26.

RESUMO DO 1.º QUARTO

Com três pontos a separar as equipas, o Benfica entrou determinado! As águias corrigiram na defesa, acertaram posicionamentos, reduziram espaços, explorando a profundidade… e os frutos desta atitude não tardaram. Arturo Álvarez foi mexendo e rodando o cinco, com a qualidade a manter-se e os pontos a acumularem-se! Ao intervalo, os encarnados já tinham saltado para a frente do marcador e cavado uma vantagem de 8 pontos. [INTERVALO: 43-35]

Depois de uma 1.ª metade intensa, no reinício, Tomás Barroso deu o mote com mais um triplo e, com as águias a carregarem e a alcançarem uma vantagem de 14 pontos, os vimaranenses pediram time out para reagrupar as tropas, tentando manter-se dentro do jogo. Ora, o Benfica manteve os índices de concentração, muito foco e ambição, com os números do 3.º quarto a serem taxativos da qualidade do coletivo: 69-56… 13 pontos de diferença!

RESUMO DO 2.º e 3º QUARTOS

Derradeiros dez minutos emocionantes e com a incerteza a pairar no Pavilhão Fidelidade! Reatar de raça dos minhotos, com a diferença pontual a encurtar-se e a equipa a acreditar e a reentrar na luta pelo resultado final. O Benfica reagiu, com Micah Downs a mostrar o caminho no um contra um! Bola cá, bola lá, alguns erros de parte a parte, mas também com momentos espetaculares… que afundanço de Xavi Rey! A 2’23s mais um triplo de Tomás Barroso deitou água na fervura nas aspirações vitorianas, mas desengane-se quem achou que a partida estava decidida! Foi até ao último segundo, com as águias a venceram por apenas dois pontos de diferença! [RESULTADO FINAL: 83-81]

RESUMO DO 4.º QUARTO

Depois do triunfo curto (71-74) na 1.ª volta, na Cidade-Berço, este sábado, nova vitória justa e curta do Benfica –  em mais uma partida muito disputada! – que assim soma 30 pontos e mantém a liderança invicta e isolada da classificação geral da LPB, com um pleno de 15 vitórias.

Cinco inicial do Benfica: Miguel Maria, José Silva, Fábio Lima, Xavi Rey e Alex Suárez.

No domingo há mais Basquetebol e com mudança de chip! O Benfica torna a entrar em quadra às 19h00, no Pavilhão Fidelidade, onde terá pela frente a formação do Sampaense, num duelo referente aos oitavos de final da Taça de Portugal.

Artur Alvarez

“Saborear um triunfo complicado”

Arturo Álvarez (treinador do Benfica): “Temos de saborear este triunfo, porque foi muito complicado. Amanhã temos outro jogo, para a Taça, não pára. Temos de corrigir muitas coisas para nos mantermos no topo da tabela da LPB e seguirmos em frente na Taça. Vai ser um jogo complicado, frente a uma equipa que vem muito motivada, é líder da II Divisão e joga muito bem.”

Tomás Barroso (base da equipa do Benfica): “Tinham-me dito há já alguns dias que poderia ultrapassar essa marca dos dois mil pontos e eu, em tom de brincadeira, disse que seria neste jogo... e foi mesmo. Estou extremamente contente, é um orgulho para mim fazer parte da história do Benfica e estou muito feliz. Esta é a minha casa e estou feliz aqui.”

Texto: Sónia Antunes

Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica

Última atualização: 7 de fevereiro de 2019

Patrocinadores Basquetebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar