8 de março de 2019, 11h26

Um imenso Universo

Clube

O Benfica é composto por 1049 praticantes do sexo feminino e está em constante fase de expansão.

Em forma de comemoração deste Dia da Mulher, que se celebra a 8 de março, no intuito de reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade, o Jornal O Benfica foi em busca dos números do grande universo benfiquista no feminino.

Uma das grandes realidades em que vivemos passa por ter sido idealizado que os desportos foram feitos para os homens. Há quem diga que só os homens têm força para combater, garra para seguir em frente e habilidade para a competição. Há também quem diga que os tempos já são outros e que estamos num ponto altíssimo de viragem para as mulheres no desporto e que, nos dias de hoje, a luta para o feminino se evidenciar do masculino já não é tão acentuada. E depois, há também quem diga que todos os desportistas – masculinos ou femininos – deveriam ter o seu devido reconhecimento, e isto quem o diz é o Benfica!

O Sport Lisboa e Benfica desde cedo que tem vindo a apostar no feminino. Hoje em dia são mais de 1000 atletas (formação e seniores), mais precisamente 1049 (número mais aproximado possível), que praticam um desporto com o Manto Sagrado vestido. Este imenso número reflete-se no resultado de uma evolução natural no ecletismo e na inclusão feminina, e tem sido, cada vez mais, uma aposta recorrente do Benfica.

Para termos uma noção do universo feminino benfiquista, o clube das águias tem 14 modalidades em prática: futsal, andebol, voleibol, basquetebol, hóquei em patins, polo aquático, futebol, râguebi, judo, triatlo, natação, ginástica, atletismo e canoagem.

Dia da Mulher

Note-se que na fotografia que ilustra este artigo, com algumas atletas representativas do universo de modalidades femininas no Clube, apenas a canoagem não esteve representada, já que Joana Vasconcelos e Teresa Portela estão no México a preparar as próximas competições. Por este motivo, as canoístas não puderam estar o lado de Telma Monteiro (Judo), Cláudia Correia (Andebol), Rivinilda Mentai (Atletismo), Mariana Silva (Basquetebol), Patrícia Llanos (Futebol), Cláudia Figueiredo (Futsal), Catarina Dias (Ginástica), Sandra Coelho (Hóquei em Patins), Diana Durães (Natação), Ana Beatriz Jardim (Polo Aquático), Cátia João (Râguebi), Melanie Santos (Triatlo) e Catarina Anjos (Voleibol).

“É importante clubes como o Benfica apostarem no desporto feminino. Esta fotografia e este encontro são representativos da aposta que tem sido feita e que é relevante para desenvolver o desporto feminino”, afirmou Telma Monteiro (Judo).

“Por ser um clube tão grande, ficamos muito felizes pelo apoio que o Benfica dá a tantas mulheres. Pelo que vi nas modalidades, há muitas meninas com nível elevado”, observou Patrícia Llanos (Futebol).

“Acho que cada vez mais estamos a ganhar o nosso espaço, e acho que o Benfica tem tido um impacto bastante positivo. Clube investiu muito nos femininos, e agora todas as modalidades existentes no masculino existem no feminino!”, comentou Sandra Coelho (Hóquei em Patins).

“O Benfica tem tido um trabalho muito bom, e o desporto feminino está a ser muito bem representado. Agora é necessário continuar com os bons resultados, com o bom trabalho, na vertente de ter, nas próximas épocas, mais investimento dos clubes”, partilhou, por sua vez, Rivinilda Mentai (Atletismo).

Melanie Santos (Triatlo) também expressou o seu ponto de vista: “Acho que ainda há preferências sobre o desporto masculino, mas pelo facto de existirem cada vez mais mulheres no desporto, isso tem mudado, e cada vez mais nós, mulheres, temos impacto na sociedade. Estamos num bom caminho, e o nosso Clube ajuda-nos imenso.”

“Em relação do ano passado para este ano, acho que estamos melhor, as coisas evoluíram mais. Se continuarmos assim, talvez um dia cheguemos ao mesmo patamar que os masculinos”, acrescentou Mariana Silva (Basquetebol).

Cláudia Figueiredo (Futsal) entende que “o Benfica no feminino está a evoluir de ano para ano”. “Temos tido grandes conquistas nas modalidades, e isso ajuda no impacto que pretendemos ter perante a sociedade”, juntou a futsalista.

“Existe uma grande desigualdade, falando em seleções e em clubes, ainda existe muita discrepância. Acho que o Benfica tem trabalhado muito bem para que não exista esse tal desequilíbrio”, enfatizou Cláudia Correia (Andebol).

Cátia João (Râguebi) fez notar que “todos os anos o número de jogadoras cresce, e isso é um fator bastante importante para que as coisas evoluam”.

A massa feminina do Benfica tem apresentado resultados bastante positivos e já conta com um palmarés muito significativo.

Benfica-Quinta dos Lombos

Futsal | 55 atletas

Atualmente, esta modalidade de pavilhão é composta por 55 praticantes no feminino, distribuídos pelos escalões seniores, juniores e juvenis. O futsal feminino existe desde 2003 e foi a 1.ª aposta no desporto feminino do novo milénio. Em relação às conquistas, bem, podemos revelar que o plantel orientado pelo treinador Bruno Fernandes tem dado muito que falar. Na corrente temporada, 2 jogadoras do futsal do Benfica estiveram em grande destaque: Ana Catarina, a nossa guarda-redes, foi eleita a melhor do mundo de 2018, assim como Fifó, pela Umbro Futsal Awards by Futsal Planet, foi considerada a 3.ª melhor do mundo.

  • 1 Taça Ibérica
  • 2 Campeonatos Nacionais
  • 4 Taças de Portugal
  • 4 Supertaças
  • 5 Taças Nacionais

Benfica-Boa Viagem

Basquetebol | 74

O basquetebol feminino do Benfica iniciou na II divisão nacional e existe desde 2019/10. Em 2014/15 venceram o campeonato nacional da I divisão (2.ª liga) e subiram à Liga feminina, em 2015. Neste momento, o Benfica tem 74 atletas em 6 escalões.

Benfica-Nafarros

Hóquei em Patins | 11

Outra das modalidades que têm dado muito que falar é o hóquei em patins do técnico Paulo Almeida. Foi criada em 2012, e desde então, triunfou em todos os campeonatos nacionais que disputou. Atualmente, a modalidade conta com 11 praticantes, e apenas dispõe do escalão sénior.

  • 1 Taça Europeia
  • 6 Campeonatos Nacionais
  • 5 Taças de Portugal

1ª jornada-Voleibol feminino

Voleibol | 130

O voleibol feminino do Benfica regressou ao ativo na presente época. Após a conquista, outrora, de 9 campeonatos nacionais e 2 Taças de Portugal, a turma do treinador Nuno Brites regressou na III divisão e carimbou acesso à fase final do campeonato, depois de vencer em todos os encontros da 1.ª fase.

  • 9 Campeonatos Nacionais
  • 2 Taças de Portugal

Benfica-Vela Tavira

Andebol | 35

Esta modalidade, que estava em inatividade desde 1997, regressou ao Benfica na presente época, está a competir na II divisão, e pretende juntar mais títulos ao registo das conquistas alcançadas anteriormente. Na presente época as nossas raparigas carimbaram o 1.º lugar da tabela, e garantiram a passagem à fase final do campeonato nacional, que lhes pode dar acesso à I divisão, e alcançar o objetivo.

  • 7 Campeonatos Nacionais
  • 6 Taças de Portugal
  • 2 Supertaças

Benfica-UD Ponte de Frielas

Futebol | 95

Sobre o futebol feminino podemos dizer que esta foi a grande aposta do Clube nesta temporada. Ao todo fazem parte 95 atletas, divididas pelos escalões seniores, sub-12, sub-17 e sub-19. Falando sobre o plantel principal, que iniciou esta nova jornada na II divisão, as nossas raparigas têm a ambição de subir à I divisão do campeonato, conquistar a Taça de Portugal e, como tal, estão em grande forma e no bom caminho para alcançar os objetivos. A turma orientada pelo treinador João Marques concluiu esta 1.ª fase no topo da tabela (16 jogos, 16 vitórias), apontou 273 tentos e não sofreu nenhum golo. Nesta equipa pioneira podemos destacar a nossa jogadora Darlene, que já apontou 91 golos de águia ao peito.

Equipa feminina festeja o título

Râguebi | 23

Com o objetivo de reviver o sucesso do passado, o râguebi feminino tem atualmente escalões seniores, sub-18 e sub-16. Quanto ao seu palmarés tão aliciante, desde o início da modalidade, a formação feminina conta com as conquistas de 8 Campeonatos Nacionais, 10 Taças de Portugal, 9 Supertaças, 3 Campeonatos Regionais em X (Ten’s) e ainda com 3 torneios Internacionais da Flandres, em X (Bélgica).

Vanessa Fernandes

Triatlo | 25

O triatlo no Benfica teve início, precisamente, com a chegada da atleta Vanessa Fernandes, em 2006, que no seu percurso desportivo conquistou a prata nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, foi 2 vezes olímpica (Atenas e Pequim), e foi multicampeã nacional, da Europa e do mundo. Atualmente, o mundo do triatlo feminino é subdividido pelos escalões de elite, sub-23, cadete, juvenil, iniciada, infantil e benjamim. Melanie dos Santos (vice-campeã do mundo sub-23 2017 e multicampeã nacional) e Kathlenn Zaferes (olímpica Rio 2016, vice-campeã do mundo 2018 e multimedalhada em campeonatos do mundo) são as duas grandes referências benfiquistas do triatlo.

  • 7 Multimedalhas
  • 7 Multicampeãs
  • 3 Olímpicas
  • 2 Vice-campeãs do mundo

Teresa Portela e Joana Vasconcelos

Canoagem | 2

Esta modalidade está no ativo desde 2010, e está integrada no projeto Benfica Olímpico. Na canoagem, o Benfica conta com Teresa Portela e Joana Vasconcelos, que já possuem um palmarés de muito ouro, prata e bronze, de fazer inveja a qualquer um. Em dupla já conquistou o ouro em variadas provas, com grande destaque para o Campeonato da Europa em Belgrado, e, a título individual, as benfiquistas marcam presença permanentemente no pódio.

polo aquatico

Polo Aquático | 30

O polo aquático é das modalidades mais antigas do Clube. Foi fundada em 1916, e atualmente conta apenas com a equipa feminina, que compete no escalão principal. Desde 2014/15, que a turma orientada por António Machado tem arrecadado várias conquistas e possui um palmarés considerável.

  • 2 Taças de Portugal
  • 2 Campeonatos Sub-20
  • 1 Campeonato Sub-18
  • 1 Supertaça

Diana Durães

Natação | 51

Existe uma grande aposta do Benfica em relação à modalidade da natação. Com 51 praticantes, divididos por seniores e pela formação, a grande referência do Benfica é a nossa atleta Diana Durães, que já alcançou variados recordes nacionais, sendo que o último, nos 5000 metros, foi conquistado ainda no mês passado.

Rochelle e Bárbara Timo

Judo | 25

Atualmente com 25 praticantes, o judo é uma modalidade que tem crescido. É composto por seniores, juvenis, cadetes, juniores e infantis. Como os números dos conquitas femininas são bastante elevados, decidimos fazer um apanhado, apenas, do número dos primeiros lugares do pódio: 42 vezes no topo, sendo que 22 dessas conquistas pertencem à nossa grande judoca  – de grande representatividade – Telma Monteiro (medalhada de bronze nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016).

Atletismo

Atletismo | 93

Neste universo do atletismo, o Benfica é composto por cerca de 93 praticantes, divididos entre 7 escalões (seniores, sub-23, juvenis, juniores, iniciados, infantis e escolas). Dos grandes nomes desta modalidade, podemos distinguir Dulce Félix, em que se destaca o ouro nos campeonatos da Europa de Atletismo (Helsínquia 2012, 10 000 metros), e mais recentemente foi eleita a melhor atleta do mês de dezembro de 2018, pela Associação Europeia de Atletismo.

XXXVI Gimnáguia

Ginástica | 400

Fazem parte da modalidade de ginástica cerca de 400 praticantes no feminino, divididos em 29 grupos, pelas várias especialidades da ginástica e artes marciais, e este número tem crescido ao longo dos anos. Em relação às conquistas mais recentes, as nossas raparigas são as atuais terceiras classificadas nacionais de Tumbling em seniores (Tânia, Rita e Catarina), e classificaram-se em 1.º lugar nos Campeonatos distritais, que decorreram no mês de fevereiro, sendo o 1.º título desta época.

Texto: Carolina Brito

Fotos: Francisca Caria / SL Benfica / Arquivo

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar