17 de agosto de 2018, 11h47

Prata Olímpica há 10 anos

Triatlo

O dia 18 de agosto de 2008 será para sempre inesquecível para Vanessa Fernandes. Naquela data, a triatleta do Benfica brilhou nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Neste sábado, dia 18 de agosto, faz 10 anos que Vanessa Fernandes, triatleta do Benfica, conquistou a medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Foi a primeira subida ao pódio de um atleta português naquela edição.

Com o tempo de 1h59m34s, Vanessa Fernandes (dorsal número 54) foi apenas superada pela australiana Emma Snowsill, vencedora da prova (1h58m27s). A competição feminina de triatlo teve lugar numa manhã quente em pleno verão na China.

Vanessa Fernandes

O intenso calor fazia prever uma prova difícil para as triatletas, e assim foi. Na véspera do grande dia, Vanessa Fernandes e a equipa técnica resguardaram-se na casa reservada aos triatletas na Aldeia Olímpica, de forma a montarem a estratégia a implementar na prova. A benfiquista partiria da posição 7 na natação, primeiro dos três segmentos.

A prova, que decorreu numa localidade a 30 quilómetros de Pequim, era composta por 1,5 quilómetros de natação, 40 quilómetros de ciclismo e 10 quilómetros de atletismo. Tiro de partida e Vanessa Fernandes entra na água. Braçadas fortes e a portuguesa colou-se, desde o primeiro segundo, ao grupo da liderança.

Terminou a natação na 11.ª posição, fez uma transição rápida e deu início à pedalada na bicicleta. No ciclismo, Vanessa Fernandes é forte. Chegou a estar na liderança e depois soube gerir o esforço face ao intenso calor que faria companhia às triatletas durante as cerca de duas horas da prova. Sempre no grupo da frente, fez a transição do ciclismo para o atletismo na 9.ª posição. Colocou um ritmo alto na corrida, atacou e deixou a concorrência para trás. Apenas Emma Snowsill insistia em não ser ultrapassada por Vanessa Fernandes.

Vanessa Fernandes

De passada larga, a atleta do Benfica distanciava-se das demais sem cometer nenhum deslize, até porque Emma Moffat, outra australiana, seguia no seu encalce. A meta foi ficando cada vez mais próxima e a motivação ia aumentando a cada passo. Vanessa Fernandes chegou isolada à meta. Visivelmente cansada, mas muito feliz pelo feito alcançado para o País.

No final da prova e já na posse da medalha de Prata, a triatleta lusa falou à Comunicação Social: “Mostrei aquilo que valia. O pódio era o meu objetivo, mas sei que valho mais do que fiz nesta prova. Sei que foi um feito grande.”

No regresso a Portugal, Vanessa Fernandes, acompanhada pelo pai Venceslau Fernandes, foi recebida em apoteose pelos milhares de portugueses que fizeram questão de marcar presença no aeroporto de Lisboa, para a saudar.

A atleta, de 32 anos, está no Benfica desde 2005. Para além da medalha Olímpica, Vanessa Fernandes foi Campeã da Europa Júnior (2003), Campeã da Europa Sub-23 (2004), Campeã da Europa Elite (2005, 2006, 2007 e 2008) e Campeã do Mundo Elite (2007).

Vanessa Fernandes

Principais registos e títulos de Vanessa Fernandes

  • 2017 | Vencedora do Ironman 70.3 Cascais (POR); Campeã da Europa de Estafetas Mistas em Banyoles (ESP)

  • 2009 | Completou dez anos a praticar no Triatlo; Bronze no Europeu de Holten (HOL)

  • 2008 | Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Pequim (CHI); Medalha de Ouro no Campeonato da Europa de Sub-23 (ESP); Campeã da Europa de Triatlo Elite Feminina - Lisboa (POR)

  • 2007 | Campeã do Mundo de Triatlo Elite Feminina - Hamburgo (ALE); Campeã da Europa de Triatlo Elite Feminina - Copenhaga (DIN); Campeã do Mundo de Duatlo Elite Feminina - Gyor (HUN)

  • 2006 | Campeã da Europa de Duatlo - Rimini (ITA); Campeã da Europa de Triatlo Sub-23 Feminina - Rijeka (CRO); Campeã da Europa de Triatlo Elite Feminina - Autun (FRA)

  • 2005 | Campeã da Europa de Triatlo Elite Feminina - Lausanne (SUI); Campeã da Europa de Triatlo Sub-23 Feminina - Sófia (BUL)

  • 2004 | Campeã da Europa Sub-23 de Triatlo na Hungria; Vitória na Taça do Mundo de Madrid, 8.º lugar nos Jogos Olímpicos de Atenas

  • 2003 | Campeã da Europa Júnior de Triatlo na República Checa; Bronze no Mundial Júnior na Nova Zelândia; Campeã Mundial Júnior no Duatlo na Alemanha

  • Recorde de vitórias na história das Taças do Mundo (20 no total)

 

Texto: Marco Rebelo

Fotos: SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar