Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Atletismo
Atleta português do Benfica é o atual líder do ranking mundial do Triplo Salto, com 17.95 metros, marca que prevalece também como recorde de Portugal na disciplina.
17 setembro 2018, 17h01
Luís Filipe Vieira e Pedro Pichardo
"Poder ficar mais tempo no Benfica é uma situação muito agradável para mim e também para a minha família. Agradeço ao Presidente e a toda a Direção do Clube por acreditarem em mim. Estou muito feliz. Tenho recebido muito apoio dos adeptos e das pessoas que estão no Benfica", declarou Pedro Pichardo após a formalidade, em declarações à BTV.
“Estou muito feliz. É uma demonstração de que o Benfica acredita em mim e no meu trabalho. A melhor maneira de responder a esta aposta é fazer bem o meu trabalho como tenho feito até agora”, disse o triplo-saltista, admitindo a “grande responsabilidade de pertencer à família Benfiquista”.
“Por mim, vou ficar no Benfica sempre. Deus queira que não tenha nenhum problema, mas é esse o meu desejo. O Benfica acreditou em mim desde sempre, mesmo quando eu estava há dois anos sem competir. Foram dois anos terríveis e o Benfica não desistiu de mim, não deixou de acreditar no meu talento. Sou muito agradecido a este clube”, reforçou.
Há apenas cinco dias, a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) comunicou à Federação Portuguesa de Atletismo que Pichardo é elegível para representar Portugal a partir do dia 1 de agosto de 2019. Uma decisão que permite ao atleta do Benfica defender as cores nacionais nos Mundiais de Atletismo e nos Jogos Olímpicos.
“Têm sido muitas boas notícias juntas. Para mim, é muito importante como atleta poder estar nos Mundiais e nos Jogos Olímpicos, que é o ponto máximo do panorama desportivo. Era o que eu queria, estar de volta à alta competição. A Federação Internacional deu o ‘sim’ e agora é trabalhar para quando chegar o momento”, afirmou.
Objetivos futuros? Pedro Pichardo responde. “Não tenho limitações. Só tenho treinado, trabalhado, e onde posso chegar nem eu mesmo sei”, afirmou, confessando, no entanto: “Gostaria de ser o primeiro a aproximar-me dos 19 metros. Gostava um dia de fazer algo tão extraordinário que ficasse marcado nos livros.”
“Estou muito agradecido pela forma como me acolheram e pelo apoio que tenho recebido. Confiem em mim. Vou trabalhar e vou continuar a ser muito dedicado e disciplinado para fazer o melhor pelo meu clube”, prometeu aos adeptos.
Em conferência de Imprensa, realizada esta segunda-feira no Estádio da Luz, Fernando Tavares destacou o processo de adaptação e integração de Pedro Pichardo no Benfica e em Portugal, referindo-se ao português como um “atleta de referência”.
“Era algo que já estava a ser tratado há alguns meses. O Pedro de hoje não é o mesmo Pedro que chegou a Portugal, hoje é um Pedro mais integrado no País e no clube, é um atleta que detém a melhor marca do mundo em 2018, é português e, recentemente, a IAAF decidiu que o atleta pode representar as cores nacionais a partir de 1 de agosto de 2019”, lembrou o vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica.
“É um atleta de referência, pertence à elite mundial e foi com todo o gosto que terminámos este processo de renovação até 2022. O objetivo é dar continuidade à relação com o Pedro, não temos qualquer tipo de dúvida sobre a qualidade dele. Foi sempre nossa intenção prolongar contrato e há aqui um casamento perfeito”, garantiu.
Ana Oliveira acompanhou o triplo-saltista ao programa da BTV, Em Linha, onde sublinhou o “talento, responsabilidade e gratidão” mútuos.
“É, sobretudo, muito gratificante ouvir o sentimento com que o Pedro fala do Benfica. Mostra não só talento e responsabilidade, mas também gratidão. E é recíproco. Temos, ao longo destes quase dois anos de trabalho conjunto, tentado enquadrar o Pedro o máximo possível e tem sido muito fácil, são pessoas simples e humildes [referência a Pedro Pichardo e ao pai, Jorge Pichardo]. Os maiores desafios ainda estão para vir e todos nós nos sentimos muito gratos por ele ter escolhido o nosso País e, particularmente, o Benfica. O Pedro vem de uma realidade diferente e, ainda jovem, este será o relançamento da sua carreira e ainda bem que é connosco. É uma grande mais-valia”, considerou a diretora do Projeto Olímpico.
26 de abril de 2017 | Assina contrato com o Sport Lisboa e Benfica;
1 de julho de 2017 | Alcança a melhor marca pessoal do ano (17.05 metros) no Meeting de Paris, inserido na Liga Diamante;
7 de dezembro de 2017 | Atleta comunica, em conferência de Imprensa, a obtenção de nacionalidade portuguesa;
18 de fevereiro de 2018 | Sagra-se Campeão Nacional de Clubes em Pista Coberta pela equipa masculina de atletismo do Benfica;
4 de maio de 2018 | Torna-se detentor do recorde nacional do Triplo Salto e, até à data, da melhor marca do ano, ao saltar 17.95 metros, no Meeting de Doha, inserido na Liga Diamante, onde conquistou o primeiro lugar;
6 de julho de 2018 | Conquista a medalha de prata no Meeting de Lausanne (Suíça), prova integrada na Liga Diamante, com a marca de 17.61 metros;
20 de julho de 2018 | Segundo classificado na prova do Triplo Salto do meeting do Mónaco, da Liga Diamante, com 17.67 metros;
22 de julho de 2018 | Sagra-se Campeão Nacional de Clubes em Pista, pela equipa masculina de atletismo do Benfica;
31 de agosto de 2018 | Sagra-se campeão da Liga Diamante pela primeira vez, conquistando o título no Meeting de Bruxelas, onde saltou 17.49 metros;
12 de setembro de 2018 | A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) comunica à Federação Portuguesa de Atletismo que Pedro Pichardo é elegível para representar Portugal a partir do dia 1 de agosto de 2019.
Texto: Filipa Fernandes Garcia
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024