Futebol

10 outubro 2018, 17h51

Pizzi

Nunca Pizzi foi tão influente nos golos dos encarnados como nesta temporada. Com um registo de seis remates certeiros e seis assistências, só há um médio a fazer melhor do que o camisola 21 do Benfica nas dez principais ligas europeias.

Acabado de completar 29 anos, o internacional português tem sido uma peça-chave no Benfica de Rui Vitória. Não só esta temporada, como nas anteriores. No entanto, é nesta época que o médio dos encarnados já vai lançado com números nunca nele vistos nos primeiros dois meses de competição oficial.

Em 14 jogos realizados (quatro na fase de qualificação para a Champions, dois na Liga dos Campeões, sete na Liga NOS e um na Taça da Liga), Pizzi colecionou seis golos e seis assistências para remates precisos dos companheiros de equipa. Fazendo as contas, o internacional português já teve participação direta em 12 golos do Benfica, ou seja, 44,4%, num total de 27 tiros certeiros dos encarnados.

Benfica-V. Guimarães

6 golos de Pizzi

Competição Jogo Minuto
Liga NOS Benfica-V. Guimarães 10'
Liga NOS Benfica-V. Guimarães 30'
Liga NOS Benfica-V. Guimarães 38'
Liga NOS Boavista-Benfica 62'
Liga dos Campeões (play-off) Benfica-PAOK 45'+1'
Liga dos Campeões (play-off) PAOK-Benfica 39'

 

Pizzi está em alta rotação em 2018/19. Atuou nos 14 jogos já realizados pelas águias (1121 minutos), sempre como titular. Foi, aliás, no último desses encontros – o clássico do passado domingo – que o internacional português fez a última assistência antes da paragem para os compromissos das seleções. O 21 das águias colocou, de cabeça, a bola nos pés de Haris Seferovic, que marcou o decisivo golo frente ao FC Porto, que deixou os encarnados na liderança da Liga NOS.

Analisando os médios das 10 principais ligas europeias, só Pablo Sarabia fez – até agora, e por muito pouco – melhor do que Pizzi. O espanhol de 26 anos, do Sevilha, contabiliza nove golos e cinco assistências em 15 jogos (mais um do que o português).

Pizzi

6 assistências de Pizzi

Competição Jogo Minuto Marcador
Liga NOS Nacional-Benfica 76' Grimaldo
Liga NOS Nacional-Benfica 90'+3' Rafa
Liga NOS Benfica-Aves 34' João Félix
Liga NOS Benfica-FC Porto 62' Seferovic
Liga dos Campeões (play-off) PAOK-Benfica 20' Jardel
Liga dos Campeões  AEK-Benfica 15' Grimaldo

 

Se formos até à Alemanha, ninguém na mesma posição dentro de campo chega perto dos números do camisola 21. Nem se somarmos os números do médio do Hertha Berlim Ondrej Duda (melhor marcador com cinco golos) aos de Florian Neuhaus, do Borússia Mönchengladbach (o que mais dá a marcar, com três assistências), conseguimos um número parecido ao do português do Benfica. O mesmo acontece na Ucrânia, onde Evgeniy Banada (PFC Oleksandriya) tem seis golos e zero assistências, e Alan Patrick (Shakhtar Donetsk) tem quatro assistências, mas não faturou qualquer golo.

Nestas principais ligas, quem mais se aproxima de Pizzi é o internacional francês Dimitri Payet. O médio do Marselha – com um total de 11 jogos – marcou cinco golos e assistiu para outros seis (11 participações diretas no total). Segue-se Ruslan Malynovsky. O médio do Genk tem, no total, 10 participações diretas para golo (sete remates certeiros e três assistências).

Boavista-Benfica

Em Inglaterra é Gylfi Sigurdsson quem mais se destaca entre os centrocampistas: cinco golos e uma assistência pelo Everton. Öztekin, na liga turca, pelo Goztepe, é o médio que salta à vista, com cinco golos e duas assistências. Na liga italiana, Rodrigo de Paul (Udinese) tem quatro golos e uma assistência; na liga russa, Aleksandr Erokhin (Zenit) fica-se pelos quatro golos e duas assistências.

As boas exibições que Pizzi tem vindo a fazer valeram-lhe a titularidade na Seleção Nacional diante de Croácia e Itália. Com 11 internacionalizações A, está novamente às ordens de Fernando Santos tendo em vista os compromissos com Polónia e Escócia.

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 7 de fevereiro de 2019

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Futebol

Treino em dia de aniversário

O líder Benfica defronta o Vitória de Guimarães no próximo sábado, dia 25 de setembro, numa partida relativa à 7.ª jornada da Liga Bwin, com pontapé inicial marcado para as 18h00. Tendo em vista a deslocação à Cidade-Berço, e em dia do 15.º Aniversário do Benfica Campus, a formação comandada por Jorge Jesus treinou no local...

Futebol

Por dentro da vitória frente ao Boavista

O Benfica soma e segue na Liga Bwin, desta feita venceu o Boavista, na segunda-feira, 20 de setembro, no Estádio da Luz. O 3-1 registado coloca os comandados de Jorge Jesus como o melhor ataque da competição, com 16 golos, no topo isolado da geral. Veja os bastidores de mais um triunfo na Catedral...

Futebol

Vertonghen "muito feliz" pelos 50 jogos de águia ao peito

Jan Vertonghen foi titular no eixo defensivo do Benfica no encontro da 6.ª jornada da Liga Bwin, frente ao Boavista, no Estádio da Luz, este dia 20 de setembro, tendo alcançado um marco na sua carreira com o Manto Sagrado vestido. "Estou muito feliz pelos 50 jogos de águia ao peito!", partilhou o internacional belga em português.

Futebol

Diogo Gonçalves assinala 50 jogos na equipa principal

Diogo Gonçalves alinhou no onze inicial do Benfica perante o Boavista, numa partida realizada no Estádio da Luz, referente à 6.ª jornada da Liga Bwin. Num encontro em que atingiu os 50 jogos pela equipa principal das águias, foi dele a assistência para o golo do Darwin, tento que abriu caminho para o triunfo por 3-1. "Estou muito feliz por ter completado 50 jogos pela equipa principal do Benfica. Que venham mais 50, junto com todos vocês! Obrigado pelo apoio", partilhou o defesa, dirigindo-se aos Benfiquistas.

Futebol

Benfica-Boavista em imagens

Seis jornadas, seis vitórias... há 39 anos que o Benfica não tinha um arranque como este no Campeonato Nacional. No Estádio da Luz, nesta noite de segunda-feira, dia 20 de setembro, a formação comandada por Jorge Jesus venceu o Boavista, por 3-1, numa partida intensa e bem disputada. Contas feitas, 18 pontos e a liderança invicta da Liga Bwin.

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar