6 de novembro de 2018, 17h31

Luisão: "O jogador já percebe a importância da tecnologia no futebol"

Clube

O antigo capitão do Benfica foi um dos oradores do segundo dia da Web Summit, onde revelou o que a tecnologia trouxe de positivo ao futebol e ao futebolista profissional.

Luisão, ex-jogador do Clube, Pedro Marques, diretor técnico do Caixa Futebol Campus, e Domingos Soares de Oliveira, CEO do Grupo Benfica, marcaram presença no segundo dia da Web Summit 2018, em Lisboa.

Na conferência intitulada “Gerir talento na era da tecnologia”, o antigo capitão do Benfica pôde explicar em que aspetos cresceu com a tecnologia para o futebol, abordando ainda a relevância das redes sociais no dia a dia de um jogador.

Luisão

Nos últimos 10 anos, a tecnologia evoluiu muito rápido no futebol e ajudou-me a responder a três questões muito importantes na minha carreira: onde posso melhorar, quando posso melhorar e como posso melhorar?”, frisou.

Luisão admitiu, ainda, que a tecnologia não foi aceite de imediato pelos jogadores profissionais, mas que hoje todos reconhecem a importância.

“O jogador profissional de futebol ficou reticente em receber essa informação no início, mas depois abriu-se e ficou recetivo pois percebeu que a informação proveniente da tecnologia era importante. Eu próprio já pensava em preparar o próximo jogo pensando nos dados que havia sobre mim”, assumiu.

O jogador de futebol do Benfica e de qualquer outro clube profissional é uma celebridade e isso pesa na hora de gerir as próprias redes sociais.

“Os jogadores têm impacto na sociedade e têm de ter cuidado com o que colocam nas redes sociais. Isso pode influenciar a sua vida e a de quem o segue nas redes sociais através da imagem que têm dentro e fora do campo”, considerou Luisão.

“Quando encerrei a carreira, apercebi-me que também devia ao adepto a possibilidade de estar perto dele através das redes sociais. Não estando a jogar, não existe a mesma responsabilidade e isso permite-me estar mais perto”, acrescentou, ainda assim.

Luisão é uma referência no Benfica pelo que é e pelo que conquistou. Passar a sua experiência aos mais novos é algo que encara com naturalidade.

Tudo o que o futebol e o Benfica me ensinaram é algo que não posso guardar só para mim. Esse é o contributo que posso dar aos jovens que estão a crescer neste projeto do Benfica”, sublinhou.

Pedro Marques

Pedro Marques: “Educamos os nossos jogadores a usarem as redes sociais desde muito novos”

Também presente na conferência, o diretor técnico do Caixa Futebol Campus, Pedro Marques, falou sobre a forma como o Clube trabalha o scouting e a gestão das contas pessoais dos jogadores.

Fazemos três coisas no Caixa Futebol Campus: contratar os melhores talentos, treiná-los e prepará-los para competir. Para isso temos os sistemas que nos dão as informações em várias áreas. Assim, facultamo-las aos treinadores e aos jogadores para que se possam preparar para o jogo. Um exemplo em relação ao scouting que eu posso dar: hoje é possível ver um jogo em qualquer local do mundo, há cada vez mais empresas a recolher dados e a disponibilizá-los em tempo real. Hoje analisamos o treino, o jogo, conseguimos saber a forma como os jogadores dormem, passam o dia, tudo. Com esta tecnologia podemos monitorizar e acompanhar a evolução do jogador, filmar, fazer uma compilação, ver as vezes que quisermos de forma a trabalhar o seu desenvolvimento”, revelou.

O Social Media é uma realidade que veio para ficar e sobre a qual tem de haver, necessariamente, uma adaptação dos clubes. O Benfica, como destacou Pedro Marques, está na vanguarda desta temática.

“As redes sociais são algo novo. Se recuarmos 10 ou 15 anos, elas não tinham o mesmo impacto que têm hoje. O acesso aos jogadores de forma direta é algo que temos de ver de forma séria. Temos de educar os nossos jogadores a usá-las de forma positiva, a perceberem os riscos, é uma preocupação nossa. Fazemo-lo desde muito novos até chegarem a profissionais, porque isso pode afetá-los positiva ou negativamente. Eles são uma personalidade na sociedade”, disse.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar