30 de dezembro de 2018, 16h11

Desporto Masculino: Reconquistar em 2019

Modalidades

O balanço do ano das modalidades do Sport Lisboa e Benfica.

Com o lema Reconquista bem presente no seu dia a dia, as equipas seniores masculinas de pavilhão do Benfica vão entrar em 2019 posicionadas para poder lutar pelos seus principais objetivos.

joao-pais-benfica-belenenses-new_thumbnail

Andebol

A formação orientada por Carlos Resende arrancou da melhor forma a temporada com a conquista da Supertaça frente ao Sporting, ainda no mês de agosto. No Campeonato Nacional, as águias seguem na 3.ª posição, atrás de Sporting e FC Porto, mas com o objetivo de conquistar o título nacional completamente intacto.

Na 3.ª Ronda de Qualificação da Taça EHF, frente aos alemães do Hannover TSV, a equipa acabou por ser eliminada, o que impediu a chegada à fase de grupos da prova europeia.

Micah Downs

Basquetebol

O sorteio na FIBA Europe Cup não foi nada favorável e o Benfica acabou por ser afastado pelos italianos do Dínamo de Sassari, não atingindo a fase de grupos. Em termos internos, o arranque está a ser muito forte: 12  vitórias nos 12 primeiros jogos e a liderança isolada da Liga Portuguesa de Basquetebol.

Na Taça de Portugal há desafio agendado com o Sampaense, sendo que na Taça Hugo dos Santos, o equivalente à Taça da Liga, a formação orientada por Arturo Álvarez já garantiu a qualificação para a competição que ocorre em fevereiro.

Benfica-Sporting

Futsal

Arranque a todo o gás no Campeonato Nacional. 15 vitórias consecutivas é um recorde na prova e só o empate a uma bola com o Sporting, no último jogo da Ronda de Elite disputada em casa dos leões, impediu a presença na final four da UEFA Futsal Champions League.

Entre os dias 10 e 13 de janeiro os benfiquistas defendem, em Sines, a conquista da Taça da Liga conseguida na temporada passada. Na Taça de Portugal há encontro marcado com o Centro Social São João.

Lucas Ordoñez

Hóquei em patins

Início exigente no Campeonato Nacional, com o Benfica a defrontar Sporting, Oliveirense e FC Porto nas primeiras quatro jornadas. Os encarnados encontram-se a dois pontos e com mais um jogo disputado do que o Sporting, a equipa que ocupa de momento a liderança da prova.

A Taça de Portugal só chegará em março, por isso, o foco está também na Liga Europeia. O Benfica, agora sob o comando de Alejandro Domínguez, é o 1.º classificado do Grupo D, à frente de Monza, Noia e Montreux.

Raphael Oliveira

Voleibol

O novo treinador da equipa, Marcel Matz, chegou e implementou os seus métodos, vencendo logo a Supertaça, num jogo disputado frente ao Sporting, atual campeão nacional. Apesar da vitória na casa dos leões a contar para o Campeonato, as águias seguem na segunda posição, por força da derrota nos Açores, frente à Fonte do Bastardo.

A Challenge Cup tem trazido bons momentos aos Benfiquistas e uma vitória caseira frente ao Zalau, no jogo da 1.ª mão dos oitavos de final, deixou aberta a porta dos quartos de final.

Pavilhão n.º 2

Equipas masculinas

  ANDEBOL BASQUETEBOL FUTSAL HÓQUEI EM PATINS VOLEIBOL
Supertaça Conquistou o troféu ao vencer o Sporting por 29-24 Não disputou Não disputou Não disputou Conquistou o troféu ao vencer o Sporting por 3-0
Campeonato Nacional 3.º Classificado Fase Regular (14 jogos, 12 vitórias, 38 pontos; 437 golos marcados, 333 sofridos) 1.º Classificado 1.ª Fase Regular (12 jogos, 12 vitórias, 24 pontos; 1076 pontos marcados, 869 sofridos) 1.º Classificado Fase Regular (15 jogos, 15 vitórias, 45 pontos; 82 golos marcados, 18 sofridos) 2.º Classificado (11 jogos, 7 vitórias, 24 pontos; 48 golos marcados, 30 sofridos) 2.º Classificado Fase Regular (15 jogos, 14 vitórias, 42 pontos; 44 sets ganhos, 9 perdidos)
Competições Europeias Eliminados na 3.ª Ronda de Qualificaçao da Taça EHF Eliminados na 2.ª Ronda de Qualificaçao da FIBA Europe Cup Eliminados na Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League 1.º Classificado Grupo D da Liga Europeia Oitavos de Final da Challenge Cup (vantagem 3-0 sobre o Zalau após primeira mão)
Taça de Portugal  Oitavos de final Oitavos de final 4.ª eliminatória 16 avos de final Oitavos de final
Taça da Liga - Qualificados final 4 Qualificados final 8 - -
Treinador Carlos Resende Arturo Álvarez Joel Rocha Alejandro Domínguez Marcel Matz

 

Texto: Luís Afonso Guerreiro

Fotos: SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar