2 de julho de 2019, 15h23

"Um passo de cada vez" numa preparação ao milímetro

Futebol

O médio Diogo Pinto está apostado em ganhar espaço no Benfica B, cujo grupo prossegue o trabalho para a nova época. O preparador físico Nuno Matias explica a importância dos testes nesta fase.

À entrada para uma nova época no Benfica B, Diogo Pinto, médio de 20 anos, promete trabalho e profissionalismo para poder voar ainda mais alto.

Um passo de cada vez. Obviamente que vou tentar ganhar o meu espaço, a trabalhar como tenho feito até agora, sendo o profissional que tenho sido”, afirmou, em declarações à BTV.

“Gosto de ser o primeiro e fazer tudo bem feito. Acho que é importante para sabermos como é que voltamos das férias para percebermos como estamos fisicamente. Ainda não estou perfeito, mas voltei em boas condições. Fiz o meu trabalho na off-season para me preparar bem e acho que venho preparado”, apontou.

Dylan Silva

Nos primeiros dias de trabalho, dedicados à bateria de testes físicos e exames médicos, são feitas, por especialistas, avaliações específicas, numa primeira fase, “com o objetivo de prevenir lesões”.

“Basicamente, os testes que estamos a fazer neste momento têm o objetivo de prevenir lesões. Posteriormente analisaremos os dados para ver se existem ou não desequilíbrios musculares – nomeadamente entre os músculos adutores e abdutores da coxa e entre os extensores e fletores do joelho. Cada jogador vai ter um plano individual com base nas avaliações de forma a reduzir a probabilidade de aparecer alguma lesão”, explicou o preparador físico do Benfica, Nuno Matias, esclarecendo ainda a importância de um laboratório próprio.

“É fundamental. É a forma de conseguirmos individualizar o treino de forma objetiva e não todos os jogadores fazerem o mesmo plano de treino. Estas são avaliações que os jogadores fazem desde os Iniciados, muitos deles estão cá há muitos anos. É uma cultura do Clube, de avaliação e de treino”, assegurou.

Pré-época Equipa B

CALENDÁRIO DE PRÉ-TEMPORADA

1 e 2 de julho

  • Exames médicos e testes físicos - Hospital da Luz e Caixa Futebol Campus

3 de julho

  • Primeiro treino

11 de julho

  • Jogo-treino com Birmingham City FC - Caixa Futebol Campus (Porta fechada)

18 de julho

  • Jogo-treino com Sunderland AFC - Estádio Municipal de Albufeira 

24 de julho

  • Jogo-treino com Vitória FC -  Caixa Futebol Campus (Porta fechada)

2 de agosto

  • Jogo particular - Jogo de apresentação do Panetolikos GFC - Panetolikos Stadium (Grécia)

11 de agosto

  • Primeira jornada LigaPro

Nota: à exceção dos jogos particulares realizados fora de casa, a preparação para a época 2019/20 será feita na íntegra no Caixa Futebol Campus.

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar