25 de julho de 2019, 13h37

Fez-se Luz e até houve "casamento"

Futebol

Foi como se estivesse na Catedral: o Benfica jogou em casa na Red Bull Arena! Milhares de adeptos apoiaram de forma incessante a equipa no segundo jogo na ICC 2019.

A duas horas do início do Fiorentina-Benfica, o segundo jogo das águias na ICC 2019parecia que estávamos no Estádio da Luz.

À volta da Red Bull Arena, em Nova Iorque, havia muito vermelho, com principal incidência na fan zone alusiva ao Benfica. Tal como na Califórnia, os adeptos puderam tirar fotografias com o troféu do 37.º Campeonato Nacional ou fazer pinturas faciais.

Aliás, como o Site Oficial constatou, bem antes de o jogo começar a animação já era mais do que muita na zona dos adeptos. Entre as duas fan zones – Benfica e Fiorentina –, um espaço com música e um minicampo de futebol, em jogo de 3 para 3, fazia a delícia dos mais novos.

Autocarro

Autocarro engolido

O Benfica esteve sempre em clara maioria entre a massa adepta, mas também foram avistados alguns adeptos dos viola; a saudável convivência entre as duas cores é de enaltecer.

À medida que a hora do jogo se ia aproximando, a ansiedade pela chegada do autocarro crescia. As sirenes foram o aviso: o autocarro, quando entrou na reta de acesso à Red Bull Arena, foi engolido pelas centenas de Benfiquistas que o esperavam, num momento apoteótico. O ambiente criado surpreendeu um pai e um filho norte-americanos, que exclamaram: “Isto é incrível!”

A passagem do autocarro foi pautada pela música “E o Benfica é campeão!” Estava dado o mote para o que aí vinha…

Adeptos do Benfica

Ligados pela Onda sem-fronteiras

Em clara maioria nas bancadas da Red Bull Arena, os adeptos do Benfica foram fazendo a festa, com cânticos de apoio. Antes de as equipas entrarem para o aquecimento, tal como acontecera no Levi’s Stadium, também aqui uma equipa de freestylers deu show com a bola nos pés. Desta feita foram os “Red Bulls Freestylers Crew”.

A Fiorentina foi a primeira a pisar o relvado para o aquecimento, deixando o protagonismo para as águias. A entrada dos comandados por Bruno Lage fez-se sob ruidoso apoio correspondido pelos jogadores com acenos e palmas.

Adeptos

Com o apito inicial do árbitro Robert Sibiga, o repertório de cânticos e músicas de apoio às águias foi sendo “descascado”. A Onda Vermelha atravessara o Atlântico e instalara-se em Nova Iorque.

E até na exigência parecia que se estava no Estádio da Luz. Depois do 0-1 para os encarnados, os adeptos não sossegaram e logo começaram a pedir mais um. Outros, por sua vez, pediram o Bicampeonato entoando o cântico “Benfica, dá-me o 38.”

Rui Costa e Antognoni

Dois históricos trocaram camisolas

Ao intervalo viveu-se um momento ímpar no recinto. Rui Costa, que representou Benfica e Fiorentina, e Antognoni, um "clássico" da Fiorentina, trocaram camisolas no centro do relvado da Red Bull Arena, com o número 10 e o nome de cada um estampados. Do lado encarnado, para além do Maestro, Luisão e os vice-presidentes Domingos Almeida Lima e Alcino António também marcaram presença.

Quero agradecer em nome do Sport Lisboa e Benfica por esta grande homenagem ao nosso antigo grande jogador Rui Costa. É ainda um prazer estar neste estádio e participar na International Champions Cup, torneio em que o Benfica está por mérito e direito próprios”, disse Domingos Almeida Lima.

Rui Costa realizou 178 jogos pelo Benfica e 276 pelo conjunto de Florença; Antognoni, de 65 anos, realizou 355 partidas ao serviço da Fiorentina.

Mascote

Da bola da Águia Vitória à batalha liderada pelos ecrãs

Após a cerimónia, foi a vez de dar palco a Savario Benetti. O jovem foi o vencedor do concurso lançado pela app da ICC e recebeu uma bola da mascote do Benfica, Águia Vitória. O sorriso estampado na cara valeu mais de 1000 palavras.

Ainda antes de a etapa complementar arrancar, uma batalha comandada pelos ecrãs gigantes do estádio. À pergunta “Quem é de Portugal?”, os Benfiquistas e toda a comunidade portuguesa presente na Red Bull Arena reagiam ruidosamente; o mesmo aconteceu com a massa adepta da Fiorentina, apesar de claramente em menor número.

A batalha continuou com os adeptos de cada um dos emblemas a manifestarem-se em face das palavras colocadas nos ecrãs, conforme se se ligavam a Portugal ou a Itália.

Luisão com casal de noivos

Aquela selfie-surpresa com o "padrinho" Luisão...

O intervalo foi rico em factos curiosos e teve quase tanto sumo como os 90 minutos. Nos 15 minutos de pausa na partida, um adepto do Benfica residente nos Estados Unidos da América aproveitou para surpreender a companheira com um pedido de casamento na Red Bull Arena. Entre a estupefação e a felicidade, a noiva respondeu… "sim".

O casal teve ainda direito a outra prenda: os noivos puderam conhecer e tirar uma fotografia com Luisão, antigo defesa-central das águias.

No relvado, o Benfica venceu a Fiorentina por 1-2, através dos remates certeiros de Seferovic e Caio Lucas.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: João Paulo Trindade e Tânia Paulo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar