30 de janeiro de 2020, 10h24

Judo: o cenário para Tóquio 2020

Judo

Em entrevista à BTV, o treinador Jorge Gonçalves e a judoca Rochele Nunes falaram dos pormenores individuais e coletivos na fase de apuramento para os Jogos Olímpicos, projetando os desafios em agenda até à grande competição mundial.

A judoca Rochele Nunes e o treinador Jorge Gonçalves estiveram no programa Sport Lisboa e Modalidades, da BTV. A mais recente conquista da atleta foi um dos temas abordados, tal como o cenário de qualificação olímpica dos judocas benfiquistas, com Tóquio 2020 no horizonte.

"É muito bom começar o ano olímpico com um lugar no pódio. Claro que ambicionamos sempre o ouro, mas ter estado lá [no Grand Prix de Telavive, Israel] e ter conquistado esta medalha de bronze foi muito importante. Tenho consolidado a minha vaga para Tóquio e provado que posso estar no pódio olímpico também", considerou a judoca do Benfica, recordando o mais recente sucesso.

O treinador da equipa de judo do Benfica, Jorge Gonçalves, explicou a importância de cada ponto que os atletas conquistam nas várias competições, que servem de apuramento para Tóquio 2020.

"Foram mais pontos amealhados, porque nesta fase também temos de fazer esta matemática em termos de ranking, uma vez que no caso da Rochele o objetivo não é só o Projeto Olímpico, mas também a qualidade do seu apuramento, nomeadamente estar no top 8 de forma a prever melhores sorteios em termos de Jogos Olímpicos", afirmou.

Judo

"Temos uma ambição que são os Jogos, por isso, todas estas provas são importantes para preparar a competição, ganhar ritmo, confiança e estabelecer melhores estratégias de combate para combate", reforçou o treinador.

Rochele Nunes confessou que a pressão agora é menor e que já consegue fazer uma melhor gestão do seu percurso.

"No ano passado competi com uma certa pressão porque precisava da vaga. Hoje, que a minha vaga já está mais garantida, o meu foco mudou. Quero estar no top 8 e fazer uma luta de cada vez, assim consigo ter mais tranquilidade. Ainda tenho o ouro para conquistar, porque ainda me falta cantar o hino de Portugal, tenho muita vontade", confessou a atleta.

Para além de Rochele Nunes, mais quatro atletas do Benfica estão focados no apuramento olímpico, tal como explicou o treinador encarnado. "Nas raparigas temos Telma Monteiro (-57kg), Bárbara Timo (70kg) e Rochele Nunes (+78kg), que são atletas que têm o apuramento quase garantido e o objetivo é o top 8. Nos rapazes temos Anri Egutidze (-81kg), que tem quase o apuramento garantido, falta apenas mais um ou outro resultado para dar consistência ao seu apuramento. Depois temos o caso de Rodrigo Lopes (-60kg), que está um pouco atrás do apuramento olímpico, mas ainda é possível. Não é uma missão fácil, mas certamente que em equipa vamos puxar todos uns pelos outros no sentido de termos o quinto elemento nos Jogos e fazermos assim um recorde de elementos participantes", referiu Jorge Gonçalves.

Judo

Rochele Nunes enalteceu ainda a importância da união do grupo de judocas benfiquistas, que torna o trabalho do dia a dia mais fácil.

"A conquista de um é a conquista e a alegria de todos. Esta fase preparatória tem sido muito prazerosa. Penso que todos os que estão na luta pela vaga olímpica têm hipóteses de chegar ao pódio. É uma alegria poder conviver com um grupo tão bom, isso faz com o que o trabalho seja mais motivador e feliz", vincou.

Com olhos postos nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Rochele Nunes e Jorge Gonçalves falaram das competições mais importantes que se seguem.

"Vamos ter de privilegiar aqui provas que contem mais pontos no ranking mundial. Isto tudo com outros objetivos muito importantes pelo meio, como é o caso do Campeonato da Europa e o Masters, que são os principais objetivos deste primeiro semestre", contou o treinador.

"Daqui a 15 dias vamos ter o Grand Slam de Paris, depois em abril temos o Europeu. Confio muito no trabalho do treinador e de toda a equipa técnica. Espero poder trazer cada vez mais medalhas", enfatizou Rochele Nunes.

Texto: Márcia Dores

Fotos: SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar