2 de fevereiro de 2020, 18h46

Diretamente para o Mundial!

Futsal

Dupla do Benfica, Bruno Coelho e Fábio Cecílio, abriu a contagem no jogo da 3.ª Jornada do Grupo A da Ronda de Elite.

A Seleção Nacional de futsal assegurou – com uma exibição de luxo! – passagem direta para o Mundial Lituânia 2020, depois de bater, neste domingo, a Itália por 1-4, no terceiro e decisivo encontro da Ronda de Elite. 

Na Póvoa de Varzim, Portugal estava obrigado a ganhar à Itália para se apurar para o Campeonato do Mundo da Lituânia… outro resultado que não fossem os três pontos eliminaria os portugueses, tendo em conta o triunfo da Finlândia sobre a Bielorrússia por 4-2.

Com Portugal a apertar e claramente superior à congénere transalpina, gritou-se golo aos 9'. Oportunidade flagrante para Ricardinho, que chegou a festejar, mas a bola bateu nos dois postes e... saiu!

Depois de várias ameaças, o golo chegou... e só pecou por tardio. Aos 11', a dupla do Benfica colocou a Seleção Nacional na frente. Ricardinho levantou o esférico num lançamento lateral e Bruno Coelho assistiu para a finalização de Fábio Cecílio. Um toque subtil do universal do Benfica que não deu hipótese de defesa a Stefano Mammarella. Estava desfeito o nulo no Municipal da Póvoa de Varzim (0-1).

Vantagem alargada dois minutos depois, com o guarda-redes italiano a travar o primeiro remate de Ricardinho, mas já não segurou o de Pany Varela. O 0-2 ao intervalo colocava Portugal cada vez mais perto do Mundial...

Com maturidade e confortável no jogo, a formação liderada por Jorge Braz ia controlando todos os momentos do desafio. Os minutos avançavam e a Itália via o apuramento cada vez mais longe… Com oito minutos para se jogar, a "Squadra Azurra" arriscou tudo e apostou no guarda-redes avançado.

Uma estratégia sem sucesso, e que Portugal ainda conseguiu contrariar no último minuto (40') com Ricardinho, com um bis (assistência de Bruno Coelho para o terceiro golo), a aumentar para 0-4 as contas e a confirmar o apuramento para o Campeonato do Mundo de futsal, apesar da – insuficiente – resposta italiana nos segundos finais (1-4).

A armada lusa encerra, então, as contas do Grupo A da Ronda de Elite, na liderança, com 7 pontos, mais dois do que a Finlândia, 2.ª classificada.

Itália-Portugal

Itália-Portugal, 1-4

FICHA  
Local Pavilhão dos Desportos Municipal da Póvoa de Varzim
Cinco de Portugal André Sousa (Benfica), Bruno Coelho (Benfica), João Matos, Ricardinho e Cardinal
Suplentes Edu, Erick, Nilson, André Coelho (Benfica), Tiago Brito (Benfica), Fábio Cecílio (Benfica), Miguel Ângelo (Benfica), Pany e Pedro Cary
Ao intervalo 0-2
Golos de Portugal Fábio Cecílio (11'), Pany Varela (17'), Ricardinho (40' e 40')
 

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: FPF

PATROCINADORES MODALIDADES


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar