25 de março de 2020, 15h40

Francisco Belo: "A vida deu-nos tempo para nos tornarmos melhores"

Projeto Olímpico

Lançador da equipa de atletismo e finalista no curso de Medicina. É dele a mensagem forte, de superação, na News Benfica desta quarta-feira.

A pandemia de COVID-19 mantém o mundo em suspenso! É inevitável e transversal, pois a vida mudou para todos. Francisco Belo tem a palavra no editorial da News Benfica desta quarta-feira. Atleta do lançamento do peso e finalista de Medicina dá o exemplo e deixa conselhos.

A História mostra-o! Capacidade de todos, a adaptação! Fácil para uns, para outros nem tanto, mas é nestas alturas que descobrimos muitas vezes uma força que desconhecíamos até então.

"Adaptar... é o que os seres vivos fazem desde sempre, e nós, humanos, não somos exceção. Para uns é mais fácil, para outros menos. Para nós, atletas, é condição normal da nossa vida, constantemente à procura de melhores adaptações físicas e mentais." É desta forma, com esta análise, que o atleta do Sport Lisboa e Benfica inicia a sua mensagem, personificando o atleta de alta competição.

 Francisco Belo

"O Clube foi o primeiro a tomar medidas para nos proteger"

"As rotinas mudaram, as dificuldades são agora outras. Temos sempre planos para o que fazer no caso de uma pequena lesão, alteração de treinos ou de competições, mas não para a crise atual. Mesmo assim, temos algo a nosso favor: o Benfica. Da mesma forma que nos ajuda com a sua equipa multidisciplinar, o Clube foi o primeiro a tomar medidas para nos proteger, e encontra-se sempre à procura de melhores soluções para os seus atletas", acrescentou, elogiando a forma célere e diligente como foi colocado em prática o plano de contenção, combate e informação... O Benfica está em casa! 

"Mais do que estar longe de quem gostamos, é a impossibilidade de ir que nos dói. Apenas ir, porque podemos. A 'forma' física não se mantém. Até se obterem estratégias, a médio prazo, penso que apenas se atrasa, o máximo possível, o decréscimo. Até a alimentação teve de ser adaptada face à corrida irracional das pessoas aos bens essenciais", explicou Francisco Belo.

Além do atleta, tem a palavra o ser humano e finalista do curso de Medicina. Um homem pleno de confiança e com uma energia altamente positiva... como se quer, para mais num momento destes!

"Mas nem tudo são más notícias. Gosto de ser positivo! E sabem que mais? É altura de aproveitar… aproveitar para fazer o que não foi feito até agora. Aqueles exercícios de alongamentos que sempre devemos fazer, mas nunca há tempo: é agora! Aqueles exercícios de estabilidade e coordenação que por vezes ficam para trás por causa daquele exercício mais importante: é agora!", desafiou, prosseguindo...

"Necessitaremos da máxima capacidade de adaptação e resiliência"

"A vida deu-nos tempo para nos tornarmos melhores. Para crescermos e fazermos dos nossos pontos mais fracos os mais fortes. Adaptar. Fazer o que fazemos de melhor, com convicção e confiança", atirou, mostrando o caminho.

Resiliência, crença, paciência e muita coragem! Somos capazes, sim...

"Os próximos meses serão difíceis. Sim, já está claro para todos! Resta-nos esperar pacientemente pela definição das datas de realização dos Jogos Olímpicos, em Tóquio, para que a preparação possa ser planeada. Necessitaremos da máxima capacidade de adaptação e resiliência. Existem poucas certezas e torna-se difícil prever o futuro, visto que se trata de um novo vírus. Mas vamos conseguir. Vamos ser maiores e melhores. Muita força e esperança para todos!", concluiu Francisco Belo.

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar