7 de abril de 2020, 14h41

"Nada será igual e poderemos ser mais fortes enquanto civilização"

NewsBenfica

Telma Monteiro, atleta portuguesa mais medalhada no Judo, escreve o editorial da News Benfica nesta terça-feira.

Atleta portuguesa mais medalhada no Judo, Telma Monteiro assina o editorial da News Benfica nesta terça-feira. Escreve sobre "um período que apanhou o mundo de surpresa" e conta como, nesta luta contra a pandemia que transformou as nossas vidas, passou da "inquietação" a um estado de otimismo.

"Primeiro que tudo, quero realçar o orgulho que sinto em Portugal. Era impossível prever e estarmos preparados para uma situação destas, mas o que vejo é um país que, sob uma liderança competente – assim como no meu Clube, desde muito cedo, com as melhores decisões! –, conseguiu reagir a tempo de se evitar uma situação ainda mais dramática. Os portugueses, de um modo geral, estão a cumprir as medidas adotadas pelas autoridades nacionais. Tenho... Temos, por isto, de estar todos bastante orgulhosos", realça a judoca.

"Tranquila", Telma Monteiro explica que procura ter "uma rotina diária de treinos e tarefas" que a mantenham "ocupada" e a ajudem "a passar o tempo de maneira saudável". "No início, a incerteza de quanto tempo tudo isto iria durar, causava-me obviamente inquietação. Agora, aceitei que isto é uma situação temporária, que vai passar, ainda que se vá prolongar um pouco mais nas nossas vidas", constata.

"No panorama desportivo, tudo está suspenso. Os Jogos Olímpicos foram adiados por um ano, o que acabou por ser a decisão mais sensata. Para qualquer atleta, um ano é muito tempo, foi este o meu primeiro pensamento. No entanto, rapidamente reestruturei a minha mente, e agora penso que é mais um ano que tenho pela frente para melhorar. E este período pode ser isso, também, para nós todos", comenta Telma Monteiro.

Golden League

"Um pouco por todo o planeta, fomos obrigados a desacelerar. Não tínhamos tempo para nada, para estar com a família, fazer coisas banais, pensar em novos projetos. Esta é, portanto, uma oportunidade: temos de refletir, é essencial crescermos como pessoas", reforça a judoca.

"Depois deste complicado desafio de saúde pública global, virá provavelmente um tremendo desafio económico", realça a atleta do SL Benfica. "Mas também sei que, quando sairmos deste isolamento social, nada será igual e poderemos ser mais fortes enquanto civilização. Saberemos o quão longe podemos chegar. Este é um momento histórico, e nós podemos fazer a diferença, desde já, com atitudes solidárias e otimistas, pensando sempre no bem comum!", enfatiza a campeã.

Telma Monteiro finaliza o seu texto na News Benfica com "sinceras palavras de gratidão". "Obrigada a todos os que, dia após dia, saem de casa para permitir que o país não pare e que nós possamos ficar em casa, em segurança", termina a judoca.

Fotos: SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar