21 de abril de 2020, 15h28

Joana Guedes: "Vamos sair melhores desta batalha"

NewsBenfica

Tem a palavra a capitã do voleibol do Clube, numa mensagem de otimismo e esperança, no editorial da News Benfica desta terça-feira.

Passado praticamente um mês e meio sobre o anúncio da pandemia de COVID-19, o mundo continua algo incrédulo, não obstante a árdua e real batalha todos os dias travada. Adaptação continua a ser a palavra de ordem, num momento em que o otimismo e a confiança podem fazer a diferença.

Não é fácil e, apesar de todos os dias conquistados serem autênticas vitórias, há alturas em que a realidade é tão dura que os fantasmas do medo teimam em surgir.

"Quando me pediram para escrever sobre o que nos está a acontecer, sinceramente paralisei porque ainda não acredito naquilo que estamos a viver em pleno século XXI. Somos postos à prova todos os dias a nível pessoal, profissional e desportivo, mas, para algo desta dimensão, ninguém está preparado", confessa Joana Guedes, a abrir o editorial da News Benfica desta terça-feira, online no Site Oficial do Clube.

Contra o medo a receita é clara: fé, otimismo, tranquilidade e entrega... aquela entrega que surge quando é tão óbvio que tudo tem um motivo e nada, nada acontece por simples acaso!

"Enquanto cidadãos temos de gerir esta situação com serenidade e cooperar com as autoridades de saúde pública, mesmo que isso implique uma mudança colossal no nosso quotidiano. E que mudança esta!", acrescenta a capitã da equipa feminina de voleibol.

Joana Guedes

"Sabemos que os próximos tempos não vão ser fáceis, mas temos de encarar isto como mais um desafio"

E como é o dia a dia de Joana Guedes?

"No meu dia a dia sou, por norma, uma pessoa positiva e otimista em relação a tudo, e escrevo com a certeza de que tudo vai ficar bem e que vamos ficar todos bem! Mas, para isso, temos de ter consciência que há regras a cumprir, impostas pela Direção-Geral de Saúde e pelo Governo para podermos estar com quem gostamos o mais rápido possível", vinca a líbera do nosso voleibol.

"Tenho saudades da minha família, dos meus amigos e tenho, sobretudo, saudades de sentir um abraço forte, mas a realidade é esta e temos de a encarar de frente. Estou a cumprir mais um dia numa longa quarentena, como tantas outras pessoas, com todos os cuidados que nos são pedidos e sempre com o objetivo de me manter sã física e psicologicamente", explica, abrindo o coração e descrevendo o sentimento de tantos, tantos milhares...

A equipa comandada por Nuno Brites encontrava-se em plena ação na época 2019/20 quando tudo parou e o Benfica de imediato tomou medidas para salvaguardar e proteger todos os seus. O plano continua em execução e todos cumprem...

"Para além de estar em teletrabalho, tenho praticado atividade física conforme o plano estruturado pela nossa fisiologista e tenho seguido as dicas da nossa nutricionista. Só saio à rua para idas ao supermercado e farmácia e, obviamente, não o faço todos os dias porque não preciso", aponta a camisola 3 das águias.

Joana Guedes

"Acredito que o espírito humanitário irá prevalecer. Vai ficar tudo bem!"

Na reta final da sua mensagem, e porque estes – nunca é demais lembrar! – são tempos de gratidão, um sentido "obrigada" aos que "continuam a assegurar que não nos falta comida em casa, a todas as forças de segurança e, principalmente, aos profissionais de saúde que estão na linha da frente a fazer o melhor possível para continuarem a garantir o nosso bem-estar".

"Nunca é demais reforçar a importância de lavarmos as mãos com frequência, ter sempre por perto desinfetante, sair de casa só em casos de extrema necessidade e seguir sempre as indicações da DGS", recorda, em jeito de apelo, a capitã!

A fechar, palavras realistas, mas de quem sabe que muitas vezes a superação, o ser forte quando não resta outra alternativa é o mote para o sucesso.

"Sabemos que os próximos tempos não vão ser fáceis, mas temos de encarar isto como mais um desafio. Estamos todos a remar para o mesmo lado com o objetivo de garantir o melhor para nós e para os nossos! Vai ficar tudo bem!", confia a voleibolista, isto porque há algo fulcral...

"Acredito que o espírito humanitário irá prevalecer e que vamos sair melhores desta batalha", concluiu Joana Guedes.

Fotos: SL Benfica

PATROCINADORES MODALIDADES


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar