9 de outubro de 2020, 19h29

Título é a ambição no Europeu de triatlo em estafetas mistas

Triatlo

Orientados pelo treinador João Mascarenhas, os triatletas João Silva, Melanie Santos, Vera Vilaça e Vasco Vilaça competem pelo SL Benfica no domingo, 11 de outubro, em Alhandra.

Em declarações exclusivas à BTV, os triatletas do Sport Lisboa e Benfica, orientados pelo treinador João Mascarenhas, mostraram-se preparados levar de novo bem alto o nome do Clube no Campeonato da Europa de triatlo em estafetas mistas, no domingo, 11 de outubro, em Alhandra.

Os quatro atletas que compõem a equipa benfiquista, duas atletas femininas e dois atletas masculinos, que neste caso serão Melanie Santos, Vera Vilaça, João Silva e Vasco Vilaça, terão de cumprir, cada um deles, um triatlo super sprint sem paragens de cronómetro.

O segmento de natação será realizado no rio Tejo, o ciclismo percorre o troço da Estrada Nacional 10 entre Alhandra e o Sobralinho, e o Passeio Ribeirinho, entre Alhandra e Vila Franca de Xira, será o palco do segmento da corrida. A competição tem início previsto para as 11h30.

João Mascarenhas

João Mascarenhas (treinador do Benfica): "Vamos com o objetivo de ganhar. Temos feito sempre pódio. Vai ser a nossa quarta participação, fomos primeiros, depois terceiros e no ano passado segundos, pois sofremos uma penalização mesmo à última hora quando o João Pereira já se preparava para sprintar com o atleta francês [do Poissy Triathlon]. É uma competição que tem evoluído muito em termos de qualidade. Criou-se a tradição e as equipas vêm sempre com alguns dos seus melhores nomes mundiais. A equipa francesa vem em grande força, isso significa que têm enorme respeito pela nossa equipa e que não podem facilitar, porque vamos aproveitar qualquer oportunidade. O Poissy Triathlon, sendo o nosso principal adversário, tem quase todos os nomes da estafeta que se sagrou campeã mundial no mês passado em Hamburgo em representação da França. A estratégia será aproveitar todas as oportunidades para tentar surpreender. Vamos dar tudo para lutar pelo título europeu."

"[A equipa do Benfica] Temos o Vasco Vilaça, que é 'só' vice-campeão do mundo de Elite. A Melanie Santos tem estado sempre muito bem nesta prova, tem conseguido integrar a frente da competição. Depois, o João Silva também está num ótimo momento de forma. A Vera Vilaça tem uma natação e um ciclismo de nível mundial, diria até que talvez seja a atleta mais forte da prova nestes dois segmentos. O atletismo dela também não está mau, e o Vasco vem logo a seguir. O segredo será aproveitar a falha da equipa adversária, que é a campeão em título."

João Silva (triatleta do Benfica): "As expectativas são muito altas. Esta é a prova mais importante do ano, para nós. A equipa francesa do Poissy Triathlon é a favorita, mas temos bastante qualidade para nos batermos com eles. É uma prova onde estão as melhores equipas da Europa e é uma oportunidade para demonstrar toda a força do Benfica. Este é um percurso que não tem grandes dificuldades. Há uma ligeira subida no trajeto de bicicleta, mas os grandes obstáculos vão ser mesmo os adversários. Irei encarar esta competição como a última do ano, será para dar o máximo. O objetivo é alcançar o primeiro lugar. É com esta mentalidade que vamos encarar a prova no domingo."

Melanie Santos (triatleta do Benfica): "O Benfica tem mostrado ao longo dos anos que tem uma equipa forte. Apesar de irmos trocando elementos, conseguimos estar sempre a lutar pelo lugar mais alto do pódio, e este ano não vai ser exceção, vamos lutar para isso. É sempre motivo de orgulho trazer qualquer medalha para o Benfica, mas queremos a medalha principal, que já o conseguimos antes, por isso não está fora do nosso alcance. Conseguimos representar bem o Benfica."

Vera Vilaça

Vera Vilaça (triatleta do Benfica): "Tive oportunidade de participar com a equipa do SL Benfica há dois anos, em 2018, quando alcançámos o terceiro lugar. Faço parte de uma equipa muito forte, os outros três elementos têm um currículo impressionante e eu acabo por ter aquela pressão extra de ter de fazer uma prova muito boa para estar ao nível deles. O nosso principal adversário é o Poissy Triathlon, como tem sido nos últimos anos, mas temos uma equipa forte para enfrentar os franceses."

Vasco Vilaça

Vasco Vilaça (triatleta do Benfica): "Este ano, pelos motivos que todos conhecemos, tivemos poucas oportunidades de representar o Benfica. Temos agora a possibilidade de fazê-lo e de levar o Clube a um pódio europeu. Sinto-me bastante preparado para representar o Benfica nesta prova, onde será a pela primeira vez que o vou fazer. Há sempre algum nervosismo antes das provas mais importantes, o que significa que o corpo está pronto para dar o melhor. Gosto da pressão de lutar pelo lugar mais alto do pódio. O ano tem-me corrido bem, ter sido vice-campeão do mundo em Hamburgo simboliza que estou em forma para representar o Benfica da melhor maneira."

"[Competir com a irmã, Vera Vilaça] Até hoje tive muito poucas oportunidades de competir na mesma estafeta que a Vera. Vai ser muito interessante, juntos, lutarmos pela subida ao pódio."

Benfica Olímpico

Fotos: SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar