Casas Benfica

18 dezembro 2020, 09h18

Margem do Rio Douro

REPORTAGEM BTV

Na Rua de Santa Catarina, uma das mais emblemáticas da cidade do Porto, foi inaugurada, em 19 de novembro de 1988, a Casa n.º 12 do Benfica. A BTV viajou até à Invicta para conhecer a embaixada encarnada, Campeã Mundial de Pesca Desportiva de mar.

"Vi no Jornal O Benfica que ia haver uma Casa aqui no Porto e inscrevi-me logo. (…) Esta Casa mantém-se aberta porque tem uma Direção que tenta fazer o melhor possível para que isso aconteça. Eu só estou por detrás a dar assistência. Tivemos aqui a presença de Eusébio e Coluna, na inauguração da Casa…", começou por contar Maria José Lima, presidente da Casa Benfica Porto, ao programa da BTV "Pelas Casas do Benfica".

Casa Benfica Porto

Apesar de todas as dificuldades com que lida diariamente por estar localizada na capital do Norte, a Casa Benfica Porto – que, entretanto, já mudou de morada – não desiste e continua a caminhar com os olhos postos no futuro.

"Não é fácil. Eu gostava que os benfiquistas do Norte pudessem ir a um jogo ou vir à Casa Benfica e trazer uma camisola do seu clube… A primeira sede, localizada mesmo no coração da cidade do Porto [Rua de Santa Catarina], foi várias vezes assaltada. É muito difícil. As pessoas deviam poder ir assistir a um jogo em família. Esta é aquela Casa que está na cidade daquele que é o maior rival do Benfica, e faz sentido que continue a ser apoiada", afirmou Paula Oliveira e Silva, membro dos Corpos Sociais da Casa Benfica Porto.

Casa Benfica Porto

"Ser benfiquista aqui no Porto não é fácil. Tenho pena de esta Casa não ser mais frequentada e faço um apelo a todos os Benfiquistas, especialmente aos do Norte, para que ajudem esta Casa", pediu Américo Rebelo, responsável pela Casa Benfica Porto.

Uma Casa conhecida não só pela modalidade-rainha – onde se sagrou Campeã Mundial –, mas também pela vertente solidária.

"Muito antes da COVID-19, fizemos várias angariações de fundos para ajudar as pessoas mais necessitadas. Já iniciámos mais uma campanha para doar à instituição 'O Coração na Cidade'", explicou Américo Rebelo.

Casa Benfica Porto

"Foi a primeira Casa Benfica a ter secção de pesca, o que muito nos orgulha. Marcámos a diferença pela organização, pela forma de estar e por saber defender as cores do Sport Lisboa e Benfica. Tínhamos essa responsabilidade", contou José Oliveira, vice-presidente e responsável pela secção de Pesca da Casa Benfica Porto.

A embaixada encarnada está situada na Rua António José da Silva n.º 104, 4200-081 Porto, e aberta ao público de segunda-feira a sábado, das 14h00 às 19h00, encerrando ao domingo (exceto em dias de jogo).

Texto: Filipa Fernandes Garcia
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 18 de dezembro de 2020

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar