Hóquei em Patins

31 dezembro 2020, 09h13

Alejandro Domínguez

Com a sua habitual frontalidade, Alejandro Domínguez, treinador da equipa de hóquei em patins do Benfica, abordou a importância da conquista da Taça 1947 para o grupo, em entrevista ao jornal "Record".

Nestas declarações, Alejandro Domínguez fez ainda um ponto de situação da crescente identificação entre as ideias do treinador e aquilo que os atletas têm vindo a demonstrar no rinque.

Alejandro Domínguez

Paragem forçada devido à COVID-19

"Foi um momento muito difícil. Não só a nível pessoal, mas a nível de grupo, porque terminámos de fazer um grande jogo em Valongo, e poucos dias depois estávamos todos fechados nas respetivas casas. Eu, por exemplo, estava em casa com a minha filha mais nova. A minha mulher e filha mais velha estavam em Espanha. Eu estava encerrado num quarto, sem poder sair para não contagiar a minha filha. Cada um ficou na sua realidade, com ou sem sintomas, passámos todos mal e a equipa ficou 14 dias sem poder trabalhar. E depois voltámos, e cinco treinos depois fomos jogar a Barcelos, um candidato ao título. Nos primeiros treinos após o regresso tive a sensação de que não teria a equipa pronta para ir a jogo, mas os dias passaram e vi os jogadores a melhorarem e pensei... vamos a isso, vamos a jogo."

Alejandro Domínguez

Conquista da Taça 1947

"Primeiro de tudo, ganhar títulos é o objetivo de um clube como o Benfica. A primeira sensação foi o sentimento de tranquilidade pelo trabalho feito. Sentirmo-nos tranquilos por termos feito um bom trabalho. E depois há muitas outras sensações vividas durante e depois da competição. Jogámos uma competição muito complicada, com adversários difíceis: defrontámos o OC Barcelos, Oliveirense e Sporting, o que tornou as coisas mais difíceis. Mostrámos muita qualidade a nível técnico e tático nos jogos, e isso foi uma grande demonstração de carácter. Gostei muito de ver isso. Porque num Campeonato tão equilibrado, onde há tantas equipas boas, ter carácter vencedor e competitivo, superar as adversidades e ter capacidade de resiliência é muito importante. Senti-me feliz pela equipa, pela capacidade que tiveram de superar os obstáculos."

Alejandro Domínguez

Equipa à imagem do treinador

"Claro que ainda há caminhos para percorrer, mas já temos a alma que quero que a equipa tenha. É uma formação agressiva defensivamente, que impede dar a iniciativa ao adversário, e depois muito direta. Sou muito exigente, comigo e com os outros. Trabalho todo o dia, o hóquei está sempre na minha cabeça. E tento transmitir essa exigência pessoal para os jogadores."

Alejandro Domínguez

Busca da regularidade

"Ter regularidade e jogar sempre a um grande nível. Se não tiveres isso, és uma equipa que num dia faz uma exibição extraordinária, fruto do teu enorme talento individual, mas faltará capacidade para chegar às decisões e ganhá-las. Desde que estou no Benfica conseguimos atingir um ponto de maturidade e regularidade bastante interessante. O que nos falta é sermos regulares a um grande nível. Se eu tivesse de dar nota à minha equipa, nunca baixaria de um sete (em dez). Estamos sempre a jogar a esse nível. Num dia podemos chegar a um nove, que é precisamente a nota mínima que precisas de ter para ganhar a um grande rival. Por isso, em média, temos de elevar a nossa nota para um 8,5 ou nove para todas as partidas."

Alejandro Domínguez

Melhor Campeonato do mundo

"Quando faço uma afirmação tão categórica como esta, que o Campeonato português é o melhor do mundo, podem levantar-se algumas dúvidas... Mas é a verdade, neste caso subjetiva, pois é a minha opinião e sustento-a. Primeiro, porque vieram muitos jogadores de grande nível para esta Liga, porque havia quatro equipas que apostavam muito financeiramente no hóquei, como Benfica, Sporting, FC Porto e Oliveirense. A consequência foi que jogadores com grande nome internacional vieram para Portugal jogar, e isso elevou a qualidade do Campeonato. E depois aqui em Portugal há também muito talento. E sempre foi uma Liga muito competitiva e atrativa. É um Campeonato que tem um carácter mais ofensivo e menos especulativo."

Fotos: SL Benfica
Última atualização: 31 de dezembro de 2020

Patrocinadores Hóquei


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar