Casas Benfica

15 janeiro 2021, 11h30

Casa Benfica Olhão

REPORTAGEM BTV

A Casa Benfica Olhão, situada no sotavento algarvio, foi protagonista do mais recente episódio do programa da BTV "Pelas Casas do Benfica".

Esta embaixada benfiquista,um ponto de passagem obrigatório para quem gosta de comer bem e que dá cartas nas modalidades de Karaté e BTT, foi criada em 25 de setembro de 2002.

"Depois do Estádio da Luz, este é o melhor sítio para ver futebol." Quem o diz é Eduardo Palminha, presidente da Casa Benfica Olhão.

Casa Benfica Olhão

"Foi no SC Olhanense que começaram as primeiras reuniões para ser inaugurada a Casa. Vinte sócios de referência, que se disponibilizaram e tiveram a coragem de fundar esta Casa, estão homenageados numa das paredes da própria estrutura. É um orgulho ver a Casa como está. No fundo, é uma parte de nós que está aqui", explicou à BTV

Com o aparecimento da COVID-19, a Casa Benfica Olhão foi pronta a adotar todas as medidas de segurança... "Fomos das primeiras Casas a apresentar um plano de contingência para permitir que os sócios se sentissem mais seguros. Aqui, só entram pessoas com máscara e após desinfetarem as mãos", relembrou.

A Casa tem as modalidades de BTT e karaté e já deu bastantes prémios e alegrias em ambos os desportos. "Sentimo-nos orgulhosos porque dá frutos. Esta é uma criação nossa. No karaté temos a secção de jovens composta com cerca de 40 atletas. São um orgulho pela Formação e pelos títulos que têm dado", finalizou.

Casa Benfica Olhão

Albino Sousa é o responsável pela criação da secção de karaté da Casa Benfica Olhão e mostrou-se orgulhoso por todo o trabalho que tem vindo a ser realizado. "Havia uma necessidade de criar um núcleo de karaté. Numa parceria com outro clube criou-se o Núcleo da Casa Benfica. Há uma responsabilidade maior em trazer o símbolo do Benfica ao peito. Em praticamente todos os lugares onde vamos, temos trazido pódios. O karaté forma pessoas que no futuro são pessoas mais estáveis", salientou. 

Casa Benfica Olhão

O responsável pela criação da secção de BTT é Hernâni Neto. Apesar de esta modalidade não ter atualmente a vertente competitiva, é a partilha de momentos em conjunto que faz mover a paixão por este desporto.

"A secção de BTT da Casa Benfica de Olhão existe desde 2007 e foi criada a convite do anterior presidente da Casa. Tínhamos muitas pessoas em Olhão a praticar BTT e não havia nenhum clube, nem organização. Estamos na ponta de Portugal, estamos junto ao mar, mas temos a cidade e o mato aqui perto e o BTT precisa disso. Nunca tivemos a vertente competitiva. Sempre foi pelo lazer. Juntávamo-nos aos domingos, havia uma vertente familiar e as pessoas juntavam-se todas para fazer os seus passeios. Estamos a representar a terra, o Clube de que gostamos e isso é muito importante", assinalou Hernâni Neto.

Casa Benfica Olhão

Para manter uma Casa tão dinâmica no ativo é fulcral haver um local onde as pessoas possam realizar as suas refeições, mas acima de tudo serem bem alimentadas! Paulo Sebastião, o responsável pelo concessionário do restaurante da Casa Benfica Olhão, conta como tudo teve início...

"Esta aventura começou de uma forma muito gira. Na altura, a Casa Benfica estava encerrada e o senhor Palminha [presidente da Casa] pediu-nos para preparar uns petiscos para a reabertura da Casa aos sócios no dia 14 de agosto de 2017. Viemos com essa ideia, correu tudo bem e ficámos até hoje", recordou Paulo Sebastião. 

Casa Benfica Olhão

Selécio Martins tem 62 anos e é um dos 20 sócios fundadores da Casa Benfica Olhão. Diz que o Benfica é o seu orgulho e revelou onde decorreram as primeiras reuniões para a criação da Casa.

"Fui convidado para ser um dos sócios fundadores. Tivemos várias reuniões debaixo da bancada do estádio do SC Olhanense, porque era o único sítio livre, e havia um sócio do Benfica que trabalhava lá. Queríamos mesmo abrir uma Casa Benfica aqui em Olhão",vincou.

Texto: Diogo Nascimento
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 15 de janeiro de 2021

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar