Casas Benfica

05 fevereiro 2021, 10h30

Casa Benfica Castro Verde

REPORTAGEM BTV

A Casa oficial n.º 159 do Clube localiza-se em Castro Verde, e foi precisamente ao município do distrito de Beja que o programa da BTV "Pelas Casas do Benfica" viajou para dar a conhecer mais um espaço encarnado.

A Casa Benfica Castro Verde ergueu-se a 8 de março de 2003 e foi inaugurada oficialmente pelo Presidente Luís Filipe Vieira a 25 de novembro de 2017. Conta atualmente com 200 Sócios e tem o futsal como a sua maior aposta desportiva.

Casa Benfica Castro Verde

"Esta Casa nasceu numa data histórica, coincidiu com o dia da mulher. Passados alguns anos, conseguimos ter aquilo que os sócios desejavam… uma sede a funcionar diariamente, a servir os Sócios e os amigos da Casa. É um espaço de convívio entre todos, onde podem jogar às cartas, comer o seu petisco…", começou por contar o presidente da Casa Benfica Castro Verde, José Carlos Tomé.

Casa Benfica Castro Verde

"A necessidade de criar esta Casa do Benfica foi como a de criar uma família, precisámos de apoio e carinho. A Casa tem excelentes condições, mas para o que queremos é pequena… Apesar disso orgulha-nos bastante, porque aqui há muita dedicação e trabalho", disse Manuel Constantino, um dos sócios-fundadores, visivelmente emocionado.

Casa Benfica Castro Verde

O futsal é a modalidade em que a Casa Benfica Castro Verde aposta. Conta atualmente com 14 atletas e participa no Campeonato Distrital de Beja.

"Temos o futsal, no passado já tivemos futebol feminino, que também foi uma mais-valia para a Casa Benfica. O futsal neste momento está a correr bem, dentro do possível", referiu o presidente José Carlos Tomé.

Casa Benfica Castro Verde

"Iniciámos um projeto com uma equipa de juniores, agora já temos seniores há dois anos… Neste momento somos 14 atletas, participamos no Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Beja. Jogamos pelo simbolismo da Casa do Benfica e pelo que nos dão… Sentimos necessidade de orgulhar a Casa Benfica Castro Verde", confessou o treinador da equipa de futsal, Filipe Severino.

"O mais importante é ser jogador. Ser capitão é algo que veio por acréscimo, mas é um orgulho. E ser capitão da Casa do nosso clube do coração é ainda mais. A Casa torna-se especial pela união, a entrega que todos nos dão… porque nunca nos falta nada", enfatizaram os capitães da equipa de futsal.

Casa Benfica Castro Verde

O presidente da Câmara Municipal de Castro Verde enumerou as várias razões que fazem a Casa n.º 159 do Benfica ser um ponto de referência no município.

"Desde que nasceu, a Casa Benfica introduziu-se muito bem na nossa realidade, como acontece em todo o País, aliás, mas aqui em Castro Verde conseguiu fazer sempre um trabalho positivo, crescente e há uma ligação muito forte, especialmente dos benfiquistas em relação à sua Casa, e isso é bom… A sede é muito frequentada, traz muitas pessoas, os benfiquistas vivem com intensidade a vida do Clube mesmo a esta distância de 200 quilómetros de Lisboa… Veio trazer força a vários domínios, algo que a torna ainda mais importante", frisou o autarca António José Brito.

Casa Benfica Castro Verde

António Paulino, presidente da união de freguesias de Castro Verde e Casével, também salientou a importância do espaço encarnado: "A Casa Benfica Castro Verde é uma associação com a qual a freguesia tem um protocolo de colaboração, pois é uma associação muito ativa, tem várias atividades ao longo de todo o ano e dá-nos imenso prazer apoiar todas as associações que desempenham o seu plano de atividades, atividades essas que enriquecem o nome de Castro Verde."

Texto: Márcia Dores
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 5 de fevereiro de 2021

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar