Futebol feminino

10 fevereiro 2021, 11h09

Andreia Faria

REPORTAGEM BTV 

equipa feminina de futebol do Benfica aproveitou uma pausa no calendário competitivo (compromissos das seleções nacionais) para avaliação da atual condição física das atletas e projeção do plano de intervenção para o resto da época desportiva.

Com periodicidade regular ao longo da época, os exames mais recentes foram feitos no dia 8 de fevereiro, entre os Pavilhões do Complexo Desportivo da Luz e o Benfica Campus.

Testes físicos - Futebol feminino

O fisioterapeuta David Amaro explicou os testes físicos agora realizados e a finalidade dos mesmos.

"É um comparativo do que foi a evolução das nossas atletas objetivamente desde o início da época até esta fase… Através das avaliações da fisiologia e das perimetrias feitas pelo departamento médico, vemos como está a diferença de uma perna para a outra, olhamos para a postura das nossas atletas, tentamos perceber o que é que o desgaste da competição pode estar a provocar em termos de alterações posturais... Fazemos também testes específicos ortopédicos para ver como estão as articulações. No fundo, é tentar ter avaliações objetivas que nos permitam não só comparar com o início da época, mas projetar e delinear o plano de intervenção para os próximos meses da época desportiva", detalhou o fisioterapeuta David Amaro, em declarações à BTV.

As jogadoras encarnadas também foram avaliadas a nível nutricional.

"Tivemos a fazer medições de peso e altura, que são avaliações que fazemos com alguma regularidade, e fizemos também um exame que consegue avaliar a composição corporal das nossas atletas. É importante porque temos valores iniciais e são estipulados objetivos individuais, e através destes exames conseguimos perceber se as atletas têm correspondido ao esperado e adaptar a nossa atuação ao longo da época", referiu a nutricionista da equipa, Daniela Ramos.

Testes físicos - Futebol feminino

A defesa Ana Seiça considera este tipo de avaliação muito importante para a evolução profissional das atletas. "Com estes testes percebemos se estamos a progredir, e isso é o mais importante para nós", salientou a jogadora.

Cloé Lacasse lembrou que a COVID-19 veio travar a evolução na condição física da equipa, mas, agora que voltaram, ao ginásio as melhorias são notórias.

"Fizemos alguns exames para perceber se mantivemos a nossa condição física. Serve para vermos se melhorámos ou se estamos iguais, porque se ganharmos peso ou se tivermos uma lesão obviamente que isso vai afetar-nos em campo. A COVID influenciou o início da época, não pudemos ir ao ginásio as vezes que queríamos e precisávamos… No meu caso tive melhores resultados nestes exames, ganhei massa muscular por termos voltado ao ginásio. Está perfeito", vincou a avançada.

Futebol feminino - Testes físicos

A equipa feminina de futebol, comandada por Filipa Patão, é a atual líder da fase de apuramento de campeão da Liga BPI, com três vitórias nas três jornadas disputadas. Ana Seiça e Cloé Lacasse comentaram a boa fase do Benfica.

"Quando a equipa está bem é meio caminho andando para nós estamos bem individualmente. Estamos numa boa fase. Eu própria sinto-me numa boa fase tanto a nível físico como emocional. Vamos continuar o bom trabalho", afirmou Ana Seiça.

"Física e mentalmente estamos a atravessar um bom momento, as coisas estão a correr bem, tivemos uma boa vitória frente ao Famalicão e temos de continuar assim", finalizou Cloé Lacasse.

Texto: Márcia Dores
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 10 de fevereiro de 2021

Patrocinadores Futebol Feminino


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar