Casas Benfica

20 agosto 2021, 10h51

Casa Benfica Vila Nova de Gaia

REPORTAGEM BTV

No distrito do Porto, a Casa Benfica Vila Nova de Gaia inaugurou recentemente a sua nova sede, já com o Projeto de Uniformização de Imagem das Casas instalado, num convívio que reuniu sócios e alguns convidados especiais.

No episódio desta semana, o programa "Pelas Casas do Benfica", da BTV, viajou até Vila Nova de Gaia para presenciar a inauguração das novas instalações do braço armado do Clube. Domingos Almeida Lima, vice-presidente do Benfica que tem o pelouro das Casas, esteve na reabertura da embaixada n.º 185 e explicou ao canal de televisão do Clube a importância do Projeto de Uniformização de Imagem das Casas Benfica no município.

Casa Benfica Gaia

"Esta Casa tem 17 anos de existência, esta é sua quarta morada e as instalações e a localização privilegiada conferem-lhe uma relevância muito grande e de referência no norte do país. Os sócios têm a autonomia de escolher o momento das alterações e a direção atual decidiu que seria o momento ideal para se introduzir o conceito da nova imagem da Casa. Esta, só tem uma imagem interior, porque está inserida no centro comercial, mas perfaz todos os serviços da nova dinâmica das Casas", sublinhou Domingos Almeida Lima, acrescentando que as instalações são ideais para uma tarde de convívio "à Benfica".

Casa Benfica Gaia

A Casa Benfica Vila Nova de Gaia está ao serviço de uma das maiores comunidades de benfiquistas do mundo.

"No distrito do Porto os sócios estão em maioria, e esta força do norte faz com que seja cada vez mais urgente termos este modelo de Casas mais autónomas e sustentáveis. Foi um processo mais demorado, porque fizemos isto em plena pandemia, mas foi simples, pois há muito empenho e paixão por parte das pessoas de Vila Nova de Gaia. Muitas vezes podem pensar que o benfiquismo aqui é diferente ou escondido, mas não é. A comunidade é imensa", referiu Jorge Jacinto, diretor do departamento das Casas do Benfica.

"Prontifiquei-me logo para ajudar no que fosse preciso. Fomos vários sócios que nos voluntariamos, e com muito prazer, para edificar as instalações. Já merecíamos uma Casa assim", apontou Paulo Monteiro, sócio do braço armado do Clube.

Casa Benfica Gaia

No novo bastião encarnado, os sócios encontram um espaço de convívio com restaurante, uma loja oficial com produtos do Benfica e, acima de tudo, um serviço de qualidade. "Vamos tentar que os sócios venham cá e desfrutem das nossas instalações. Estamos no centro de Gaia, não há desculpas para não visitarem", gracejou Almiro Pinto, presidente da Casa.

Casa Benfica Gaia

A inauguração da embaixada de Vila Nova de Gaia contou também com a presença da glória José Augusto e de William Amaral de Andrade, antigo defesa-central do Benfica.

"A Casa está espetacular! Tem conforto e os adeptos conseguem ver os jogos e vibrar com o Benfica. Melhoraram bastante e isso demonstra bem o espírito benfiquista que aqui há", referiu o bicampeão europeu José Augusto, em retrospetiva à inauguração da primeira sede da Casa.

"As Casas Benfica podem absorver aquilo que são os principais objetivos da Casa-mãe e transportam o espírito benfiquista para todo o lado. A Mística Benfiquista sente-se, não se consegue descrever por palavras. Vive-se", confidenciou William.

Casa Benfica Gaia

E como pela barriga se chega ao coração, Rui Lopes, sócio-fundador e responsável pelo restaurante da Casa, organizou a reabertura do restaurante com um "banquete típico do norte, com um toque de Benfica". Entre rissóis, queijos, enchidos, carne assada, vitela na telha e pão, nada faltou nesta festa encarnada.

"Tento agradar a todos. O nosso restaurante terá como pratos principais a francesinha e alguns pratos de carne, e servirá sempre petiscos, a sair na hora. Os sócios terão um desconto e haverá sempre simpatia por parte do staff, claro!", certificou Rui Lopes, em tom de brincadeira.

Casa Benfica Gaia

Quanto ao futuro da Casa Benfica Vila Nova de Gaia, o presidente Almiro Pinto assegura a aposta nas modalidades. "A construção e reinauguração desta sede foi um primeiro objetivo, temos tudo para conseguir a grandeza que desejamos", anteviu.

Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 20 de agosto de 2021

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar