Casas Benfica

28 janeiro 2022, 12h53

Casa Benfica Castelo Branco

REPORTAGEM BTV

A Casa Benfica Castelo Branco é a n.º 77 do Clube e a protagonista do programa da BTV "Pelas Casas do Benfica". Esta embaixada foi criada em 1999/2000 e é um polo fundamental na promoção da prática do desporto na região. Em vários escalões, neste espaço do Clube, há equipas de andebol, atletismo, ciclismo e pesca.

Casa Benfica Castelo Branco

João Manuel Ambrósio é o presidente da Casa Benfica Castelo Branco "há cerca de três anos", mas está ligado a várias direções há muitos mais e tem um sonho…

"A história desta Casa começa em 1999/2000. Já lá vão uns anos. Fomos evoluindo aos poucos, com muita resiliência, as modalidades foram aparecendo, o que leva a que as pessoas acarinhem e apareçam. As modalidades são vitalidade, porque, com as modalidades e com o nome do Benfica, há mais pessoas a virem à Casa. Temos, ainda, a parte da bilhética para os jogos. Há muitos Benfiquistas em Castelo Branco", revelou no programa da BTV.

"Estou na presidência da Casa há cerca de três anos, mas tenho acompanhado as outras direções. Já fui tesoureiro, presidente do conselho fiscal… acompanho há muitos anos, até que chegou a uma altura em que tive de avançar. Gostava de aumentar as instalações da Casa", desejou João Manuel Ambrósio.

Casa Benfica Castelo Branco

Pedro Lopes, responsável da secção de atletismo, gere uma modalidade com "40 atletas" e que se orgulha de já ter vários títulos no palmarés.

"O atletismo tem, sensivelmente, cinco anos, mas tem dado dinâmica à Casa. Temos uma grande equipa e já conquistámos bastantes troféus, na região e nacionais. Tentamos fazer provas a nível nacional, mas o nosso foco é mais regional. Temos equipa sénior e de veteranos e somos 40 atletas, todos federados", apontou.

Casa Benfica Castelo Branco

A responsável pela secção de andebol da Casa é Mariana Ivanova. Lamenta que a pandemia tivesse tirado vários atletas jovens às equipas da Casa, mas acredita que o futuro será risonho.

"Estamos a começar de novo, após dois anos de pandemia. Perdemos alguns atletas. Começámos os treinos em setembro; a formação ainda está em treinos, porque a competição começa mais à frente. Na formação percebemos que os pais ainda têm algum medo de entregar os filhos para jogar andebol, mas lentamente vamos lá. Somos cerca de 70 atletas divididos em quatro equipas: seniores, Sub-17, Sub-13 e os minis e bambis. O nosso presidente estava ligado à modalidade e foi através dele que fizemos a transferência do Benfica Castelo Branco para a Casa Benfica Castelo Branco. Somos muito apoiados", reconheceu.

Casa Benfica Castelo Branco

António Fernandes é o responsável pela secção de ciclismo, mas revelou que há uma modalidade na calha para crescer nos meandros da Casa: o triatlo.

"Tudo começou com o Pedro Lopes [do atletismo], que me convidou para fazer parte da Direção desta Casa. Isto em 2015/16. Comecei a arranjar um grupo de amigos para uma equipa de ciclismo-BTT. Éramos três no início, já fomos 18 e agora somos nove, devido à pandemia. O melhor ano foi 2017 em que fomos Campeões Regionais nas vertentes Master 35, 40, 45 e 55. Agora, desde há um tempo, eu e alguns atletas começámos a fazer triatlo", destacou.

Casa Benfica Castelo Branco

A secção de pesca da Casa Benfica Castelo Branco é a mais antiga do espaço, com mais de 10 anos. Francisco Taborda é o responsável.

"Somos 10 atletas, atualmente. A pesca desta Casa nasce por uma pessoa que já não está na Direção, que nos convidou a vir para a Casa Benfica Castelo Branco. A modalidade existe há mais de 10 anos e já fomos Campeões Regionais. As competições da pesca são ao quilo. Quem fizer maior peso, vence a prova", explicou.

Texto: Marco Rebelo
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 28 de janeiro de 2022

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar