Futebol feminino

05 maio 2022, 15h49

Filipa Patão confiante num bom desempenho da sua equipa no dérbi com o Sporting

Um ponto é suficiente para que a equipa feminina de futebol do Benfica se sagre Bicampeã nacional no dérbi frente ao Sporting, neste domingo, 8 de maio, às 16h00, no Estádio da Luz, palco distinto e "mítico" que Filipa Patão, elemento da equipa técnica das encarnadas, espera ver "cheio de adeptos" imbuídos pela "mística" em que "todos funcionam como um". Foi esse o desejo deixado antes do duelo da 12.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga BPI, em que os intervenientes se conhecem "muito bem".

O contexto, a envolvência e a perspetiva de uma casa que suplante os 12 812 espectadores presentes no dérbi da temporada 2019/20, igualmente no Estádio da Luz (3-0), frente ao Sporting, foram temas centrais da conferência de Imprensa de Filipa Patão, em que fez a antevisão do confronto onde o Sporting jogará o "tudo ou nada" para se manter vivo na luta pela conquista do Campeonato Nacional.

Filipa Patão admitiu o sentimento subjacente a toda a envolvência do jogo, mas de palavra firme sublinhou a transcendência do mesmo.

"O facto de o jogo ser no Estádio da Luz tem uma conotação muito forte. Para conseguirmos convencer os adeptos a apoiar esta equipa feminina de futebol também temos de fazer perceber o que estamos diariamente a tentar transmitir. Nós estamos num momento em que a equipa principal masculina de futebol vai ter um jogo em casa importante no sábado, frente ao FC Porto, sabemos o peso e a importância desse jogo para nós, Benfiquistas. Estamos com eles! Sabemos a quantidade de finais que o Benfica vai ter neste fim de semana em todas as modalidades, voleibol masculino, basquetebol feminino, masculino na Taça de Portugal, o polo aquático... Estamos em vias de conquistar vários títulos! Se nós, em nossa casa, fazemos isto constantemente, em que apoiamos todos aqueles que são Benfica, a mística tem de ser esta, tudo é Benfica e somos um só. Queremos encher o Estádio e ter os nossos adeptos, todos funcionamos como um só. Preparámos as jogadoras para o ambiente que vamos ter, sabendo que podemos festejar o título em casa. Se há coisa que podemos fazer e depende de nós é o futebol que praticamos. Queremos continuar a evoluir e a crescer. É com o Estádio cheio que temos uma grande oportunidade de fazer história e sermos campeãs nacionais. É um sonho que se pode tornar realidade!", exclamou.

Bilhetes Futebol Feminino | SL Benfica x Sporting CP

A técnica espera um oponente motivado, não apenas pela essência do jogo. É a derradeira oportunidade de, diretamente, ganhar pontos às Inspiradoras.

"O Sporting vai estar supermotivado, pelo menos seria assim se estivesse no outro lado. A última coisa que pode acontecer é ir a casa do meu rival e vê-lo a festejar. A minha primeira motivação seria evitar que isso acontecesse. Acredito que seja o jogo do tudo ou nada do outro lado. É uma equipa de qualidade, fez um excelente Campeonato, tem excelentes dinâmicas e jogadoras. Para o Sporting, é uma oportunidade para se manter na luta pelo Campeonato, e nós queremos ser campeãs nacionais", atirou.

Filipa Patão

"Preparámos as jogadoras para o ambiente que vamos ter. Se há coisa que podemos fazer e depende de nós é o futebol que praticamos"

Filipa Patão

O Benfica tem "dado uma resposta positiva nos momentos críticos do Campeonato", e na temporada em curso foram três os embates entre as duas equipas, os quais terminaram com duas vitórias leoninas e uma das encarnadas, desafios esses marcados por certos momentos, independentemente da estratégia seguida.

"Tudo o que fazemos é jogo a jogo, preparar a equipa da melhor forma para conseguir os três pontos. Sempre foi a nossa ideologia e a maneira de trabalhar. Esta é a nossa identidade. Perceber qual a melhor estratégia para cada jogo para conseguirmos sair vitoriosos. Vai ser num estádio diferente, um campo diferente, mas a nossa vontade, crença e o nosso sacrifício vão ser iguais todos os dias", frisou Filipa Patão, acrescentando: "O futebol é sempre incerto, por mais que tentemos controlar tudo. Há sempre uma grande incerteza e como se reage a determinado momento. Mesmo no pior resultado que tivemos com o Sporting nesta época [5-1 em Alcochete] a primeira oportunidade de golo foi nossa pela Cloé Lacasse. E se a bola tem entrado? O jogo seria diferente ou não? São momentos! Cada jogo é um jogo e um momento."

Filipa Patão

"Tentamos sempre surpreender aqui ou ali, mas nesta fase da época conhecemos as dinâmicas de cada equipa muito bem. Depende muito do controlo emocional, no futebol feminino é algo que tem muito impacto"

Certo é o conhecimento amplo existente entre as duas formações. "São duas equipas que se conhecem extremamente bem, sabem perfeitamente como o rival funciona em todos os aspetos do jogo. Tentamos sempre surpreender aqui ou ali, mas nesta fase da época conhecemos as dinâmicas de cada uma muito bem. Depende muito do controlo emocional, no futebol feminino é algo que tem muito impacto. Ainda ontem [quarta-feira] vimos isso no Real Madrid-Manchester City, em que uma equipa domina o jogo e os momentos quase todos, a ganhar por 0-1, e de um momento para o outro perde o controlo do jogo. Isto é emocional. Bastou a bola entrar e veio o descontrolo emocional. Há coisas que dependem do que as jogadoras conseguem efetivar em termos de plano de jogo, o que vão sentir e conseguir ultrapassar. Acima de tudo, o que vão conseguir mostrar. Se queremos ser realmente campeãs, temos de dizer 'presentes' nos momentos críticos", enalteceu.

A rematar, Filipa Patão recordou que, com seis pontos de vantagem a três jornadas do fim da fase de apuramento de campeão da Liga BPI, a equipa ainda "tem mais uma vida", pois a pressão "está no lado contrário". "A verdade é que estamos no nosso Estádio e queremos resolver a questão o quanto antes, mas esta é uma de três finais. Temos de saber gerir as coisas", apontou.

ANTEVISÃO BTV

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 20 de maio de 2022

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar