Futebol

27 maio 2022, 16h20

Luís Araújo e Hugo Félix

ANTEVISÃO BTV

Aí está o momento decisivo! Levando a melhor no duelo com o SC Braga, às 17h00 de sábado, 28 de maio, no Campo n.º 1 do Benfica Campus, a equipa Sub-19 do Benfica conquista o 25.º título de Campeão Nacional de Juniores. Luís Araújo e Hugo Félix anteviram a 14.ª e última jornada da fase de apuramento de campeão e afirmaram-se confiantes.

Na liderança da classificação, com 30 pontos, fruto de nove vitórias e três empates em 13 jogos, o Benfica tem o ataque mais concretizador desta fase, com 32 finalizações (2,67 por jogo). O treinador Luís Araújo quer celebrar o título para corresponder ao "ADN de vitória" do Clube, mas lembrou…

"Os treinadores da Formação ficam na história quando conseguem ajudar ao desenvolvimento dos jogadores e na projeção para a carreira profissional e para a equipa principal. Claro que todos os agentes desportivos, em qualquer modalidade, querem ganhar títulos, e eu não fujo à regra. A ambição está inerente a qualquer carreira desportiva, e ainda mais no Benfica, que é um clube com ADN de vitória", destacou Luís Araújo, em declarações à BTV.

Treino dos Juniores

Na 1.ª volta, os minhotos tiraram pontos às águias (empate 1-1). Como tal, o técnico alertou para a "identidade muito própria" do adversário, ressalvando que as águias têm de fazer saltar à vista o "talento individual e coletivo".

"O SC Braga tem uma identidade muito própria, uma forma de jogar e não me parece que mude. Quando são processos solidificados, são coisas difíceis de controlar, mas o SC Braga tem de estar preocupado com a forma de jogar do Benfica e com o talento que temos. É aí que temos de nos focar: na nossa qualidade, na nossa capacidade, no nosso talento individual e coletivo. A época tem sido fantástica e vai culminar neste jogo que é decisivo", considerou.

O Benfica chega a esta fase com a possibilidade de conquistar o título, mas a época começou bem antes e com a conquista da 1.ª fase – Série Sul, com 53 pontos. Ao todo, as águias já apontaram 110 golos (3,14 por desafio), sofreram 29 (0,83) e contam com 16 goleadas infligidas. Para o técnico, a receita passa por fazer o que se tem feito em 2021/22.

"Temos a pressão de um jogo decisivo, que é uma final, e as finais têm esse caráter decisivo. É um jogo que temos de preparar de forma idêntica ao que fizemos com os outros, pôr em prática a nossa forma de estar e de jogar, deixar os jogadores libertos para porem em prática o talento e a criatividade. Ambição muito grande para conquistarmos o que nos propusemos desde o início da época", observou Luís Araújo.

Treino dos Juniores

Muito importante na manobra da equipa, Hugo Félix é o segundo melhor marcador do grupo, com 17 golos nas duas fases, à frente de Ricardo Nóbrega Marques (13 tentos) e apenas superado por Franculino Djú, com 27.

Na hora de lançar o duelo com o SC Braga, o médio-ofensivo revelou o que lhe disse o irmão João Félix, campeão de Juniores em 2017/18 pelas águias.

"No último título de Juniores, ele estava presente e era um jogador-chave. A seguir à Youth League, disse-me para conquistar o Campeonato", partilhou.

Na antecâmara da 14.ª ronda, Hugo Félix deu a receita para o sucesso nestes 90 minutos e para que os festejos sejam uma realidade.

"Temos de abordar como se fosse um jogo normal. É verdade que é o jogo do título, mas não podemos acusar essa pressão e fazer o nosso trabalho, que tem sido bem feito. É ganhar o jogo e festejar", sublinhou.

Treino dos Juniores

Neste sábado há muito Benfica para assistir: Juniores no Seixal e andebol no Parque das Nações. O futebolista acredita que os Benfiquistas vão responder e dar apoio a ambas as equipas.

"Temos uma grande massa adepta para encher o Benfica Campus e o Altice Arena. Acho que vão estar os dois jogos cheios com adeptos do Benfica", perspetivou Hugo Félix.

Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 27 de maio de 2022

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar