Andebol Feminino

03 agosto 2022, 15h00

Viktoriya Borshchenko

REPORTAGEM BTV

Viktoriya Borshchenko renovou contrato com o Sport Lisboa e Benfica. A universal ucraniana, que chegou a Portugal em abril, mostra-se entusiasmada com a qualidade do andebol feminino existente no Clube e revela-se feliz por poder continuar a servir as águias.

Aos 36 anos, Viktoriya Borshchenko vive uma experiência completamente diferente da que estava habituada. Chegou a Portugal e ao Benfica em abril, devido à guerra que deixou a Europa em sobressalto e acontece em solo ucraniano, proveniente do campeonato russo de andebol, onde jogava no Rostov-Don.

"Quero agradecer a todos os portugueses e ao Benfica pelo apoio que me deram. Foram muito simpáticos comigo", disse, olhando para os primeiros tempos em Portugal.

Natural de Kherson, Ucrânia, Viktoriya Borshchenko fez carreira primeiro na terra natal, onde jogou em clubes como HC Galychanka, ZHK Sparta, Motor Zaporozhye e HK Dnepryanka, seguindo em 2011/12 para a Rússia onde ingressou no Dínamo Volgograd, chegando duas épocas mais tarde ao Rostov-Don. Uma ligação que perdurou por oito anos e meio, até que a guerra obrigou a uma mudança.

Os números falam por si, cinco Campeonatos, sete Taças, sete Supertaças e uma Taça EHF fazem da atual universal do Benfica uma atleta ímpar no panorama mundial.

Viktoriya Borshchenko

"Estou muito feliz por estar neste grande clube"

Viktoriya Borshchenko

Viktoriya Borshchenko estreou-se com a camisola do Benfica a 2 de abril, numa vitória fora diante do Alavarium. Na estreia fez cinco golos e daí para a frente o caminho é bem conhecido dos adeptos benfiquistas, com a equipa a celebrar a conquista do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal.

Habituada aos grandes palcos do andebol mundial, a ucraniana não deixou de se mostrar (agradavelmente) surpreendida com o que encontrou em Portugal e no Benfica. "Fiquei surpreendida porque na Europa não se ouve falar muito do andebol feminino do Benfica. Penso que a equipa é realmente ótima, com muita juventude e com muito futuro", avaliou.

Contudo, não foi só a qualidade do grupo que a entusiasmou. "Na última época fiquei surpreendida porque é das equipas do mundo com mais apoiantes. É ótimo jogar com esta atmosfera. Os adeptos são fantásticos", destacou.

Viktoriya Borshchenko

"Vai ser uma época interessante. Não vamos jogar só nas competições nacionais, mas também na Europa"

Ao todo foram três meses em que ajudou o Benfica a ganhar dois troféus, numa experiência enriquecedora. "Foi uma ótima experiência. Foi completamente diferente daquilo a que estava habituada", disse Viktoriya Borshchenko, após renovar o vínculo com o Clube. "Estou muito feliz por estar neste grande clube", assumiu.

Agora é tempo de olhar para a frente, recarregar baterias e iniciar uma nova temporada, que se espera exigente. "Vai ser uma época interessante. Não vamos jogar só nas competições nacionais, mas também nas taças europeias", disse a atleta, que já participou numa final da Liga dos Campeões. Voz da experiência de uma andebolista que é a melhor marcadora da história da seleção ucraniana.

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 3 de agosto de 2022

Patrocinadores Andebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar