Reportagem

23 setembro 2022, 12h00

Formação de treinadores de futsal na Luz

REPORTAGEM BTV

O programa da BTV "Pelas Casas do Benfica" dá-nos a conhecer nesta semana a ação de formação de treinadores de futsal que aconteceu nos Pavilhões da Luz. Técnicos e dirigentes das Casas Benfica do País enriqueceram o currículo num dia especial na Catedral.

São muitas as modalidades praticadas pelo vasto mundo das Casas Benfica. O futsal tem ganhado preponderância ao longo dos anos e nos dias que correm é predominante entre os pares. Nesse sentido e no hábito latente de procurar a contínua evolução, o Departamento das Casas em conjunto com o Clube realizou na Luz uma ação de formação para os treinadores de futsal das várias equipas das Casas Benfica.

Formação Futsal

"A ideia aqui é juntar o que diariamente fazemos na secção de Futsal e passar para as Casas Benfica o que é o nosso dia a dia e o que nos move enquanto gestão desportiva, no que consiste ser team manager da formação, com exercícios práticos com o intuito de poder valorizar um dirigente e um treinador da Casa Benfica. Isto vai dar hipótese a que um treinador saia daqui com mais ferramentas", explicou Rui Lança, diretor das modalidades de pavilhão do SL Benfica.

Os resultados desportivos das Casas melhoram de dia para dia e mostram um crescimento notável. Na ótica do Sport Lisboa e Benfica a partilha de conhecimento é fundamental.

"Num futuro próximo iremos fazer este tipo de reuniões duas vezes por ano, envolvendo todos os técnicos das Casas Benfica e dos nossos técnicos, até porque temos Casas que ao nível da formação e do futsal feminino têm resultados excelentes na modalidade. É oportuno juntarmos todos os técnicos para que, fruto desta simbiose, nasçam novas ideias. É útil e proveitoso", conta o vice-presidente do SL Benfica Domingos Almeida Lima.

Formação Futsal

Para além da partilha de conhecimento, a ação de formação permite também algo mais aos treinadores que a frequentam.

"São bem-vistas estas formações, e eles [treinadores] agradecem porque há uma simbiose muito grande entre o departamento das Casas e o departamento de futsal. Acabamos por dar esta formação, que é também importante para eles em termos das cédulas de treinadores, em que são necessários créditos de formação. Tentamos adaptar a nossa realidade a eles, porque a nossa é ímpar e podemos dar exemplos que eles depois podem replicar", explicou Rita Martins, team manager da equipa feminina de futsal do SL Benfica.

Formação Futsal

Concluída uma manhã enriquecedora na aquisição de novas capacidades, o resto do dia foi dedicado à componente prática.

"É um dia muito rico. Temos a presença das Casas Benfica, é um momento que muito nos honra e temos duas dimensões preparadas. Primeiro vamos explicar como funcionamos em coordenação da estrutura e depois fazemos uma transferência para o campo, nos nossos modelos de treino e de jogo. Eles têm a possibilidade de perceber como trabalhamos", referiu Luís Estrela, treinador da equipa feminina de futsal do Clube.

"Tentamos que eles percebam quais são os nossos pontos fundamentais ao nível do trabalho coletivo, quais são as regras, os procedimentos, a missão e a visão. Queremos que percebam o contexto do Clube e enquadrá-lo no perfil psicológico das pessoas", acrescentou o técnico.

O futsal das Casas Benfica saiu mais rico da formação, mas este é apenas mais um passo dado para a simbiose entre o Clube e o seu braço armado. Para o futuro ficam prometidas mais ações formativas para outras modalidades.

Texto: Nuno Miguel Machado
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 23 de setembro de 2022

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar