Futebol

02 novembro 2025, 00h42

Vitória SC-Benfica-48

Tomás Araújo cabeceia para o 0-1

RESUMO DO JOGO

O Benfica viu o seu domínio traduzido no marcador na entrada da 2.ª parte e partiu para um triunfo merecido na casa do Vitória SC, por 0-3, neste sábado, 1 de novembro, em duelo da 10.ª jornada da Liga Betclic. Tomás Araújo, Dahl e João Rego celebraram golos marcantes com o Manto Sagrado.

Para o duelo no Estádio D. Afonso Henriques, José Mourinho apresentou um onze com 5 novidades relativamente ao último jogo, diante do Tondela (3-0), para os quartos de final da Taça da Liga: Trubin, Tomás Araújo, Richard Ríos, Prestianni e Pavlidis entraram para os lugares de Samuel Soares, António Silva, Barreiro, Schjelderup e Ivanovic.

Circulando a bola com paciência perante a pressão alta vitoriana, o Benfica conseguiu aproximar-se da baliza adversária com boas combinações e, aos 9', duas finalizações, a primeira de Richard Ríos e a segunda de Prestianni, foram devolvidas pela muralha defensiva dos anfitriões.

Vitória SC-Benfica-4

Seguiram-se minutos de grande equilíbrio e combate a meio-campo, com as águias a manterem-se fiéis ao futebol apoiado e o Vitória SC a tentar fazer a diferença de meia distância, como se viu aos 28' e aos 30' com remates de fora da área de Telmo Arcanjo e Fabio Blanco à figura de Trubin.

A resposta encarnada surgiu do pé direito de Prestianni, aos 33'. Tomás Araújo fez um passe tenso a desmarcar Sudakov, e este soltou a bola para o argentino, que fez a diagonal desde o corredor esquerdo e, em posição frontal, disparou para defesa atenta de Juan Castillo.

Vitória SC-Benfica-18

Na jogada seguinte (34'), uma boa combinação pelo lado esquerdo culminou com uma finalização de Sudakov às malhas laterais. Antes da chegada do intervalo, espaço para uma nova iniciativa de Prestianni, que atirou em arco um pouco ao lado da baliza, aos 37'.

Filme do jogo

Ver match center

No regresso dos balneários, José Mourinho operou uma dupla substituição, rendendo os amarelados Sudakov e Prestianni por Barreiro e Schjelderup, e viu a sua equipa protagonizar uma entrada demolidora na 2.ª parte.

Vitória SC-Benfica-55

Logo aos 48', o Benfica dispôs de duas oportunidades soberanas para inaugurar o marcador. Lukebakio trabalhou bem no lado direito, cruzou para a pequena área e Barreiro cabeceou para uma grande intervenção de Juan Castillo. Na sequência, a bola sobrou para Pavlidis, que não conseguiu direcionar o seu remate para a baliza.

Instalados no meio-campo adversário, os encarnados continuaram a carregar e, aos 50', foi a vez de Richard Ríos cabecear a rasar o poste direito, correspondendo a um cruzamento de Lukebakio.

Três minutos volvidos (53'), na marcação de um livre direto, Lukebakio atirou colocado e Juan Castillo voou para afastar a bola pela linha de fundo. Adivinhava-se o golo do Benfica, e este chegou no respetivo pontapé de canto.

Vitória SC-Benfica-68

Protagonista nos lances de perigo anteriores, Lukebakio voltou a fazer magia com o seu pé esquerdo, cruzando com conta, peso e medida para a área, onde Tomás Araújo se antecipou ao guarda-redes do Vitória SC e cabeceou para o fundo das redes. Vantagem justíssima (0-1) alcançada, aos 54', com o 1.º golo do central na presente temporada.

Aos 56', nova contrariedade para os minhotos. Numa disputa de bola a meio-campo, Fabio Blanco entrou fora de tempo sobre Barreiro e atingiu o jogador do Benfica com os pitões da chuteira. De imediato, o árbitro João Pinheiro puxou do cartão vermelho e expulsou o avançado espanhol.

Vitória SC-Benfica-64

Sem dar tempo ao adversário para respirar, as águias ampliaram para 0-2, aos 62'. Richard Ríos colocou a bola em Lukebakio, que esperou a subida de Aursnes e serviu o norueguês. Este cruzou atrasado, Barreiro fez um primeiro desvio, e o esférico sobrou para Dahl, que rematou fortíssimo pelo buraco da agulha – a bola ainda bateu na barra antes de entrar na baliza. Estreia a marcar do sueco pelo Benfica a premiar uma jogada de belo efeito.

Dona e senhora do jogo, a equipa de José Mourinho dominou com posse de bola e sempre a espreitar brechas na defesa vimaranense. Aos 72', Barreiro voltou a surgir bem, a cabecear na pequena área, e, uma vez mais, Juan Castillo negou-lhe o golo com uma defesa por instinto.

Aos 83', ocorreu nova substituição no Benfica, com a entrada de João Rego para o lugar de Lukebakio e, na jogada seguinte, mais uma oportunidade para as águias. Schjelderup furou pelo lado esquerdo e assistiu Barrenechea, que testou a mira à entrada da área e obrigou o guarda-redes vitoriano a uma defesa apertada.

Vitória SC-Benfica-65

O 0-3 acabou por nascer de uma jogada com os mesmos intervenientes. Aos 87', em mais uma iniciativa junto à linha, Schjelderup voltou a encontrar Barrenechea à entrada da área, e o argentino disparou para outra intervenção de Juan Castillo. No entanto, a bola ficou à mercê de João Rego, que, na recarga, apontou o seu 1.º golo a contar para o Campeonato.

Com o som ambiente totalmente dominado pelos cânticos dos adeptos do Benfica, José Mourinho ainda lançou Henrique Araújo e João Veloso (90'+1') para os lugares de Pavlidis e Richard Ríos, antes de o árbitro dar o jogo por terminado. Após o apito final, cenas de comunhão total entre os Benfiquistas e a equipa, que se aplaudiram mutuamente.

Vitória SC-Benfica

Somada a 3.ª vitória consecutiva, o Benfica aponta, agora, baterias à Liga dos Campeões: às 20h00 da próxima quarta-feira, 5 de novembro, recebe os alemães do Bayer Leverkusen, em duelo da 4.ª jornada da fase de liga da competição (bilhetes AQUI).

Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 2 de novembro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol