Futebol feminino

02 novembro 2025, 18h50

Benfica-Marítimo

Festejos das jogadoras do Benfica

RESUMO DO JOGO

Liga BPI
5.ª jornada
RESULTADO FINAL
INT: 1-0
Benfica 5
Marítimo 0
Marcadoras
Caroline Møller 32'
Caroline Møller 49'
Nycole Raysla 62'
Carole Costa 84'
Carole Costa 90'+2' gp
 

No regresso à competição após a paragem para os compromissos das seleções nacionais, a equipa feminina de futebol do Benfica venceu o Marítimo, por 5-0, neste domingo, 2 de novembro, no Campo n.º 1 do Benfica Campus, em jogo da 5.ª jornada da Liga BPI. Com este desfecho, as Inspiradoras são líderes isoladas da prova com 3 pontos de avanço sobre o 2.º classificado, o Sporting.

O primeiro sinal de perigo foi dado por Marit Lund, que, aos 2', forçou Nicole Panis a aplicar-se. Aos 12', Caroline Møller, de fora da área, atirou para outra defesa segura da guarda-redes dos visitantes. Com mais posse de bola, as pentacampeãs nacionais procuraram espaços para furar a organização defensiva das insulares.

De bola parada, aos 26', após canto executado por Marit Lund, Chandra Davidson cabeceou sobre a trave.

No minuto seguinte, servida por Anna Gasper, Lara Martins, no coração da área, desferiu um remate colocado com o pé direito, que Nicole Panis susteve.

Mais ameaçador, o Glorioso chegou à vantagem por Caroline Møller. Com boa visão de jogo, Anna Gasper descobriu a internacional dinamarquesa na área oposta, Neide Guedes, com uma simulação, deixou passar a bola, e Caroline Møller atirou a contar (1-0, aos 32')

Benfica-Marítimo

Aos 36', o Marítimo sofreu mais uma contrariedade, pois Sara Ferreira foi admoestada com o segundo cartão amarelo, por impedir a progressão de Caroline Møller.

Em superioridade numérica, o Benfica procurou o segundo golo. Aos 43', Beatriz Cameirão testou a meia distância e a bola passou perto da trave.

Um cruzamento de Marit Lund, aos 45', também motivou mais uma intervenção de Nicole Panis.

Num embate que teve a A MatosCar como Match Day Sponsor, ao intervalo, as águias venciam, por 1-0.

No recomeço, aos 49', Caroline Møller, num momento de classe, após transição rápida de Neide Guedes, trabalhou na área e fez o 2-0.

Com dois golos de diferença, aos 51', Lara Martins cabeceou com sucesso, mas o golo não contou pois quando Chandra Davidson cruzou para a área, já a bola havia transposto as quatro linhas. 

Dominador, o Benfica tornou a criar perigo, aos 58'. Mais um cruzamento da canadiana, desvio numa oponente com a bola a embater no poste. Jenna Holtz completou o alívio.

O 3-0 não tardou. Aos 62', Anna Gasper assistiu Nycole Raysla, que, de primeira, na grande área, aplicou um potente remate indefensável! Um golo para a internacional brasileira na tarde em que voltou aos relvados, após o traumatismo cranioencefálico sofrido no dia 12 de outubro. 

Num embate de sentido único, Rakel Engesvik, também ela lançada no decorrer da 2.ª metade, faturou, mas o golo foi anulado por fora de jogo (75').

Com rápida circulação de bola, houve mais uma boa ocasião para o avolumar do score. Pela direita, Chandra Davidson rematou e Nicole Panis defendeu para canto.

Na sequência do mesmo, Chandra Davidson cabeceou, uma oponente tentou o corte, mas Carole Costa, na pequena área, conseguiu ampliar (4-0, aos 84')

Sobre os 90', a árbitra considerou que Sade Heinrichs cortou o remate de Neide Guedes com a mão e assinalou grande penalidade. Da marca dos 11 metros, Carole Costa fez o 5-0. Mais três pontos amealhados pelas pentacampeãs nacionais, num desafio em que Caroline Møller foi eleita a Melhor em Campo.

Na próxima ronda, as Inspiradoras defrontam o Torreense, no Estádio Municipal de Rio Maior, no sábado, 8 de novembro, às 11h00.

Benfica-Marítimo

DECLARAÇÕES

Ivan Baptista (treinador do Benfica): "Tal como esperávamos, um jogo difícil com um adversário que colocou muitas jogadoras atrás da linha da bola, uma equipa muito compacta e de bloco baixo. É sempre difícil quebrar estes blocos. Acho que a equipa esteve muitíssimo bem na 1.ª parte, com velocidade, circulação, intencionalidade de processos. Conseguimos criar alguns lances de perigo e chegar naturalmente ao golo. Isso ajudou também a tranquilizar a equipa. Claro que com a expulsão da jogadora do Marítimo, abriram-se mais espaços, o resultado avolumou-se, mas mérito para a ambição do 1.º ao último minuto de querer sempre mais, de não baixar intensidade e o resultado é reflexo disso mesmo."

Benfica-Marítimo

Liga BPI | 5.ª jornada | 02/11/2025
Benfica-Marítimo
5-0
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica
Lena Pauels, Catarina Amado (Rakel Engesvik, 69'), Carole Costa, Diana Gomes, Marit Lund, Beatriz Cameirão (Pauleta, 59'), Anna Gasper (Carissa Boeckmann, 69'), Caroline Møller (Letícia Almeida, 77'), Chandra Davidson, Neide Guedes e Lara Martins (Nycole Raysla, 59')
Suplentes
Rute Costa, Joana Silva, Letícia Almeida (77'), Pauleta (59'), Carissa Boeckmann (69'), Rakel Engesvik (69'), Carolina Tristão, Cristina Prieto e Nycole Raysla (59')
Treinador do Benfica
Ivan Baptista
Onze do Marítimo
Nicole Panis, Jenna Holtz, Sade Heinrichs, Gabi Zidoi, Rita Coutinho (Diana Freitas, 88'), Sara Ferreira, Érica Costa (Carol, 88'), Inês Freitas (Carolina Nunes, 77'), Catarina Abreu (Joana Silva, 68'), Liliana Gonçalves (Leah de Oliveira, 68') e Fatumata Sissé
Suplentes
Bárbara Santos, Joana Silva (68'), Carolina Nunes (77'), Leah de Oliveira (68'), Diana Freitas (88'), Lara Pestana e Carol Ferreira (88')
Ao intervalo 1-0
Golos
Benfica: Caroline Møller (32' e 49'), Nycole Raysla (62') e Carole Costa (84' e 90'+2' gp)
Facto relevante
Marítimo: Sara Ferreira expulsa por acumulação de cartões amarelos (36')

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 2 de novembro de 2025

Patrocinadores Futebol Feminino