Futebol Formação

02 novembro 2025, 17h34

Farense-Benfica B

Ivan Lima

RESUMO DO JOGO

Liga 2
10.ª jornada
RESULTADO FINAL
INT: 0-3
Farense 4
Benfica B 3
Marcadores
Franco Romero 63'
André Candeias 73'
Rui Costa 78'
Diego Dorregaray 88'
Gonçalo Oliveira 25'
Jelani Trevisan 29'
Jelani Trevisan 33'

Neste domingo, 2 de novembro, numa partida da 10.ª jornada da Liga Betclic disputada no Estádio de São Luís, o Benfica B perdeu frente ao Farense, por 4-3.

Recorrendo ao jogo aéreo, a equipa da casa criou um par de ocasiões no arranque da contenda: aos 3', num canto à direita, Franco Romero cabeceou para defesa atenda de Diogo Ferreira, que amarrou o esférico; e, aos 7', Diego Dorregaray, em resposta a um cruzamento da direita, atirou igualmente de cabeça para nova intervenção de Diogo Ferreira, que, com categoria, desviou a bola para a trave.

Na primeira grande chance de que os encarnados dispuseram, estes não desperdiçaram. No 25.º minuto, Diogo Prioste, à esquerda, bateu um canto para o primeiro poste, onde Gonçalo Oliveira ganhou nas alturas, tendo a bola ainda desviado em Lucas D'Agrella e acabado na baliza (0-1).

Farense-Benfica B

Moralizadas, as águias apontaram mais dois golos de rajada. Aos 29', Gonçalo Moreira recolheu as sobras de um alívio adversário e tocou para Jelani Trevisan, que, na área, de costas para o alvo, amorteceu e rematou à meia-volta para o fundo das redes (0-2). Grande lance do avançado benfiquista!

Quatro minutos depois, Diogo Ferreira esticou para a frente, e, após um ressalto entre dois defesas algarvios, Jelani Trevisan surgiu isolado, avançando pela direita até à área, onde rematou cruzado junto ao ângulo inferior esquerdo, sem hipóteses de defesa (0-3). Três tentos em menos de 10 minutos!

Até ao descanso, num canto à esquerda, Diego Dorregaray cabeceou para mais uma grande defesa em mergulho de Diogo Ferreira (41'), e Balla Sangaré estremeceu a barra com um tiro em vólei na pequena área. Contudo, o atacante parecia estar em posição irregular.

No começo da etapa complementar, os coletivos apostaram na meia distância, tendo Miguel Menino (54') e Gonçalo Moreira atirado ao lado (57').

Posteriormente, Diogo Ferreira foi novamente chamado a atuar, segurando uma tentativa distante de Dário Poveda (59') e um livre de Poloni (61'), e afastando um remate de ângulo reduzido de Rui Costa (62').

Farense-Benfica B

No entanto, os visitantes não conseguiram suster o ímpeto do Farense por mais tempo, e, aos 63', Franco Romero marcou com um tiro potente à esquerda da área, após um alívio incompleto (1-3).

Volvidos 10 minutos (73'), numa jogada muito fortuita, um passe de Cláudio Falcão sofreu um desvio em Federico Coletta e acabou em André Candeias na esquina esquerda da pequena área, o qual atirou a contar (2-3).

O empate surgiu 5 minutos depois (78'): com um longo cruzamento vindo da direita, Miguel Menino encontrou Rui Costa, que cabeceou de forma certeira (3-3).

A 2 minutos do fim do tempo regulamentar, num lance muito semelhante ao do tento anterior, mas pela esquerda, Toni Herrero cruzou para cabeceamento de Rui Costa. Desta feita, Diogo Ferreira defendeu, mas, na recarga, Diego Dorregaray consumou a reviravolta (4-3).

Na próxima ronda da Liga 2, a 11.ª, o Benfica B recebe o Vizela, no Benfica Campus (Campo n.º 1), às 18h00 de sábado, 8 de novembro.

Farense-Benfica B

DECLARAÇÕES

Nélson Veríssimo (treinador do Benfica B): "Duas partes completamente distintas. Na 1.ª parte, nós fomos melhores do que o Farense. Na 2.ª parte, o Farense foi muito melhor do que nós. Nós sabíamos que, na 2.ª parte, em função da desvantagem que o Farense levava, eles naturalmente iam ter uma resposta forte, e acabámos por depois não conseguir de alguma forma suster esse impacto ou essa entrada forte que o Farense teve. Nós, quando sofremos o 3-1... acabou por ser, digamos, o ponto de viragem do jogo, porque depois nós não tivemos a capacidade, nem a maturidade, de saber jogar num Estádio de São Luís cheio, com o forte apoio do público, com o Farense a empurrar-nos para trás. E, aí, no momento em que nós devíamos ter assumido o jogo numa perspetiva de controlar mais com bola, entrámos num jogo que não é o nosso, de esticar. O Farense a empurrar-nos para trás, e nós aí claramente demonstrámos alguma imaturidade na forma como fomos sofrendo os golos e na forma como fomos reagindo. Portanto, isto também tem de servir aqui de aprendizagem. Eu sei que todos estes jogadores, ou a maior parte deles, são jovens, mas isto faz parte do processo de crescimento deles, e aqui também é um momento em que nós vemos quem tem a capacidade, num momento de dificuldade, de dar o passo à frente. E hoje, claramente, principalmente na 2.ª parte, em função dos golos que nós fomos sofrendo, ficámos muito aquém da resposta que eu, enquanto treinador, esperava que a equipa desse."

Farense-Benfica B

Jelani Trevisan (avançado do Benfica B): "Foi um jogo difícil. A 1.ª parte foi equilibrada, mas conseguimos marcar 3 golos. Na 2.ª parte, eles vieram com melhor mentalidade e mais fome do que nós. Isso é algo que precisamos de melhorar para o próximo jogo, e eu sei que o vamos fazer. Precisamos de crescer enquanto equipa e individualmente também."

Farense-Benfica B

Liga 2 | 10.ª jornada | 02/11/2025
Farense-Benfica B
4-3
Estádio de São Luís
Onze do Benfica B
Diogo Ferreira, Leandro Santos (Kevin Pinto, 46'), Martim Ferreira, João Fonseca (Michée Ndembi, 55'), Gonçalo Oliveira, Tiago Parente, Diogo Prioste, Tomás Cruz, Gonçalo Moreira (Federico Coletta, 69'), Jelani Trevisan (Olívio Tomé, 55') e Ivan Lima (Peter Edokpolor, 76')
Suplentes
Ricardo Ribeiro, Rodrigo Rêgo, Michée Ndembi (55'), Olívio Tomé (55'), Kevin Pinto (46'), Federico Coletta (69'), Peter Edokpolor (76'), Tiago Freitas e Eduardo Fernandes
Treinador do Benfica B
Nélson Veríssimo
Onze do Farense
Brian Araújo, Rivaldo Morais (Toni Herrero, 65'), Franco Romero, Lucas D'Agrella, Poloni, Yannick Semedo (André Candeias, 72'), Cláudio Falcão, Assane Ndiaye (Miguel Menino, 46'), Diego Dorregaray, Balla Sangaré (Rui Costa, 57') e Marco Matias (Dário Poveda, 46')
Suplentes
Jakob Tannander, Rui Costa (57'), Miguel Menino (46'), Dário Poveda (46'), André Candeias (72'), Jaime Pinto, Rúben Fernandes, Toni Herrero (65') e Rafinha
Ao intervalo 0-3
Golos
Benfica B: Gonçalo Oliveira (25') e Jelani Trevisan (29' e 33'); Farense: Franco Romero (63'), André Candeias (73'), Rui Costa (78') e Diego Dorregaray (88')
Boletim clínico do Benfica B
Alexander Sandahl (traumatismo no punho direito), Arnas Voitinovicius (status pós-cirúrgico a lesão meniscal no joelho esquerdo), Leandro Martins (lesão muscular na coxa direita) e Francisco Silva (mialgia na coxa direita)

Texto: Redação
Fotos: Liga Portugal
Última atualização: 2 de novembro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas