#MuseuBenficaEmCasa

Jogos

Recebam o #MuseuBenficaEmCasa com um serão glorioso de jogos em família ou com os amigos. Conheçam aqui várias opções. O que não pode faltar? Boa disposição e trabalho de equipa. Que ganhe o melhor!
›  Passatempos com o Benfica

Ponham a mente em ação! Estes passatempos vão permitir-vos aprender sobre a história do Glorioso de uma forma dinâmica e divertida. Ao mesmo tempo, vão ajudar-vos a desenvolver o raciocínio lógico, a atenção e a criatividade. Quando realizadas em conjunto, estas atividades irão incentivar a troca de conhecimentos entre gerações e proporcionar um agradável serão em família. Preparados para passar tempo com o Benfica?

Passatempos

Download ›




›  Mímica

Este jogo tem mística e vai proporcionar-te momentos divertidos com os teus amigos ou familiares. Conhece as diferentes modalidades desportivas e as figuras que marcaram a história do Benfica ao mesmo tempo que exercitas o corpo e a imaginação. Vira um cartão para cada imitação. Expressa-te com a cabeça, o tronco e os membros e mostra que és um craque da mímica.

Cartões
Frente

Download ›

Cartões
Verso

Download ›

Instruções:

1. Imprime os cartões e, com uma tesoura, recorta-os.

2. Mantém os cartões virados para baixo para que ninguém veja o seu conteúdo.

3. Um jogador escolhe um cartão e interpreta a opção que nele encontrar, recorrendo apenas a gestos (falar não é permitido!). Só pode passar ao cartão seguinte quando os outros participantes tiverem adivinhado o anterior.

4. Cada jogador terá um minuto para interpretar os cartões.

5. Ganha quem, nesse período de tempo, recolher mais respostas certas dos outros participantes.




›  Jogo de tabuleiro Baú do Tempo

Lança o dado e avança destemido. Estás a jogar em casa! Este jogo vai levar-te numa aventura pela história do Glorioso. Quem foi Cosme Damião? Qual foi o primeiro troféu internacional conquistado pelo Benfica? Põe à prova os teus conhecimentos e a tua criatividade e supera todos os desafios para seres o campeão do Baú do Tempo.

Tabuleiro
Parte 1

Download ›

Tabuleiro
Parte 2

Download ›

Cartões de perguntas
Frente

Download ›

Cartões de perguntas
Verso

Download ›

Cartões de ação
Frente

Download ›

Cartões de ação
Verso

Download ›

Materiais necessários: tesoura, fita-cola, dado, peões, folhas brancas e lápis de carvão.

Instruções:

1. Imprime o tabuleiro de jogo e monta-o, recorrendo a tesoura e fita-cola.

2. Imprime e recorta os cartões de perguntas e os cartões de ação. Os dois conjuntos de cartões devem permanecer virados para baixo, de forma a que seja impossível ver o seu conteúdo.

3. Vais precisar de um dado e de alguns peões, tantos quanto o número de jogadores (em alternativa, podes usar botões, caricas ou outros objetos de pequenas dimensões).

4. À vez, cada participante lança o dado e, consoante o número que sair, avança pelas casas com o seu peão.

5. Cada casa equivale a uma pergunta sobre a história do Benfica. Ao chegar a uma nova casa, o jogador escolhe um cartão de pergunta e dá-o a um jogador adversário, que lê a pergunta em voz alta. Se a resposta estiver correta, o jogador mantém a sua posição no tabuleiro e o jogo continua, sendo dada a vez ao jogador seguinte. Se a resposta estiver errada, recua uma casa.

6. Ao parar numa casa de ação, o jogador deve escolher um dos cartões correspondentes e, no espaço de um minuto, levar a cabo o desafio indicado no cartão. Se o desafio for realizado com sucesso e dentro do tempo, o jogo continua, ou seja, o jogador mantém a sua posição no tabuleiro e dá a vez ao jogador seguinte. Se falhar na concretização da tarefa, recua duas casas.

7. A casa penálti é a última do tabuleiro e equivale a três cartões de perguntas. Ganha o jogo quem chegar a essa casa e responder acertadamente a três questões, lidas em voz alta por um jogador adversário. Mas atenção: por cada resposta falhada, o jogador deverá recuar uma casa.


Dica: Algumas perguntas estão relacionadas com o Museu. Faz a visita virtual aqui antes de começares a jogar.

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar