Centro de Documentação e Informação

O Centro de Documentação e Informação (CDI) tem por missão a preservação, gestão e disponibilização do acervo documental do Sport Lisboa e Benfica.Inaugurado a 2 de novembro de 2010, assegura tarefas de organização, digitalização, catalogação e descrição da documentação histórica a seu cargo, garante a actualização diária da informação relativa ao Clube, através da sua recolha, seleção e tratamento, e produz conteúdos de cariz histórico para múltiplos propósitos. É um recurso imprescindível para a conservação, estudo e divulgação da história e cultura do Clube e do desporto em geral. Está subdividido em dois espaços, a sala de trabalho e o arquivo, e conta com uma equipa constituída por documentalistas e investigadores históricos.
sala de arquivo

Sala de arquivo

O espaço é independente da sala de trabalho e climatizado de forma a garantir o controlo da temperatura e humidade. Está equipado com um sistema de estantes compactas com comandos elétricos.


processo de digitalização

Processo de digitalização

Utilizando scanners planetários, que permitem uma cópia digital de qualidade e menor risco de danificação dos materiais, digitaliza-se diversos tipos de documentos: imprensa, livros, fotografias, documentação de arquivo, etc.


tratamento da informação

Tratamento da informação relativa à imprensa diária e histórica

Através de um motor de OCR (Optical Character Recognition – Reconhecimento Ótico de Caracteres), efetua-se a reprodução dos artigos, tornando o texto editável e pesquisável, complementada com a indexação de assuntos, pessoas, instituições, locais e datas.


disponibilização de informação

Disponibilização de informação

Existem duas formas de aceder à informação tratada. O catálogo digital permite a consulta das edições completas de jornais e revistas. O Googlioso é um motor de busca que faz a pesquisa por texto livre e permite a consulta de toda a informação tratada através de OCR e indexada pela equipa do CDI.


documentacao

Documentação

O CDI gere um diversificado património documental do Clube. Da área de biblioteconomia, salientamos as publicações periódicas propriedade do SLB – jornais O Sport Lisboa (1913-1915) e O Benfica (1942-atualidade) e a revista O Benfica Ilustrado (1957-1966; 1989-1998; 1999), entre várias coleções de jornais e revistas desportivas de âmbito nacional e livros da área do desporto.


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar