Reserva, Conservação e Restauro

O Departamento de Reserva, Conservação e Restauro (RCR) tem por missão assegurar a valorização, a gestão, a conservação e o restauro dos objetos que compõem o acervo de bens culturais do Sport Lisboa e Benfica. Este departamento ocupa uma área com cerca de 800m² com quatro salas de reserva, uma sala equipada com câmara de desinfestação por anoxia, um laboratório e uma sala de conservação e restauro. Inaugurado a 2 de novembro de 2010, foi distinguido em 2011 pela Associação Portuguesa de Museologia com o prémio “Melhor Intervenção de Conservação e Restauro”. Em 2020, conquistou o Keck Award, um galardão instituído pelo International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works (IIC). Esta distinção é uma atribuição inédita a um projeto português e atesta a excelência do trabalho realizado pelo departamento em prol da valorização do património cultural do Sport Lisboa e Benfica.

Departamento de Reserva, Conservação e Restauro

A equipa do RCR é composta por profissionais especializados nas áreas da conservação e restauro, da conservação preventiva, da documentação e gestão de acervos e do registo fotográfico.


salas de reserva

Salas de reserva

Nas salas de reserva estão acondicionados e organizados todos os objetos que compõem o acervo cultural do Sport Lisboa e Benfica.


sala e laboratorio de conservação e restauro

Sala e laboratório de restauro

Nestes espaços são desenvolvidas intervenções de conservação e restauro em objetos compostos por materiais tão diversos como madeiras, metais, cerâmica, couros e têxteis, bem como documentos gráficos e fotografia.


Intervenções de restauro

Intervenções de restauro

O estudo e a avaliação de estado da coleção garantem as bases para o planeamento estratégico das intervenções de conservação e restauro desenvolvidas pelo RCR. Todos os anos é intervencionado um conjunto de objetos selecionados entre as peças que compõem o acervo de bens culturais do Clube. São ainda desenvolvidas intervenções de restauro em bens de instituições que o solicitem.


Organização e documentação do acervo

Organização e documentação do acervo

As ações de documentação, pesquisa, inventário e catalogação são essenciais à gestão e preservação de um acervo com mais de 35 mil objetos. Estes procedimentos são realizados com recurso a uma aplicação informática e todos os objetos estão identificados com um código de barras único.


Conservação preventiva

Conservação preventiva

A conservação preventiva corresponde a todas as ações que, adotadas de forma indireta sobre os objetos, têm por objetivo adiar a sua degradação.
Os parâmetros de temperatura, humidade relativa e iluminação são monitorizados e controlados pelo RCR, que também define protocolos de controlo da atividade biológica, higienização, manuseamento e acondicionamento. Em condições adequadas, estas medidas estabilizam os fatores de degradação, contribuindo para a preservação do acervo.


montagem e acondicionamento de peças

Registo fotográfico

A recolha de imagens antes, durante e depois das intervenções de restauro é essencial para a identificação, estudo, monitorização e comunicação de cada objeto.


estágios e formação

Estágio e formação

O apoio à formação de novos conservadores-restauradores é uma das missões do RCR. Nos últimos anos, participaram em estágios na área da conservação alunos e jovens profissionais de diversos países, nomeadamente Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Reino Unido, Croácia, Estados Unidos da América, Colômbia e Austrália.


Ações de preservação in situ

Ações de preservação in situ

O RCR gere todas as ações de preservação necessárias à realização de exposições temporárias, visitas guiadas e outras atividades desenvolvidas pelo Património Cultural do Sport Lisboa e Benfica. É ainda responsável por manter atualizada a exposição permanente do Museu Benfica - Cosme Damião.


Comunicar a ciência

O RCR tem vindo a comunicar o trabalho que é desenvolvido pela equipa, assim como o acervo que não está permanentemente exposto, através da participação em eventos científicos e nas redes sociais do Museu Benfica - Cosme Damião, utilizando o hashtag #ReservaConservaçãoeRestauro.
O departamento foi concebido para ser visitável, pelo que com regularidade são organizadas visitas guiadas. Se está interessado em visitar-nos, saiba que é possível fazê-lo mediante solicitação, enviando o pedido para o e-mail rcr@slbenfica.pt.


Serviços Externos

Estudos de Caso

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar