Paintball

É uma modalidade apoiada pelo Clube e que tem sete Campeonatos Nacionais e um Campeonato Europeu como as suas principais conquistas nos últimos dez anos. 
O Paintball do SL Benfica, vice-campeão nacional entre 2014 e 2016, ambiciona mais conquistas no futuro.
História
O Paintball é das modalidades radicais mais praticadas no mundo, calculando-se que o número de atletas ronde os 15 milhões. Estando em crescimento e a ganhar destaque no panorama internacional, o Sport Lisboa e Benfica, como clube eclético que é, abraçou a modalidade e constituiu a sua equipa no ano de 2007. A aposta não podia ter corrido melhor pois logo na primeira temporada trouxe o título Nacional para o clube. Até ao momento. no seu currículo destacam-se os 7 Campeonatos Nacionais já alcançados, 11 Regionais e 1 Europeu (na divisão semiprofissional).
Em 2010. Dada a rápida evolução que o Paintball apresentava, foi constituída a equipa B com o objectivo de formar novos jogadores para a formação principal. Nesse mesmo ano esta equipa conseguiu o título Nacional na 3ª divisão, mas, dois anos volvidos este projecto ficou em stand by sendo reactivado em 2016 e não mais parou desde então.
Nesta modalidade, a nossa formação principal participa no Campeonato Nacional, no LPS-Lisbon Paintball Series e na NXL (Campeonato europeu de clubes). A equipa B, neste momento participa igualmente no Campeonato Nacional e no LPS-Lisbon Paintball Series.
Cada plantel é composto entre 10 a 12 jogadores e tem a particularidade de, tanto homens como mulheres, terem a possibilidade de fazer parte da mesma equipa. Em campo entram 5 jogadores.


Cronologia do palmarés


7
Campeonato Nacional
1
Taça de Portugal
1
Campeonato Europeu
7
Campeonato Regional
4
Campeonato do Lisbon Paintball Series
1
Taça da Póvoa
1
Campeonato Nacional

SL Benfica B
2010 (3.ª Divisão)

Como funcionam as provas:

 

A época desportiva nesta modalidade rege-se através do ano civil, começando em Fevereiro/Março e termina em Setembro/Outubro. O mês de Agosto há uma pausa.

Cada prova é composta por várias etapas (ex. Campeonato Nacional é composto por 5 etapas e o NXL por 4 etapas) que são previamente definidas pelas entidades organizadoras, isto é, as suas datas, locais e horários.

Cada etapa é como um mini torneio. As equipas participantes são divididas por 2 grupos que jogam entre si. Terminando esta fase, os dois primeiros classificados de cada grupo passam à fase final, onde é disputada uma meia-final e posteriormente a Final. Todas as equipas que participam recebem pontuação de acordo com a sua prestação na etapa. Do 1º ao último classificado. No final da prova é somada a pontuação que cada equipa alcançou em todas etapas e assim fica definida a classificação geral.

No campeonato Nacional, cada etapa é disputada num único dia enquanto que no NXL, por exemplo, são 4 dias de prova cada etapa (o número de equipas é muito mais elevado).

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar