Piloto Paulo "Speedy" Gonçalves

Motocross

“Speedy” Gonçalves: um vencedor nato!

O palmarés de Paulo Gonçalves inclui uma vintena de títulos de campeão nacional, distribuídos por três especialidades: Motocross, Supercross e Enduro.

Presença regular no Dakar, mítica prova mundial de todo-o-terreno, Paulo “Speedy” Gonçalves tem mostrado a sua raça, competência técnica e também espírito de solidariedade. Em novembro de 2016, o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) atribuiu o Prémio de Ética no Desporto ao piloto apoiado pelo Sport Lisboa e Benfica.

Tudo aconteceu na edição de 2016 do Dakar. Na classe das motas, Paulo Gonçalves liderava a geral da sua classe quando percebeu que o piloto Matthias Walkner, seu rival, tinha sofrido um acidente grave. O português podia ter seguido a corrida, sabendo que a equipa médica iria socorrer o piloto acidentado, e não incorrendo em qualquer tipo de penalização. Mas Paulo Gonçalves parou de imediato para prestar auxílio e dar o alerta do sucedido, permanecendo com o piloto acidentado até a equipa médica do Dakar chegar.

Na sua carreira desportiva, o piloto conta com várias vitórias em etapas do Dakar. O principal resultado nessa competição foi um 2.º lugar em 2015. Na edição de 2017, após ter assumido a candidatura à vitória, Paulo Gonçalves terminou na 6.ª posição da geral individual.

Piloto Paulo “Speedy” Gonçalves
Com três medalhas de ouro nos Seis Dias de Enduro (Mundial de Enduro por Seleções), foi ainda Campeão do Mundo de Ralis Todo-o- Terreno 2013 Team Honda HRC Speedbrain, 4 vezes Campeão Nacional de Enduro, 10 vezes Campeão Nacional de Motocross, 6 vezes Campeão Nacional de Supercross e 1 vez Campeão Nacional de TT3.

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar