Rui Costa

10/10/2021 - Atualidade

Uma vida de paixão

Nasceu na Damaia, Amadora, a 29 de março de 1972.

Aos cinco anos começou a jogar no Damaia Ginásio Clube e quatro anos depois participou nos treinos de captação do Benfica, não tendo o seu talento passado despercebido a Eusébio.

Durante nove anos prosseguiu a sua formação como jogador de futebol nos escalões do Sport Lisboa e Benfica, tendo em 1990 sido emprestado pelo Clube ao Fafe, por uma época. Regressado ao Glorioso conquistou uma Taça de Portugal (1992/93) e uma Primeira Liga (1993/94).

As exibições, o talento e a maturidade revelados despertaram a atenção de vários clubes internacionais, tendo a Fiorentina assumido a liderança da contratação, num momento em que o Sport Lisboa e Benfica atravessava dificuldades financeiras.

Em Itália, na Fiorentina, Rui Costa manteve-se durante sete temporadas, em que conquistou duas Taças de Itália e uma Supertaça de Itália.

Em 2001, Rui Costa rumou a Milão para assinar pelo AC Milan, onde jogaria cinco temporadas, conquistando uma Taça de Itália, uma Liga dos Campeões, uma Supertaça de Itália, um Campeonato de Itália e uma Supertaça da UEFA.

Em maio de 2006, Rui Costa acertou a rescisão por mútuo acordo com o Milan, regressando ao seu clube de coração, o Sport Lisboa e Benfica, tendo colocado um ponto final na carreira finda a temporada de 2007/08.

Rui Costa foi internacional em diversos escalões, envergando a camisola das Quinas em momentos marcantes como o da consagração de Portugal como Campeão do Mundo de Sub-20, em 1991, ou na Final do Europeu de 2004.

A 14 de maio de 2008, inicia o seu percurso como dirigente: Rui Costa assume as funções de diretor desportivo do Sport Lisboa e Benfica e torna-se também administrador da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD.

Depois de ser eleito vice-presidente em outubro de 2020, a 9 de julho de 2021, após renúncia de Luís Filipe Vieira, assume o cargo de presidente interino. A 10 de outubro de 2021, é eleito o 34.º presidente do Sport Lisboa e Benfica nas eleições mais participadas da história do Clube.

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar