Rubrica noticiosa sobre o mundo Benfica.

News Benfica

SLBenfica
As principais notícias SL Benfica.

News Benfica

As principais notícias SL Benfica

Edição nº531 | 27 MAR 2021

Artur Santos
Editorial

Parabéns, Artur Santos!


Hoje assinalamos o 90.º aniversário de Artur Santos, nosso antigo jogador e presidente do Sport Saudade e Benfica.

Artur é Benfica. Elogia-lhe, quem o viu jogar, o voluntarismo, a abnegação, a intrepidez, a capacidade de sacrifício e o espírito de missão, sobretudo na hora de impedir as investidas adversárias. Um dia chamaram-lhe a "Muralha Benfiquista", epíteto que tão bem lhe assentou e pelo qual é ainda lembrado passadas décadas de ter pendurado as chuteiras.

Natural de Paço de Arcos, nos arredores de Lisboa, chegou ainda adolescente ao Clube. Em 1949/50, a época da conquista benfiquista da Taça Latina, jogou ocasionalmente na equipa de honra, notabilizando-se como titular pela equipa das reservas. Na época seguinte passou a ser utilizado regularmente na defesa liderada por Félix e ganhou o estatuto de titular indiscutível em 1951/52, que manteve, à exceção de 1957/58, até à penúltima temporada de águia ao peito. 1960/61 haveria de ser de despedida de Artur, após uma brilhante carreira recheada de títulos.

Representou a equipa de honra em 382 ocasiões (286 em competições oficiais), distribuídas por 12 épocas, capitaneando-a 70 vezes. Começou por alinhar maioritariamente à direita da defesa, com algumas incursões pela esquerda quando necessário. Com a chegada de Otto Glória, em 1954, estabeleceu-se ao centro da linha defensiva, tendo regressado por vezes à direita, nomeadamente na derradeira temporada.

Ajudou o Clube a sagrar-se campeão nacional na época de estreia do saudoso treinador brasileiro, em 1954/55. Viria a ser campeão novamente em 1957, 1960 e 1961, as duas últimas vezes já sob as ordens de Béla Guttmann. Contribuiu ainda para a conquista de cinco Taças de Portugal (1951; 1952; 1953; 1955 e 1959 – não foi utilizado no percurso vitorioso em 1956/57). E fez parte, como capitão de equipa, da memorável campanha europeia culminada com José Águas a erguer em Berna, pela primeira vez na história do clube, o troféu da Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Mereceu do Clube a festa de despedida após terminar a carreira de futebolista (partida amigável com o La Chaux de Fonds, da Suíça, em outubro de 1961) e continuou a servir o Benfica enquanto técnico nas camadas jovens. Prosseguiu com a carreira de treinador noutras paragens até que regressou ao Clube, que nunca havia abandonado enquanto adepto e associado, para tão bem o representar através do Sport Lisboa e Saudade, hoje denominado Sport Saudade e Benfica, o bastião das glórias "encarnadas" e da mística benfiquista.

Não obstante a provecta idade, impressiona todos os que têm a honra e o privilégio de o conhecer pela jovialidade, simpatia e disponibilidade para servir o Sport Lisboa e Benfica. O Presidente Luís Filipe Vieira, na mensagem de parabéns que lhe dirigiu, fez questão de sublinhar isso mesmo: "Felicito o Artur Santos pela celebração de tão bonita idade mantendo o espírito e entusiasmo de um jovem. O Artur é uma referência do nosso Clube, dedicando uma vida a servi-lo, não só como jogador e capitão, mas também na dinamização do Saudade, verdadeiro espaço de vivência da mística benfiquista."

Parabéns, Artur Santos! Que continuemos por muitos anos a ter a oportunidade de o podermos felicitar e agradecer por tudo o que representa no nosso Benfica.

P.S.: Está também de parabéns outra enorme glória do Benfica, Vítor Martins, a quem damos os parabéns pelo 71.º aniversário e manifestamos a nossa amizade. O Vítor Martins como o Artur Santos são dois obreiros da mística benfiquista. Obrigado!

video

PONTOS NOS "IS"

A rubrica Pontos nos "is", da BTV, teve nesta sexta-feira a participação do vice-presidente Domingos Almeida Lima.

CLUBE

ler mais

noticia

Nas meias-finais da Taça da Liga

Três golos na segunda parte resolveram a contenda a favor do Benfica (1-4) diante do Leões de Porto Salvo.

FUTSAL

ler mais

noticia

Samuel Pedro: "Estamos mais intensos na reação à perda de bola"

Benfica B e Cova da Piedade têm encontro marcado, às 16h00 de domingo, no Benfica Campus, na 26.ª jornada da II Liga.

FUTEBOL

ler mais

noticia

Casa Benfica Braga: 50 anos de chama imensa

Passado, presente e futuro da embaixada n.º 7 do Clube, que completou meio século de existência no dia 20 de março.

CASAS BENFICA

ler mais

Oferta Personalização Descontos SL Benfica
Facebook SL Benfica Instagram SL Benfica Twitter SL Benfica Youtube SL Benfica LinkedIn SL Benfica TikTok SL Benfica WhatsApp
Veja aqui as versões anteriores:
Edição nº530 | 26 MAR 2021 | EM BUSCA DE DOIS TROFÉUS
Edição nº529 | 25 MAR 2021 | CLUBE DA DÉCADA
Edição nº528 | 24 MAR 2021 | MAIS TREINO, MAIS QUALIDADE
Edição nº527 | 23 MAR 2021 | RETOMA CRISTALINA
Edição nº526 | 22 MAR 2021 | TRIUNFO CATEGÓRICO
Edição nº525 | 21 MAR 2021 | SUBIR UM DEGRAU
Edição nº524 | 18 MAR 2021 | À BENFICA!
Ver Mais

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar