Wednesday, March 11, 2020, 14h55

Raio-X: final eight da Taça de Portugal de futsal

Futsal

Conheça o percurso do Benfica e das restantes sete equipas ao longo da época 2019/20.

Matosinhos concentra as atenções do futsal nacional entre 12 e 15 de março. O Centro de Congressos e Desportos recebe a final eight da Taça de Portugal masculina, e o Site Oficial mostra-lhe o que as oito equipas fizeram até ao momento em 2019/20.

Nos quartos de final, o destaque é o Ladoeiro. A formação de Idanha-a-Nova é a única da II Divisão. Todas as outras sete militam na Liga Placard, principal divisão do futsal nacional. Ainda assim, em termos de jogos, o ponto alto é o dérbi entre Benfica e Sporting agendado para as 21h30 de quinta-feira (12 de março). Numa espécie de final antecipada, águias e leões têm dominado a modalidade em Portugal, alternando entre si as conquistas das principais competições.

Os comandados por Joel Rocha são os atuais Campeões Nacionais e ainda recentemente conquistaram a terceira Taça da Liga seguida. Nesta edição da Taça de Portugal têm um registo de 11 golos marcados e zero sofridos em dois jogos. O trajeto arrancou com o Vinhais nos 16 avos de final, com um 0-8. André Coelho (2), Fernandinho (2), Robinho, Henmi, Célio Coque e Afonso Jesus fizeram os tentos. Seguiu-se o 0-3 na casa do Quinta dos Lombos, nos oitavos de final, desenhados com um bis de Fernandinho e tiro certeiro de Henmi.

Bola Futsal

CALENDÁRIO DA FINAL 8

Quartos de final | 12 de março

  • JOGO 1: Portimonense SC-Eléctrico FC (17h00)
  • JOGO 2: Modicus-Leões de Porto Salvo (14h00)
  • JOGO 3: SL Benfica-Sporting CP (21h30)
  • JOGO 4: SC Braga-ACD Ladoeiro (11h00)

Meias-finais | 14 de março

  • MEIA-FINAL 1: vencedor do jogo 4 vs vencedor do jogo 1 
  • MEIA-FINAL 2: vencedor do jogo 3 vs vencedor do jogo 2 

Final | 15 de março

  • Vencedor da meia-final 1 vs vencedor da meia-final 2 

O Benfica entra agora na reta final que o poderá levar até à conquista da 8.ª Taça de Portugal, depois de ter logrado a prova-rainha em 2002/03, 2004/05, 2006/07, 2008/09, 2011/12, 2014/15 e 2016/17.

Na Taça de Portugal, o Sporting bateu o Caxinas (1-7), nos 16 avos de final, e o Fundão, nos oitavos de final, sendo que neste encontro precisou de prolongamento para continuar em prova (2-4). Tal como o Benfica, os verdes e brancos também estão na luta pela 8.ª Taça de Portugal do palmarés.

Os dois coletivos são fortes e têm várias soluções para todas as posições da quadra, mas há dois nomes que chamam à atenção: Fernandinho e Cavinato, que, com 30 e 29 golos na temporada, respetivamente, são os goleadores de cada um dos emblemas.

Futsal masculino

Outros embates dos "quartos"

O prato forte é o dérbi, mas a final eight dá o tiro de partida com o SC Braga-Ladoeiro, às 11h00 de quinta-feira (12 de março). No plano teórico, os bracarenses são favoritos, mas a época tem sido pautada por altos e baixos, o que dá esperança ao conjunto que milita na II Divisão. Ainda assim, na Taça de Portugal, com maior ou menor dificuldade, os comandados por Paulo Tavares têm levado a água ao seu moinho. Nos 16 avos de final, diante da equipa dos Amigos Abeira Douro, o triunfo fez-se por 1-2; na ronda seguinte, frente ao Fonsecas e Calçada, o resultado fixou-se em 2-6. Nos minhotos, há vários nomes a ter em conta, mas o destaque maior é Cássio. O brasileiro, com 17 golos, é o artilheiro da equipa.

O Ladoeiro está na prova-rainha desde a 1.ª eliminatória. Ultrapassou o Albufeira Futsal (8-3), o Lusitânia dos Açores (4-2), o Sonâmbulos (4-6), o Belenenses (2-1) e o Marítimo (7-4). Olhando para o plantel orientado por Vítor Caramelo, o nome Eskerda é notado. O fixo, de 40 anos, atuou vários anos na I Divisão e até no estrangeiro, mas o melhor marcador dá pelo nome de Kilson. O ala representou o Viseu 2001 na época passada e está a dar cartas no Ladoeiro. Em 2019/20 já conta com 21 golos.

Raio-x da Taça de Portugal

Do Portimonense-Eléctrico espera-se equilíbrio. Os algarvios deixaram pelo caminho o Ferreira do Zêzere (2-3) e o Estoril (3-5). No início da época tiveram algumas dificuldades, nomeadamente nos jogos fora de portas, mas a chegada de reforços no mercado de janeiro trouxe qualidade e soluções ao plantel liderado por Pedro Moreira, de onde se realça André Rochato, melhor marcador, com 16 remates certeiros. Os alentejanos, que têm em Rodriguinho o artilheiro, com 19 golos, eliminaram os Reguilas de Tires, por 2-3, e o Candoso, por 2-6. No Eléctrico há ainda a curiosidade de contar com três jogadores ligados contratualmente ao Benfica: o guarda-redes Cristiano, o fixo Bruno Graça e o ala Silvestre Ferreira.

O Modicus, orientado por Ricardo Ferreira, está a fazer um 2019/20 muito positivo, onde o ala emprestado pelos encarnados Tiaguinho tem sido preponderante, com quatro golos em 22 partidas. Para além deste, realce para Fábio Lima, Joel Queirós e Wilian Carioca, nomes que acrescentam qualidade ao grupo de trabalho. Aliás, o pivô Wilian Carioca, com 22 golos, é o melhor marcador da equipa na época. O Leões de Porto Salvo não fica atrás dos nortenhos em qualidade individual. Com um plantel com vários velhos conhecidos das águias, tem em Bruno Pinto o seu abono de família em termos de golos: 16. Para além do ala goleador, Bebé e Ré representaram o Benfica. Na turma da linha de Cascais nota-se, ainda, as presenças de Cary, Fábio Aguiar e Dura.

Futsal Benfica-Futsal Azeméis

Nos campeonatos e restantes provas

Pelas posições ostentadas na Liga Placard, os duelos dos quartos de final trazem uma expectativa de equilíbrio e emoção. Benfica e Sporting são, respetivamente, 2.º e 1.º classificados da tabela. Os leões têm 55 pontos, as águias somam 53.

São, igualmente, os melhores ataques e melhores defesas. Os pupilos à guarda de Joel Rocha apontaram 100 golos e cederam 34; o Sporting marcou 119 e sofreu 43.

Ainda no arranque da final eight, Modicus (3.º classificado) e Leões de Porto Salvo (4.º) medem forças. O equilíbrio de forças é tanto que as duas equipas têm os mesmos pontos (34) e lograram o mesmo resultado na receção ao adversário. O Modicus venceu 4-0 em Sandim, o conjunto de Porto Salvo respondeu na mesma moeda no seu reduto.

Raio-x da Taça de Portugal

Curioso é, ainda, o facto de Portimonense (12.º da Liga Placard) e Eléctrico (10.º) também se encontrarem nesta fase da prova. Separados por três pontos (25 para os de Ponte de Sor e 22 para os algarvios), este é outro jogo de “tripla”.

O único jogo entre dois emblemas de divisões diferentes é o SC Braga-Ladoeiro. Os minhotos estão em 7.º lugar na Liga Placard e lutam para se manter entre os oito primeiros que seguem para o play-off final; o Ladoeiro terminou a Série D em 2.º lugar e vai marcar presença na Fase de Subida da Zona Norte.

Nas restantes competições oficiais, Benfica e Sporting caíram na Ronda de Elite da UEFA Futsal Cup; as águias derrotaram o Sporting na final da Taça da Liga (4-5); na Supertaça, os verdes e brancos levaram a melhor sobre os encarnados (2-6).

Raio-x da Taça de Portugal

O Modicus caiu nas meias-finais da Taça da Liga ao ser derrotado pelo Sporting (5-0); o SC Braga também perdeu com os leões (1-5), mas nos quartos de final; na mesma Taça da Liga, o Eléctrico ainda ultrapassou o Quinta dos Lombos (5-4), mas depois capitulou frente ao Benfica (0-4).

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Arquivo / SL Benfica

We use cookies to improve your browsing experience.
By your continued use of this site you accept our cookie use policy.

Accept