História
O Paintball é das modalidades radicais mais praticadas no mundo, calculando-se que o número de
atletas ronde os 15 milhões. Estando em crescimento e a ganhar destaque no panorama internacional, o Sport
Lisboa e Benfica, como clube eclético que é, abraçou a modalidade e constituiu a sua equipa no ano de 2007.
A
aposta não podia ter corrido melhor pois logo na primeira temporada trouxe o título Nacional para o clube.
Até
ao momento. no seu currículo destacam-se os 7 Campeonatos Nacionais já alcançados, 11 Regionais e 1 Europeu
(na
divisão semiprofissional).
Em 2010. Dada a rápida evolução que o Paintball apresentava, foi constituída a equipa B com o objectivo de
formar novos jogadores para a formação principal. Nesse mesmo ano esta equipa conseguiu o título Nacional na
3ª
divisão, mas, dois anos volvidos este projecto ficou em stand by sendo reactivado em 2016 e não mais parou
desde
então.
Nesta modalidade, a nossa formação principal participa no Campeonato Nacional, no LPS-Lisbon Paintball
Series e
na NXL (Campeonato europeu de clubes). A equipa B, neste momento participa igualmente no Campeonato Nacional
e
no LPS-Lisbon Paintball Series.
Cada plantel é composto entre 10 a 12 jogadores e tem a particularidade de, tanto homens como mulheres,
terem a
possibilidade de fazer parte da mesma equipa. Em campo entram 5 jogadores.
Como funcionam as provas
A época desportiva nesta modalidade rege-se através do ano civil, começando
em
Fevereiro/Março e termina em Setembro/Outubro. O mês de Agosto há uma pausa.
Cada prova é composta por várias etapas (ex. Campeonato Nacional é composto por 5 etapas
e o
NXL por 4 etapas) que são previamente definidas pelas entidades organizadoras, isto é,
as
suas datas, locais e horários.
Cada etapa é como um mini torneio. As equipas participantes são divididas por 2 grupos
que
jogam entre si. Terminando esta fase, os dois primeiros classificados de cada grupo
passam à
fase final, onde é disputada uma meia-final e posteriormente a Final. Todas as equipas
que
participam recebem pontuação de acordo com a sua prestação na etapa. Do 1º ao último
classificado. No final da prova é somada a pontuação que cada equipa alcançou em todas
etapas e assim fica definida a classificação geral.
No campeonato Nacional, cada etapa é disputada num único dia enquanto que no NXL, por
exemplo, são 4 dias de prova cada etapa (o número de equipas é muito mais elevado).
O Campo de competição tem as dimensões de 36m de largura por 45m de
comprimento
em piso de relva natural ou sintética. Os obstáculos são insufláveis colocados
simetricamente para que os dois lados do campo sejam iguais e assim não haja qualquer
tipo
de vantagem para uma das equipas. Os pontos são obtidos cada vez que uma das equipas
chega à
base adversária (bastando apenas que 1 jogador o faça).
De prova para prova o tempo de jogo, bem como o número de pontos a alcançar, variam. Mas
vamos dar como exemplo o Campeonato Nacional.
Cada jogo tem a duração de 8 minutos e a cada ponto alcançado por uma das equipas o
cronómetro é interrompido. As equipas regressam à sua box e têm 2 minutos para se
prepararem
para o ponto seguinte. Após estes dois minutos o jogo e o cronómetro recomeçam para mais
um
ponto. O jogo termina quando os 8 minutos se esgotarem ou quando uma equipa consegue 4
pontos de vantagem.
Na fase de grupos, se o jogo terminar empatado, assim fica. Mas, na fase final de cada
etapa
(meias-finais e Final) caso no fim do tempo regulamentar se verifique uma igualdade no
marcador, avançamos para overtime, isto é, mais 3 minutos de jogo. Quem marcar ponto,
vence.
No entanto, se após estes 3 minutos o empate prevalecer segue-se o 1 vs 1, que consiste
em
cada equipa nomear 1 jogador e ambos vão competir um contra o outro.
Cada equipa pode usufruir de 1 time out por jogo, mas que só pode ser pedido durante os
2
minutos que as equipas estão na box a preparem-se para entrar em campo, nunca durante o
jogo. O time out tem a duração de 1 minuto.
Em campo estão 8 árbitros e cada equipa coloca 5 jogadores. Só pode haver substituição
de
jogadores entre cada ponto, sem limite, ou seja, de ponto para ponto a equipa pode mudar
os
5 jogadores se assim o entender.
Enquanto o jogo está a decorrer, se um jogador for eliminado tem de se dirigir
imediatamente
para a box da sua equipa e só poderá voltar a entrar em campo no ponto seguinte. Não são
permitidas substituições durante o decorrer do jogo.
Outra característica do Paintball é que não pode haver comunicação exterior para dentro
do
campo enquanto o jogo está a decorrer. No entanto os atletas que estão em jogo, podem e
devem comunicar o mais possível (a comunicação é de extrema importância no Paintball.)
1 por 1 (Minor penalty – sai o jogador que cometeu a infracção mais 1 da sua
equipa)
2 por 1 (Major penalty – sai o jogador que cometeu a infracção mais 2 da sua equipa)
3 por 1 (Gross major penalty – sai o jogador que cometeu a infracção mais 3 da sua
equipa)
Para que todos os intervenientes tenham conhecimento das penalizações (jogadores,
técnicos e
público) o árbitro que dá a penalização atira uma bandeira ao ar (amarela para Minor
penalty
e vermelha para major|gross major penalty). No momento seguinte indica quais os
jogadores
que têm de sair pela penalização.
Para um jogador estar eliminado basta ser atingido por uma bola, em qualquer parte do
corpo
ou do seu equipamento de jogo. No caso de ser atingido mas a bola não rebentar, o
jogador
não é eliminado e continua em campo. Ser atingido e continuar a jogar arrisca-se a
sofrer
uma das penalizações mencionadas acima. Quanto mais grave for a sua acção, mais alta
será a
penalização.
Resumindo, o Paintball é um desporto exige uma grande capacidade táctica, física e
mental de
um atleta pois é um jogo disputado com grande intensidade e adrenalina. As duas grandes
potencias são os Estados Unidos e Rússia, onde as equipas e atletas são profissionais.