Club

25 octobre 2019, 11h32

Estádio da Luz

O dia 25 de outubro será para sempre incontornável na história do Sport Lisboa e Benfica. Em 2003 inaugurava-se o novo Estádio da Luz, entre fogo de artifício, muita alegria e milhares de pessoas em apoteose.

Depois de vários avanços e recuos, uma Assembleia Geral do Clube decidiu! Iria construir-se um novo Estádio que substituiria a antiga Catedral, recinto de noites e tardes inigualáveis, de vitórias e títulos que ficam para a história.

Pouco antes do Campeonato da Europa de 2004, que teve lugar em Portugal, o novo Inferno da Luz tomava forma. Erguido em tempo recorde, teve no Nacional de Montevideu o convidado de honra, com 65 mil pessoas a assistir a uma noite ímpar. Uns com lágrimas nos olhos, outros – mais contidos – com um brilho nos mesmos, mas todos, sem exceção, com um sorriso de orgulho e dever cumprido.

A 25 de outubro de 2003, a história do Benfica mudou, ganhou um novo capítulo, mas daqueles que trazem um "total twist" ao argumento deste filme centenário.

O Estádio do Sport Lisboa e Benfica está de parabéns e o Site Oficial, sob o signo do número que marca este aniversário, conta-lhe 16 curiosidades.

Argel Benfica-Real Madrid 2004/05

La 16e passe

No dia do 16.º aniversário do novo Estádio da Luz recordamos o jogador do Benfica que efetuou o passe número 16 neste recinto. Frente aos uruguaios do Nacional de Montevideu, no encontro de inauguração da Catedral, dois defesas-centrais ficaram marcados como os homens do passe 16 no novo Estádio.

O jogo decorria há poucos minutos quando Argel recebeu o esférico com o peito, colocou-o no relvado e endossou-o para o colega do eixo defensivo, Hélder. Estava feito o simbólico 16.º passe! O Benfica, com um bis de Nuno Gomes, entrou a vencer no novo Estádio da Luz, por 2-1.

Inauguração Estádio da Luz

Benfica-Nacional de Montevideu, 2-1

FICHE  
Lieu | Date Estádio da Luz | 25/10/2003
Onze du Benfica Moreira; Armando, Argel, Hélder, Ricardo Rocha; Petit, Tiago, Simão, Geovanni; Nuno Gomes et Sokota
Ont aussi joué Bossio, Alex, Cristiano, Fernando Aguiar, Anderson, Roger, Carlitos et Fehér
Buts du Benfica Nuno Gomes (7’ et 47’)

16e but officiel

Decorria a temporada 2003/04 – a primeira no novo Estádio do Sport Lisboa e Benfica – quando apareceu o 16.º golo oficial do Clube no próprio reduto. À 20.ª jornada do Campeonato Nacional, a Académica visitou Lisboa e saiu derrotada, por 2-0.

O golo oficial número 16 surgiu aos 28’ por intermédio de Zahovic, tento que inaugurou o marcador. Livre indireto batido por Petit do lado esquerdo do ataque e o esloveno, de cabeça, bateu Pedro Roma.

Benfica-Académica, 2-0

FICHE  
Lieu | Date Estádio da Luz | 03/02/2004
Onze du Benfica Moreira; Armando, Argel, Ricardo Rocha, João Pereira; Petit, Tiago, Simão, Miguel, Zahovic et Sokota
Ont aussi joué Alex, Fernando Aguiar et Geovanni
Buts du Benfica Zahovic (28’) et Geovanni (66’)

16e victoire officielle

O início de 2004/05 – época que redundou no regresso aos títulos por parte das águias – destacou-se pelo atingir da 16.ª vitória oficial do Benfica no seu Estádio. A 30 de setembro de 2004, na segunda mão da 1.ª eliminatória da Taça UEFA, os comandados por Giovanni Trapattoni venceram o FK Dukla, por 2-0.

Este triunfo, para além do simbolismo, viria a confirmar a passagem do Benfica para a fase seguinte da prova europeia. Zahovic e Nuno Gomes fizeram os tentos.

Benfica-FK Dukla, 2-0

FICHE  
Lieu | Date Estádio da Luz | 30/09/2004
Onze du Benfica Quim; Amoreirinha, Argel, Luisão, Manuel dos Santos; Paulo Almeida, Petit, Zahovic, Geovanni, Simão et Nuno Gomes
Ont aussi joué Carlitos, Bruno Aguiar et Everson
Buts du Benfica Zahovic (12’) et Nuno Gomes (18’)

16e passe décisive dans un match pour le championnat

Ainda em época de estreia do Estádio da Luz (2003/04), na 32.ª jornada do Campeonato Nacional o Estrela da Amadora visitou e perdeu por 3-1, com golos de Nuno Gomes, Sokota e Miguel.

A jogar no corredor direito, Miguel foi um perigo à solta para a antiga equipa. Antes de marcar o último tento do jogo, o camisola 23, com um cruzamento rasteiro do lado direito, assistiu Sokota para o 2-0, aos 45’+1’. Foi o 16.º passe para golo de um benfiquista na nova Catedral no Campeonato.

Benfica-Estrela da Amadora, 3-1

FICHE  
Lieu | Date Estádio da Luz | 24/04/2004
Onze du Benfica Moreira; Armando, Luisão, Ricardo Rocha, Fyssas; Fernando Aguiar, Manuel Fernandes, João Pereira, Miguel; Nuno Gomes et Sokota
Ont aussi joué Zahovic, Tiago et Geovanni
Buts du Benfica Nuno Gomes (13’ bp), Sokota (45’+1’) et Miguel (90’+2’)

Curiosidades 16.º aniversário

16e adversaire étranger dans un match officiel

Sob o comando de Fernando Santos, o Benfica entrou na fase de grupos da Liga dos Campeões após eliminar o Áustria de Viena (3-0 e 1-1). Colocados no Grupo F juntamente com Celtic, Manchester United e FC Copenhaga, os encarnados tiveram os escoceses como o 16.º adversário estrangeiro em jogos oficiais na nova Luz. E logo num jogo de boa memória. Catedral engalanada para a noite europeia e 3-0 no marcador eletrónico.

O defesa do Celtic Gary Caldwell fez autogolo aos 10’ e o avançado Nuno Gomes aumentou a contagem aos 22’. Ao intervalo, 2-0. Na etapa complementar, o internacional russo Karyaka fixou o resultado final em 3-0.

Benfica-Celtic, 3-0

FICHE  
Lieu | Date Estádio da Luz | 01/11/2006
Onze du Benfica Quim; Nélson, Luisão, Ricardo Rocha, Leo; Petit, Katsouranis, Nuno Assis; Simão, Nuno Gomes et Miccoli
Ont aussi joué Beto, Karyaka e Mantorras
Buts du Benfica Gary Caldwell (10’ bcsc), Nuno Gomes (22’) et Karyaka (76’)

Curiosidades 16.º aniversário

16e match pour la phase de groupes de la Champions

Apesar das várias presenças na prova milionária da UEFA, o Benfica chegou ao 16.º jogo na fase de grupos da Liga dos Campeões na época 2012/13, e logo diante do Barcelona orientado por Pep Guardiola.

Numa Luz com cerca de 64 mil pessoas, o Benfica bateu-se bem, mas acabou derrotado por 0-2. Alexis Sánchez e Fàbregas fizeram os golos culés.

No final desta partida, destaque para a troca de camisolas entre Aimar e Messi, com o jogador blaugrana a ficar com a camisola do seu ídolo de infância. Esta temporada terminou com o Benfica na final da Liga Europa.

Benfica-Barcelone, 0-2

FICHE  
Lieu | Date Estádio da Luz | 02/10/2012
Onze du Benfica Artur; Maxi Pereira, Garay, Jardel, Melgarejo; Matic, Enzo Pérez, Salvio, Gaitán, Bruno César et Lima
Ont aussi joué Aimar, Carlos Martins et Nolito
Buts du Benfica -

Curiosidades 16.º aniversário

16e match de la Sélection Nationale

Poucos meses depois da conquista do Campeonato da Europa de 2016, em França, Portugal realizou o 16.º jogo no novo Estádio da Luz, recinto que se mantém como talismã, tal como fora o seu “pai”, o anterior Estádio do Sport Lisboa e Benfica.

O jogo 16 da Seleção Nacional na nova Catedral teve lugar a 25 de março de 2017, no apuramento para o Mundial de 2018. O adversário? A Hungria! O resultado? 3-0 para a equipa das Quinas. O apoio dos cerca de 58 mil portugueses ajudou à obtenção dos três pontos, que muito contribuíram na confirmação da presença no certame que teve lugar na Rússia.

Portugal-Hongrie, 3-0

FICHE  
Lieu | Date Estádio da Luz | 25/03/2017
Onze du Portugal Rui Patrício; Cédric, Pepe, Fonte, Raphael Guerreiro; William Carvalho, João Mário, André Gomes; Quaresma, Ronaldo et André Silva
Ont aussi joué Pizzi, Bernardo Silva et João Moutinho
Buts du Portugal André Silva (32’) et Ronaldo (36’ et 65’)

16e joueur du Benfica a inscrire un but dans un match officiel 

A 21 de outubro de 2004, antes do apito inicial diante dos holandeses do Heerenveen, havia 14 jogadores do Benfica que haviam feito o gosto ao pé. Manuel dos Santos, aos 14’, tornou-se o 15.º futebolista do Clube a festejar; aos 74’ – "et voilà!" – Karadas fez o 3-2 nesta partida e surgia assim o 16.º jogador do Benfica a fazer o golo em jogos oficiais.

A partida frente aos holandeses marcou o pontapé de saída das águias nessa edição da Taça UEFA. Na ronda inaugural da fase de grupos, o Benfica triunfou, por 4-2.

Benfica-Heerenveen, 4-2

FICHE  
Lieu | Date Estádio da Luz | 21/10/2004
Onze du Benfica Moreira; Miguel, Luisão, Ricardo Rocha, Manuel dos Santos; Paulo Almeida, Petit, João Pereira, Zahovic; Simão et Nuno Gomes
Ont aussi joué Karadas et Manuel Fernandes
Buts du Benfica Manuel dos Santos (14’), Nuno Gomes (32’ et 78’) et Karadas (74’)

Nuno Gomes

16e but officiel de penalty

O 16.º golo obtido através de uma grande penalidade veio a reboque de uma goleada das antigas. Na 10.ª jornada do Campeonato Nacional de 2007/08, o Benfica recebeu o Boavista e venceu, por 6-1. O destaque maior foi Nuno Gomes.

O avançado fechou o resultado com dois golos aos 85’ e aos 88’. O primeiro foi através de penálti a castigar uma falta sobre o mesmo camisola 21.

Benfica-Boavista, 6-1

FICHE  
Lieu | Date Estádio da Luz | 11/11/2007
Onze do Benfica Quim; Luís Filipe, Luisão, Katsouranis, Leo; Binya, Rui Costa, Maxi Pereira, Cristián Rodríguez; Nuno Gomes et Cardozo
Ont aussi joué Romeu Ribeiro, Bergessio et Di María
Buts du Benfica Cardozo (18’), Maxi Pereira (62’), Cristián Rodríguez (66’), Ricardo Silva (80’ bcsc) et Nuno Gomes (85’ bp et 88’)

Petit

16e but officiel en première mi-temps

Foi praticamente no arranque da época 2004/05 que se deu o 16.º golo obtido na primeira parte em encontros oficiais. Na 2.ª jornada do Campeonato Nacional, o Benfica recebeu e venceu o Moreirense, por 2-0.

O marcador na Luz foi inaugurado pelo médio-defensivo Petit, aos 24’, através de um pontapé do meio da rua, que não deu hipóteses a João Ricardo.

Benfica-Moreirense, 2-0

FICHE  
Lieu | Date Estádio da Luz | 11/09/2004
Onze du Benfica Moreira; Miguel, Luisão, Ricardo Rocha, Manuel dos Santos; Petit, Manuel Fernandes, Carlitos, Zahovic; Simão et Karadas
Ont aussi joué João Pereira, Paulo Almeida et Nuno Gomes
Buts du Benfica Petit (24’) et Simão (82’)

16e but officiel en deuxième mi-temps

Se o tento oficial número 16 na primeira parte apareceu em 2004/05, o 16.º remate certeiro na segunda parte em desafios oficiais foi atingido ainda mais cedo. Jornada 26 do Campeonato Nacional 2003/04. O Benfica estava a sentir dificuldades em ultrapassar a muralha do Marítimo, até que, aos 81’, na conversão de um castigo máximo, Simão não perdoou e deu a vitória aos encarnados.

Benfica-Marítimo, 1-0

FICHE  
Lieu | Date Estádio da Luz | 14/03/2004
Onze du Benfica Moreira; Miguel, Hélder, Ricardo Rocha, Fyssas; Fernando Aguiar, Tiago, João Pereira, Zahovic; Simão et Nuno Gomes
Ont aussi joué Manuel Fernandes, Geovanni et Sokota
Buts du Benfica Simão (81’ gp)

16e portugais à marquer

Com a Lei Bosman, os plantéis das principais equipas da Europa passaram a ser compostos por um maior número de jogadores estrangeiros. O Benfica, apesar da mudança de paradigma nas últimas épocas, não foi exceção. Assim, o 16.º jogador português a marcar no novo Estádio emergiu em 2013/14.

Jogava-se a Taça da Liga. O Benfica recebeu o Leixões na 2.ª jornada da fase de grupos e ganhou, por 2-0. Djuricic inaugurou o marcador, com o português que ficou para a história a marcar o seu golo aos 87’. Formado no Benfica Campus, Ivan Cavaleiro, debaixo de um dilúvio, fixou o resultado final.

Benfica-Leixões, 2-0

FICHE  
Lieu | Date Estádio da Luz | 15/01/2014
Onze du Benfica Artur; Sílvio, Steven Vitória, Jardel, André Almeida; Fejsa, Rúben Amorim, Djuricic; Ivan Cavaleiro, Ola John et Funes Mori
Ont aussi joué Markovic, Lima et Rodrigo
Buts du Benfica Djuricic (28’) et Ivan Cavaleiro (87’)

16e étranger à marquer

Se tivemos de ir até 2013/14 para encontrar o 16.º futebolista português que marcou de águia ao peito, já o 16.º jogador estrangeiro a faturar surgiu bem antes, em 2006/07.

O internacional grego Karagounis chegou à Luz rotulado de craque depois de duas temporadas no Inter de Milão. Fez mais de 60 jogos e o tento que apontou diante do Desportivo das Aves na 5.ª jornada do Campeonato Nacional (4-1), no dia 1 de outubro de 2006, fez do médio o 16.º estrangeiro a marcar na nova Catedral.

Benfica-Desportivo das Aves, 4-1

FICHE  
Lieu | Date Estádio da Luz | 01/10/2006
Onze du Benfica Quim; Nélson, Luisão, Ricardo Rocha, Miguelito; Katsouranis, Karagounis, Paulo Jorge, Simão; Nuno Gomes et Miccoli
Ont aussi joué Rui Costa, Nuno Assis et Kikin Fonseca
Buts du Benfica Paulo Jorge (19’), Nuno Gomes (50’), Simão (64’ bp) et Karagounis (89’)

Urreta camisola 16

Ceux qui ont porté le maillot nº16

Foram vários os jogadores do Benfica que envergaram o dorsal 16 desde que há o novo Estádio do Sport Lisboa e Benfica. No dia do aniversário, o Site Oficial recorda-lhe os camisolas 16 da Nova Catedral.

Dans la liste des joueurs avec le e os nomes há futebolistas de todos os sectores, portugueses, estrangeiros, uns que já penduraram as botas e outros que ainda estão ligados ao Clube. Saiba quem são: Fernando Aguiar, Beto, Fábio Coentrão, Urreta, Felipe Menezes, Nélson Oliveira, Kalaica e Alfa Semedo.

Seferovic

16.º clássico no Campeonato

O Benfica-FC Porto de 2018/19 é de boa memória para os Benfiquistas. As águias venceram por 1-0, com golo de Seferovic. O suíço, que seria o melhor marcador da época, recebeu um passe de cabeça de Pizzi, foi mais rápido do que a defensiva do FC Porto e bateu Casillas.

Após o 16.º clássico no Campeonato Nacional no novo Estádio, os encarnados passaram para a liderança da tabela classificativa, com 17 pontos. Mais tarde, em maio, depois de um tombo forte na caminhada e posterior excelente recuperação já sob a orientação técnica de Bruno Lage, as águias festejariam o 37.º título de Campeão!

Benfica-FC Porto, 1-0

FICHA  
Local | Data Estádio da Luz | 07/10/2018
Onze do Benfica Odysseas; André Almeida, Rúben, Lema e Grimaldo; Fejsa, Pizzi, Gabriel; Salvio, Cervi e Seferovic
Jogaram ainda Alfa Semedo, Samaris e Rafa
Golos do Benfica Seferovic (62’)

16.º golo oficial no dérbi

O dérbi eterno de Lisboa é o jogo mais esperado do futebol português. Seja Benfica-Sporting ou Sporting-Benfica, os adeptos vivem-no de uma forma especial. No dia em que o Estádio da Luz celebra 16 anos, o Site Oficial diz-lhe qual foi o 16.º golo oficial de um dérbi na casa dos encarnados.

Na 11.ª jornada do Campeonato Nacional da época 2011/12, o Benfica recebeu o Sporting. Jogo equilibrado, com as águias a levarem a melhor sobre o rival. O espanhol Javi García, aos 42’, com um cabeceamento ao primeiro poste após um pontapé de canto, bateu Rui Patrício e deu os três pontos aos da casa.

Benfica-Sporting, 1-0

FICHA  
Local | Data Estádio da Luz | 26/11/2011
Onze do Benfica Artur; Maxi Pereira, Garay, Jardel, Emerson; Javi García, Witsel, Aimar, Bruno César, Gaitán e Cardozo
Jogaram ainda Rúben Amorim, Nolito e Rodrigo
Golos do Benfica

Javi García (42’)

 

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Dernière actualisation: jeudi 21 mars 2024

Patrocinadores principais do Futebol


À lire aussi