SLBenfica

News Benfica

As principais notícias SL Benfica

Edição nº88 | 16 ABR 2019

Editorial

Ameaças e impunidade

Foram ontem tornadas públicas graves ameaças que Bruno Paixão e os seus familiares receberam. Segundo a comunicação social, o árbitro (VAR) apresentou queixa no Departamento de Investigação e Ação Penal contra sócios e simpatizantes do FC Porto (devidamente identificados) por ameaças, difamação, injúrias e associação criminosa.

É tempo de acabar, de uma vez por todas, com esta impunidade e deixar de fingir que nada se passa. Não é possível que se continue a olhar para atos criminosos, como este, sem agir em conformidade. Quem tem a responsabilidade de atuar perante os crimes que se vão cometendo não pode permitir que a imagem do futebol português seja todos os dias abalada.

Invasão ao centro de treinos de árbitros da Maia, repetidas ameaças e coação sobre árbitros e as suas famílias, cibercrime, ataques a autocarros, exposição pública de provocações (seja em lojas oficiais do Benfica ou sobre pessoas individuais) e muitas outras marginalidades. Tudo faz parte de uma estratégia de condicionamento e intimidação típica do crime organizado.

Talvez aqui esteja a explicação para muitos dos erros absolutamente incompreensíveis a que esta época temos assistido ao nível de arbitragem (sobretudo no VAR), com benefícios claros para o clube que precisamente patrocina todas as práticas referidas.

Nesta última queixa, ontem relatada, os autores das ameaças estão devidamente identificados. É tempo de se responsabilizar quem pratica estes crimes. De uma vez por todas! O condicionamento e o clima de terror sobre os agentes desportivos tem que acabar.

Uma a uma, todas as cortinas de fumo que ao longo dos últimos dois anos permitiram que estas práticas fossem passando despercebidas estão, finalmente, a desaparecer. Já resta pouco ou quase nada.

Mais do que nunca, nesta fase final da época é urgente garantir a segurança de todos os agentes desportivos envolvidos, para que tenham condições de decidir livremente, sem quaisquer constrangimentos, chantagens ou ameaças.

Ficar em silêncio perante um quadro tão grave é ser cúmplice de quem tem até orgulho em viver à margem da lei, chegando ao ponto de exibir a sua impunidade e assim desafiar tudo e todos, mas autoridades e justiça em particular.

As ameaças estão aí e são públicas. Têm rosto e assinatura. O que é que ainda falta para se atuar?

PS: As mais recentes ameaças surgiram na sequência do Feirense-Benfica, em que Bruno Paixão esteve como VAR. Nas horas seguintes a esse jogo, os especialistas em arbitragem (inclusivamente um árbitro que chegou a apitar a final de um Campeonato do Mundo) consideraram que o trabalho de árbitro e videoárbitro estiveram a um nível muito alto, com uma atuação de grande qualidade. Chegámos, portanto, a este ponto: ameaças de morte, coação e tentativas de intimidação porque houve alguém que… decidiu corretamente! É disto que estamos a falar.


"Esperamos um jogo bastante complicado”

Arnette Hallman

Basquetebol

noticia

GOLOS SUPERSÓNICOS

Rafa assinou duas das cinco finalizações mais rápidas do Benfica na Liga NOS 2018/19. E o bis que apontou no jogo com o V. Setúbal fica para a história.

Futebol

ler mais

noticia

BENFIQUISTAS EM MAIORIA NA SELEÇÃO SUB-18

A equipa das Quinas vai participar no Torneio Internacional do Porto, de 15 a 21 de abril.

Futebol

ler mais

noticia

JOGO A JOGO: O CAMINHO PARA ALCANÇAR A FINAL

Inês Fernandes lança a participação do Benfica na 3.ª edição do prestigiante Torneio Europeu de Futsal Feminino, que se disputa de terça a sexta-feira em Espanha.

FUTSAL FEMININO

ler mais

noticia

SEMANA DE MUITO BENFICA

Dos pavilhões aos relvados são muitos os compromissos para tomar nota de 16 a 20 de abril.

Clube

ler mais

noticia

CAMPEÃS SUB-17 VIRAM-SE PARA A TAÇA NACIONAL

Depois de ganhar o título regional, a equipa feminina do Benfica já pensa nos novos desafios.

FUTEBOL FEMININO

ler mais

Red Power
Facebook SL Benfica Instagram SL Benfica Twitter SL Benfica Youtube SL Benfica LinkedIn SL Benfica WhatsApp
Veja aqui as versões anteriores:
Edição nº87 | 15 ABR 2019 | FAMÍLIA BENFICA
Edição nº86 | 12 ABR 2019 | RECONHECIMENTO EUROPEU
Edição nº85 | 11 ABR 2019 | A força da Luz
Edição nº84 | 10 ABR 2019 | DIMENSÃO MUNDIAL
Edição nº83 | 09 ABR 2019 | O DIA DO SEIXAL
Edição nº82 | 08 ABR 2019 | FALTA DE VERGONHA
Edição nº81 | 05 ABR 2019 | HORA DOS ADEPTOS
Ver Mais

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar