Rubrica noticiosa sobre o mundo Benfica.

News Benfica

SLBenfica
As principais notícias SL Benfica.

News Benfica

As principais notícias SL Benfica

Edição nº220 | 02 DEZ 2019

Editorial

Vitória convincente


De Leipzig ficara a sensação de que a exibição da nossa equipa justificaria mais que o empate e no sábado, ante o Marítimo, voltámos a ver um Benfica determinado, focado na obtenção da vitória e a exibir-se em bom plano.

Uma boa exibição coletiva perante uma equipa que, importa recordar, esta época já tirou pontos a FC Porto, Sporting e Braga.

Tratou-se do 11.º triunfo nas doze primeiras jornadas, um percurso que se traduz no estatuto de líder isolado e que, igual ou ainda melhor, só aconteceu seis vezes na história (melhor só em 1972/73). Desde 1983/84, há 36 anos, que não conseguíamos tantas vitórias, à 12.ª ronda, como esta época.

Tem também impressionado o registo defensivo da nossa equipa. Os quatro golos sofridos nas doze jornadas iniciais são o melhor registo de sempre e só conseguido anteriormente em 1980/81, 1988/89 e 1990/91. Foi também apenas nessas três temporadas que o Benfica, à semelhança de 2019/20, conseguiu manter as redes invioladas num máximo de nove partidas das primeiras doze.

Há igualmente a destacar três aspetos individuais relativamente ao jogo com o Marítimo. Bruno Lage dirigiu a equipa pela 50.ª vez em competições oficiais, Pizzi atuou de águia ao peito pela 250.ª vez, excluindo os jogos particulares, e Vinícius fez um hat-trick.

De realçar os números extraordinários de Bruno Lage no Campeonato com a 29.ª vitória em 31 jogos. E de Pizzi muito se tem falado também, já que entra em dezembro com o mesmo número de golos da época passada, 15, a melhor da sua carreira neste capítulo do jogo, mantendo a apetência especial por assistir os colegas para golo (sete). Quanto a Vinícius, com o hat-trick alcançado frente ao Marítimo, já marcou doze golos em 16 jogos, dos quais seis a titular.

A nota negativa que infelizmente temos de destacar vai para a incompreensível e inexplicável decisão do árbitro Fábio Veríssimo em atribuir o segundo golo do nosso avançado ao maritimista Grolli.

Sabemos que não há uma lei que determine o que é um autogolo e que a avaliação do árbitro é soberana. No entanto, é conhecida a recomendação da FIFA para determinar este tipo de lances: “Se a bola entrasse sem a intervenção do defensor, o golo deve ser atribuído ao atacante, mesmo que não seja ele o último a tocar-lhe.” Simples e evidentemente aplicável ao lance do terceiro golo da nossa equipa.

A comunicação social, unânime em logo atribuir a autoria do golo a Vinícius (assim como diversos especialistas e comentadores, incluindo o site da Liga), deu conta de que Fábio Veríssimo terá sido sensibilizado para reavaliar o lance, mas que terá mantido a sua opinião, obrigando a Liga, e outros, a acatarem uma determinação obviamente errada.

Este erro deturpa a realidade, desvaloriza o mérito de Vinícius, desrespeita o espírito do jogo, contraria a recomendação da FIFA e prejudica Grolli, do Marítimo, que vê o seu esforço em evitar um golo adversário transformado numa ação penalizante para o seu currículo. Para nós Vinícius fez um hat-trick porque foi ele quem marcou três dos quatro golos da nossa equipa, mesmo que, por absurdo, nenhum lhe tivesse sido atribuído.

noticia

MAIS DE 100 GOLOS NA LIGA COM BRUNO LAGE

O Benfica marca, em média, 3,26 golos por jogo no Campeonato Nacional desde 6 de janeiro de 2019.

FUTEBOL

ler mais

"Tivemos a capacidade de ter bons momentos e destaco o carácter e a personalidade para irmos atrás do resultado"

Renato Paiva

FUTEBOL B

noticia

OBRA DE ARTE!

O minuto 17 exibiu no Estádio da Luz o segundo golo do Benfica na receção ao Marítimo (12.ª jornada da Liga NOS).

FUTEBOL

ler mais

noticia

EMPATE CHEGOU À BOMBA

Segunda parte bem conseguida e um disparo de Gonçalo Ramos do meio da rua permitiu a recuperação no marcador.

FUTEBOL

ler mais

noticia

VISITA À MAIA TERMINOU COM 31 PONTOS DE DIFERENÇA!

O Benfica venceu o Maia Basket na 10.ª jornada da 1.ª fase da Liga Placard de basquetebol.

BASQUETEBOL

ler mais

noticia

EM LEÇA DA PALMEIRA MANDOU O BENFICA

Equipa feminina de andebol ganhou na 9.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional de andebol.

ANDEBOL FEMININO

ler mais

noticia

ANTÓNIO SILVA CARIMBOU A VITÓRIA!

O Benfica deslocou-se à linha de Cascais e venceu o Estoril Praia na 2.ª jornada da 2.ª fase (Série Sul) do Campeonato Nacional.

FUTEBOL

ler mais

Facebook SL Benfica Instagram SL Benfica Twitter SL Benfica Youtube SL Benfica LinkedIn SL Benfica TikTok SL Benfica WhatsApp
Veja aqui as versões anteriores:
Edição nº219 | 29 NOV 2019 | FESTA DAS CASAS
Edição nº218 | 28 NOV 2019 | PÓS-LEIPZIG
Edição nº217 | 27 NOV 2019 | VÁRIAS FRENTES
Edição nº216 | 26 NOV 2019 | TEMPO DE DECISÕES
Edição nº215 | 25 NOV 2019 | ASSEGURAR O FUTURO
Edição nº214 | 22 NOV 2019 | ESCÂNDALO NO HÓQUEI
Edição nº213 | 21 NOV 2019 | AFIRMAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA
Edição nº212 | 20 NOV 2019 | REGRESSO DAS COMPETIÇÕES
Ver Mais

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar