Rubrica noticiosa sobre o mundo Benfica.

News Benfica

SLBenfica
As principais notícias SL Benfica.

News Benfica

As principais notícias SL Benfica

Edição nº641 | 08 OUTUBRO 2021

Apelo ao voto 2021
Editorial

Apelo ao voto


Estamos a um dia das eleições no Sport Lisboa e Benfica. Os sócios têm a responsabilidade de escolher quem terá a enorme honra e compromisso de dirigir os destinos do Clube no próximo quadriénio.

Façamos do dia de amanhã mais um exemplo de vitalidade e pujança associativa benfiquistas. Estejamos à altura da grandeza do nosso querido Benfica!

São duas as listas concorrentes. Ao longo da campanha ficámos a conhecer as propostas de cada uma delas para o futuro do nosso Clube, amanhã é dia de optar por uma. Vote!

Nesta newsletter publicamos os artigos que resumem o programa de cada candidatura, uma súmula da responsabilidade de cada lista.

Lista A
POR TODOS, COM TODOS, PELO BENFICA.


Caras e Caros Sócios do Sport Lisboa e Benfica,

Construir e ganhar fazem parte da nossa ambição, no presente e para futuro.

Construir significa ter um Benfica centrado nos sócios e na defesa dos interesses gerais do clube, em que a gestão rigorosa, clara e sustentável está ao serviço do nosso projeto competitivo, com equipas competentes, experientes e de gente que ama o Benfica como as que apresentamos nestas eleições.

Somos a soma de muitas partes, nunca um clube ou um projeto de um homem só.

Ganhar é a nossa responsabilidade. Pelo que fomos no passado, pelo que somos e pelo que queremos ser. Temos a obrigação de criar as melhores condições possíveis para entrar sempre em competição para ganhar e ganhar.

É essa a nossa ambição, de todos os que, seja onde for, vibram com o Glorioso, apoiam os atletas e têm um sentido positivo de construção de um Benfica ainda maior, mais forte e mais líder.

Vitorioso em campo, como instituição, mas também na gestão e organização do fenómeno desportivo, na sociedade e na economia, em Portugal e no Mundo.


Apresentamo-nos com sentido de responsabilidade, com a experiência e competências necessárias para abrir um novo ciclo de conquistas e de afirmação do Benfica, com o melhor do nosso passado e os ajustamentos que as novas realidades implicam, ajustando também os estatutos, através da sua revisão. Sempre, mas sempre com envolvimento dos sócios e na defesa dos interesses gerais do clube.

As nossas prioridades são claras, tão claras como a força da vossa paixão e o vosso compromisso com o nosso clube.

10 DO 10: AS PRIORIDADES DA CANDIDATURA DE RUI COSTA
1. Benfica dos Sócios e Adeptos.

2. Benfica focado na afirmação e liderança desportiva, com atitude, valorização da formação e sustentabilidade.

3. Benfica do futebol e das modalidades.

4. Benfica de todos os géneros, em cada vez mais modalidades, incluindo a procura de parceiro para o ciclismo.

5. Benfica como referência institucional, social, desportiva, económica e de modernidade.

6. Benfica do rigor, da clareza e de uma vivência democrática sem polémicas, unido na diversidade.

7. Benfica líder nos processos de reconhecimento do papel dos clubes, nas transformações e na modernização, sem abdicar da sua matriz e da salvaguarda dos seus interesses.

8. Benfica da memória e da inovação, integrando os ex-atletas na construção de equipas e projetos ganhadores.

9. Benfica das infraestruturas desportivas ajustadas à ambição ganhadora do clube, dos atletas e dos sócios, do Estádio ao Seixal, dos Pavilhões ao futuro espaço para o alto rendimento e para a formação.

10. Benfica da afirmação nacional e internacional do clube como instituição com um passado, um presente de conquistas e a ambição de construir novos futuros.

NOVA AGENDA, EQUIPA RENOVADA
Apresentamo-nos a votos, como prometemos em julho, depois de respondermos à emergência da preparação do início da época desportiva e aos desafios de gestão de um tempo de grande exigência, credibilidade e união.

Só o Benfica importa. Por isso, para além das 10 prioridades, deixamos-vos 20 propostas concretas:

1. Primado dos sócios na vida do clube. Clareza, proximidade e participação, com explicação sustentada das opções de gestão do clube e do projeto desportivo;

2. Criação da Casa do Sócio, um espaço nobre para receber os associados, permitindo corresponder às suas necessidades e proporcionando experiências únicas e diferenciadoras físicas e digitais;

3. Aumento do número de sócios e da presença do clube em Portugal e no Mundo, centrado nas dinâmicas de afirmação das Casas do Benfica;

4. Reforço da competitividade das equipas de futebol e das modalidades, masculino e feminino, com valorização da formação e criação da Cidade Desportiva do Benfica, com Centro de Altos Rendimentos, mas espaço para a formação, na zona de Lisboa;

5. Defesa do fim do atual Cartão do Adepto. Nada resolve, só complica;

6. Reforço da comunicação do clube para os sócios e adeptos e para a defesa dos interesses gerais do clube;

7. Constituição de equipas altamente competitivas com orçamentos sustentáveis, com plantéis equilibrados, que integrem o talento da formação, incentivado a sua permanência no clube, num quadro geral de existência de tetos salariais nos primeiros contratos seniores e na massa salarial global do plantel;

8. Reforçar o posicionamento de participação e de vitórias nas competições nacionais e europeias, em linha com a nossa história e com a responsabilidade perante os milhares de adeptos em Portugal, na Europa e no Mundo;

9. Reforço das condições de treino e da ambição no futebol, nas modalidades e no projeto olímpico, com novos impulsos, por exemplo, a procura de parceiro para o regresso do ciclismo ou o desenvolvimento de desporto adaptado;

10. Reforço da valorização da memória do clube e dos ex-atletas como ativos de experiência, de simbolismo e de competência para afirmação do projeto desportivo;

11. Valorização da missão da Fundação Benfica, pilar central da afirmação da responsabilidade social do clube, por via dos projetos que transformam vidas, geram oportunidades e contribuem para a construção de um Mundo melhor;

12. Reforço do compromisso de exigência interna e externa do clube como instituição com uma enorme responsabilidade institucional, social, desportiva e económica, na sociedade portuguesa e no Mundo. No que comunica, no que faz, no que sinaliza e no que inspira, afirmando-se como força positiva, responsável e relevante;

13. Manteremos o equilíbrio financeiro, garantindo a robustez económica do Benfica, num quadro de constante modernização e inovação;

14. Promoveremos o incremento de receitas, assente na vertente digital, na expansão internacional e na excelência dos nossos patrocinadores.

15. Continuaremos a cumprir com todos os stakeholders, em especial, os fornecedores, os colaboradores e as entidades financiadoras.

16. Manteremos o cumprimento dos critérios de FairPlay financeiro

17. Defesa intransigente dos interesses gerais do clube nos quadros competitivos, nos modelos de organização e nos direitos desportivos, financeiros, fiscais e económicos, em Portugal e no quadro europeu;

18. Modernização sustentada do Estádio, do Benfica Campus do Seixal e dos Pavilhões, gerando melhores condições de utilização pelos sócios, adeptos, equipas técnicas e atletas;

19. Reforço da autonomia, do património e da sustentabilidade do clube, a par da afirmação como referência competitiva, institucional, social e económica, em Portugal, na Europa, na Lusofonia e no Mundo.

20. Revisão dos Estatutos para os ajustar às novas realidades e aos desafios, num processo participado e orientado para o reforço da defesa dos interesses gerais do clube.

Sábado é dia de dar mais força ao Benfica.

De Norte a Sul, nas Regiões Autónomas e por todo o Mundo, é dia de darmos expressão à nossa paixão pelo Glorioso, através de uma grande votação. Uma votação que reafirme, ao país e ao Mundo, a força do nosso Benfica, a energia, a paixão e o nosso apoio à construção de um futuro para o qual todos estão convocados.

Sábado, como nos próximos 4 anos, precisamos da vossa participação, presença e apoio.

Nada está ganho. O Benfica precisa de todos e todos os votos contam.

Sejam aquela força positiva que diz sempre presente, seja onde for e contra quem for.

O Benfica precisa sempre dessa paixão única. O maior de Portugal precisa sempre dos melhores adeptos do Mundo, estejam onde estiverem.

Contamos consigo!

Nós, estaremos sempre cá, por todos, com todos, pelo Benfica.

Lista A RUI COSTA



Lista B
SERVIR O BENFICA


A Lista B alicerça o seu Plano de Gestão para o quadriénio 2021-2025 na Tradição Democrática, Transparência e Ambição Desportiva.

A História e dimensão do Sport Lisboa e Benfica, aliadas ao amor pelo Clube que move esta candidatura, exigem que este programa prime pelo maior rigor, ambição, seriedade, competência e especialização. Como tal, apresenta-se nesta candidatura um projeto pensado, sério, estruturado e coerente que elevará o Benfica a um patamar do qual não deveria ter descido.

Este projeto assenta em cinco áreas-chave – Futebol, Ecletismo, Associativismo, Gestão & Património e Comunicação & Digital.

O Futebol é a principal atividade do Sport Lisboa e Benfica desde a sua fundação, e o sucesso nesta área é condição necessária ao crescimento sustentado do Clube, à preservação da sua imagem ganhadora e à sua respeitabilidade internacional. O objetivo máximo deste Plano de Gestão é atingir a hegemonia no futebol em Portugal e uma aproximação aos maiores clubes europeus, traduzida em participações consistentes e competentes na Liga dos Campeões.

Propõe-se uma redefinição da Estrutura para o Futebol, com uma hierarquia bem definida (Membros do Conselho de Administração da SAD, Diretor Desportivo, Team Manager, Chief Scout e Responsável pelo Futebol de Formação), a definição clara dos objetivos a alcançar, dos meios a utilizar e a avaliação do desempenho com consequente responsabilização de todos os profissionais envolvidos. A Lista B propõe igualmente a alteração da composição do CA da SAD, recorrendo a um maior número de especialistas na área do futebol.

Atribuir-se-ão prémios aos membros do Conselho de Administração da SAD apenas nas épocas em que cumulativamente sejam cumpridos três requisitos: 1) Conquista do campeonato nacional de futebol; 2) Qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões; 3) Apresentação de resultados financeiros positivos da SAD.

No que diz respeito à atuação no mercado de transferências, zelar-se-á pela permanência dos principais jogadores, garantindo uma correta identificação com os valores e objetivos do Clube e fortalecendo a ligação emocional do atleta ao Clube e aos adeptos. Dar-se-á sempre prioridade às melhorias contratuais de atletas de qualidade comprovada e identificados com o Clube.

Trabalhar-se-á para que o plantel esteja fechado à data do primeiro jogo oficial, sendo constituído por um menor número de jogadores do que no passado recente. O Departamento de Scouting ganhará peso, com uma melhor coordenação entre as ideias e processos das equipas, nunca negociando atletas à revelia dos seus pareceres e priorizando a contratação dos atletas altamente recomendados.

Será criado o Portal da Transparência, com informação acerca das despesas referentes à intermediação da transferência de atletas e aos processos de renovação contratual. A utilização de intermediários externos ao Clube deverá ser reduzida, não se delegando temas da maior sensibilidade e importância em terceiros.

O Sport Lisboa e Benfica mantém-se como referência no Ecletismo. O objetivo passa por vencer, durante o próximo mandato, pelo menos metade dos campeonatos nacionais disputados nas principais modalidades de Pavilhão. De modo a garantir às diversas equipas condições para estarem à altura da História do SLB, as receitas do Clube serão canalizadas para o financiamento das modalidades.

Propõe-se ainda a contratualização de um patrocinador global para as modalidades, que facilite a criação consistente de projetos vencedores e garantindo ao patrocinador retorno e exposição mediática por associação às vitórias do Clube.

Na defesa da transparência e possibilitando um contributo mais informado da parte dos associados, apresentar-se-ão, no Orçamento anual, as despesas e rendimentos relativos a cada modalidade, acompanhados da exposição da motivação para o investimento efetuado.

A otimização das estruturas de formação no território nacional, nomeadamente através do desenvolvimento de parcerias ao nível do Desporto Escolar e de protocolos com entidades locais, possibilitará um aumento da base de recrutamento e a reafirmação do Clube no seu papel social e cultural.

Proceder-se-á ainda a uma reestruturação do sistema de bilhética, com a venda de bilhetes online.

Urge reforçar a participação e o Associativismo no Clube, captando mais sócios para a filiação e protegendo a nossa democracia interna.

O processo de revisão estatutária terá início logo após a tomada de posse em sede de Assembleia Geral. Da proposta de revisão apresentada, salienta-se a eleição dos Órgãos Sociais em listas separadas, a equiparação entre sócios efetivos e correspondentes e a adoção de um Regulamento Eleitoral. A proposta completa está acessível nas várias plataformas desta candidatura.

Neste Plano de Gestão, são igualmente contempladas medidas para o aumento do número de sócios, nomeadamente em parceria com as Casas do Benfica, e atribuir-se-á um valor simbólico do Orçamento anual para uma iniciativa de orçamento participativo.

Criar-se-á a figura de Provedor do Adepto, em complemento oficioso à MAG e à Secretaria Geral na comunicação e esclarecimento direto dos sócios.

A aprovação de uma carta de ética e valores do Sport Lisboa e Benfica prevenirá a adoção de comportamentos indignos ou imorais da parte de qualquer representante do Clube.

Relativamente à Gestão & Património, um Clube de topo como o Sport Lisboa e Benfica deve ter assegurados todos os mecanismos de controlo rigoroso dos atos de gestão, garantindo assim a idoneidade de quem tem a honra de servir o Clube. A preservação do património do Clube, nomeadamente nos locais em que os sócios celebram o seu Benfiquismo, é fulcral à manutenção da Mística.

Promover-se-á, imediatamente após a eleição, uma auditoria a todo o Universo Benfica, com o objetivo de esclarecer os sócios em relação aos acontecimentos recentes e de limpar a imagem do Clube, manchada pela sucessão de processos judiciais em que o Benfica é envolvido. Propõe-se a aprovação e publicitação aos sócios de critérios para contratação de fornecedores e prestadores de serviços, eliminando quaisquer tipos de suspeitas de desvios patrimoniais injustificados.

Será avaliada a possibilidade de recuperar o espaço em que foi fundado o Grupo Sport Lisboa em 1904, estando idealizada a recriação da Farmácia Franco conforme a fachada original.

Em relação ao complexo da Luz, será estudado o aumento da capacidade do Estádio da Luz, a requalificação do exterior e interior, bem como dos Pavilhões.

Na área da Comunicação & Digital, planeia-se alterar por completo os critérios editoriais da BenficaTV e a flexibilização e disponibilização da transmissão de jogos das equipas de futebol e modalidades. Deseja-se igualmente disponibilizar aos sócios o acesso ao acervo histórico do Sport Lisboa e Benfica.

O Clube dissociar-se-à do mau serviço ao Desporto, não promovendo qualquer participação em espaços que incidam sobre aspetos laterais ao jogo.

O programa completo pode ser consultado em benitez-2021.com.

Esta candidatura e Plano de Gestão nascem deste sentimento inexplicável que nos move a todos nós, o Benfiquismo. Só através da restauração da Tradição Democrática, da Transparência e da Ambição Desportiva, poderá o Benfica voltar a ser verdadeiramente Benfica.

Por um Benfica campeão, com valores e tradição, dia 9, vota B, vota Benitez, vota Benfica.

Para consultar os programas de cada lista, aceda ao site oficial do Clube: Lista A; Lista B.
LINHA RETRO
Facebook SL Benfica Instagram SL Benfica Twitter SL Benfica Youtube SL Benfica LinkedIn SL Benfica TikTok SL Benfica WhatsApp
Veja aqui as versões anteriores:
Edição nº640 | 07 OUT 2021 | DEBATE NA BTV
Edição nº639 | 06 OUT 2021 | ESTREIA POSITIVA
Edição nº638 | 05 OUT 2021 | DE MUITOS, UM, INSPIRADORAS!
Edição nº637 | 04 OUT 2021 | DE MUITOS, UM, INSPIRADORAS!
Edição nº636 | 03 OUT 2021 | SUPERTAÇA À BENFICA
Edição nº635 | 01 OUT 2021 | TODOS AO ESTÁDIO. TODOS AOS PAVILHÕES.
Edição nº634 | 30 SET 2021 | NOITE À BENFICA!
Ver Mais

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar