SLBenfica

News Benfica

As principais notícias SL Benfica

Edição nº183 | 09 OUT 2019

Editorial

Excelência no Seixal


O critério mais válido, num clube como o Benfica, para avaliar o trabalho desenvolvido na formação passa pela constatação dos jogadores que chegam à equipa principal e, cumulativamente, o contributo destes para a conquista de títulos. Os cinco campeonatos ganhos nas últimas seis temporadas, em que a participação fundamental de inúmeros atletas “made in Benfica” foi evidente, constituem-se como um selo de qualidade incontestável.

No entanto, este é um critério que se aplica na perfeição ao passado. Isto é, permite aferir a qualidade do trabalho realizado em anos anteriores, uma vez que os atletas, ao integrarem o plantel principal, não obstante necessitarem de continuar a evoluir, já não estão sob a alçada do departamento da formação.

No presente, os títulos das equipas jovens são um bom indicador, mas, avaliados por si só, não têm em conta, nomeadamente, se prevaleceu, ou não, uma lógica resultadista. Não é o caso do Benfica, em que, apesar dos títulos nos vários escalões ao longo dos anos, tem imperado, pelo contrário, o desenvolvimento individual dos jogadores (são muitos os casos em que se verifica a subida de escalão etário para que os atletas se desenvolvam num patamar competitivo mais exigente). O maior título é, neste contexto, o conjunto alargado de jogadores formados no Seixal que têm sido determinantes para o sucesso da equipa principal.

Assim, a melhor forma de perspetivar, no presente, se a formação está a ser bem feita, está relacionada com as convocatórias para as seleções jovens. As sucessivas presenças maioritárias de atletas do Benfica nestas seleções demonstram, pelo menos, que, em cada ano e nos escalões em causa, o Benfica tem, na opinião dos selecionadores nacionais, mais jogadores aptos a integrarem as convocatórias que os outros clubes. É um sinal importante que reflete, em primeiro lugar, o talento existente no Seixal e, em segundo lugar, o bom desenvolvimento desse talento.

Só neste mês, verificou-se a chamada às várias seleções jovens de 49 atletas do Benfica (sete estrangeiros), incluindo, da equipa principal, Gedson, Jota, Nuno Tavares e Tomás Tavares. Relativamente às seleções nacionais, participaram 20 nos estágios de preparação das equipas Sub-15 (11) e Sub-17 (9). Para os Sub-19 foram convocados dez. Nos Sub-20 são sete. E, nos Sub-21, há cinco. Nota ainda para o facto de nove destes atletas terem integrado os trabalhos de seleções do escalão etário acima do seu.

O Benfica é o clube mais representado nas seleções nacionais. Para se ter a noção do trabalho feito, é de realçar que, no total, incluindo Pizzi e Rúben Dias da A, são 44 os jogadores do Benfica chamados para representar Portugal (seriam 45 não fosse a dispensa de Rafa por questões de ordem física). Do FC Porto são 26 e do Sporting são 21.

E a estes juntam-se, além dos já referidos sete jogadores estrangeiros da formação convocados para as seleções dos seus países, mais cinco do plantel principal (Ebuehi; Odysseas; Seferovic; Svilar; Taarabt). Ou seja, ao todo são 56!

São números esmagadores e, sobretudo, reveladores do muito talento existente no Benfica Futebol Campus.

noticia

REPÓRTER-SURPRESA NA TAPADINHA

Jogadoras da equipa feminina de futebol do Benfica partilharam emoções e expectativas em vésperas do regresso da Liga BPI.

FUTEBOL FEMININO

ler mais

"Temos uma equipa muito sólida e com uma vontade enorme de conquistar títulos"

Diogo Rafael

HÓQUEI EM PATINS

noticia

BENFICA-SANJOANENSE: VENDA DE BILHETES

Jogo a contar para a 1.ª jornada do Campeonato Nacional.

HÓQUEI EM PATINS

ler mais

"Entrega, trabalho e superação vão pesar na Supertaça"

Ivo Casas

VOLEIBOL

noticia

BENFICA-FONTE DO BASTARDO: VENDA DE BILHETES

Partida referente à Supertaça de voleibol.

VOLEIBOL

ler mais

noticia

LEANDRO SANTOS ASSINA CONTRATO DE FORMAÇÃO

O defesa-direito está na terceira época ao serviço do Sport Lisboa e Benfica.

FUTEBOL

ler mais

noticia

ROCHELE NUNES VENCE MEDALHA DE BRONZE

A judoca do Benfica chegou ao pódio no Grand Slam de Brasília.

JUDO

ler mais

Facebook SL Benfica Instagram SL Benfica Twitter SL Benfica Youtube SL Benfica LinkedIn SL Benfica WhatsApp
Veja aqui as versões anteriores:
Edição nº182 | 08 OUT 2019 | ESTABILIDADE NO VOLEIBOL
Edição nº181 | 07 OUT 2019 | PARAGEM MAIS LONGA
Edição nº180 | 04 OUT 2019 | FIM DE SEMANA PREENCHIDO
Edição nº179 | 03 OUT 2019 | MUITO DIFÍCIL
Edição nº178 | 02 OUT 2019 | REGRESSO DA CHAMPIONS
Edição nº177 | 01 OUT 2019 | FIM DE SEMANA PERFEITO
Edição nº176 | 30 SET 2019 | SINAIS PREOCUPANTES
Ver Mais

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar